terça-feira, fevereiro 4, 2025

Como os desenhos animados me jogaram no colo do Jazz, e da musica clássica

Essa musica em específico, teve um grande impacto em mim. Certo dia eu estava brincando e meu pai estava lendo na sala. Ele colocou um disco que tinha uma Âncora na capa. E eu fiquei ali brincando e tal e do nada… Tocou essa musica. E eu:
– “Ué, musica de desenho???”
E então passei a colocar aquele disco varias vezes para ouvir essa musica, e daí fui pegando o gosto e passei a reconhecer também outras musicas clássicas nos desenhos animados da época, como da Hanna Barbera e Lonney Toones. Depois vi Fantasia, que usou o desenho para valorizar obras como Bach e Tchaikovsky, e assim foi sendo construído meu amor por este tipo de musica, sem eu nem sentir.

 

Mas afinal, essa musica é de desenho ou foi usada pelo desenho?

Sim e não.

” The Pink Panther Theme ” é uma composição de jazz de Henry Mancini escrita como tema do filme The Pink Panther de 1963 e posteriormente indicada ao Oscar de Melhor Trilha Sonora Original no 37º Oscar , mas perdeu para os irmãos Sherman por Mary Poppins.

O personagem de desenho animado homônimo criado para os créditos de abertura do filme por David DePatie e Friz Freleng foi animado no ritmo da música. O solo de saxofone tenor foi tocado por Plas Johnson.

Depois, essa música foi incluída no álbum da trilha sonora do filme (originalmente lançado como RCA Victor LPM/LSP-2795) e disponível como single (nos Estados Unidos) em 1964; o single alcançou o Top 10 na parada contemporânea adulta da Billboard dos Estados Unidos e ganhou três prêmios Grammy.

Várias gravações da composição apareceram nos créditos de abertura de todos os filmes de The Pink Panther , exceto A Shot in the Dark e Inspector Clouseau  Também tem sido usado em curtas teatrais, desenhos animados de televisão, comerciais e outros trabalhos em que aparece a animação da Pantera Cor-de-Rosa.

“The Pink Panther Theme”, foi composta na tonalidade de Mi menor, é incomum pelo uso extensivo de cromatismo de Mancini .

Em sua autobiografia, Mancini falou sobre como compôs a música tema:

Eu disse [aos animadores] que daria a eles um tempo para o qual eles pudessem animar, de modo que sempre que houvesse movimentos de rebatida, alguém sendo atingido, eu pudesse pontuar.

[Os animadores] terminaram a sequência e eu olhei para ela. Todos os acentos da música foram sincronizados com as ações na tela. Eu tinha um saxofonista específico em mente – Plas Johnson. Quase sempre pré-moldei meus músicos e escrevi para eles e ao redor deles, e Plas tinha o som e o estilo que eu queria.

Assim, essa musica foi ao mesmo tempo usada nos desenhos quando já era famosa, mas foi feita para e após o desenho da abertura. Desse modo eu posso dizer que se há uma musica realmente eternizada por um desenho animado, é essa.

fonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Mariposa imperial

Eu tinha ido comprar umas frutas para o Davi quando me deparei com uma coisa estranha numa pilastra. Eu vi de longe, já que era bem difícil de não notar aquilo. A princípio, eu...

Pessoas amamentando animais

Pode parecer curioso, mas no mundo inteiro, o ser humano amamentar animais é uma coisa relativamente comum. Os índios da América do Sul alimentam seus animais de estimação assim. Pacas, macacos, catetos, uma série...