Já ouviu falar de Shipworm? Basicamente, trata-se de uma espécie de verme que comia o cascos dos navios quando eles eram de madeira. Esse bicho era um problema sério para a embarcação de madeira, porque ele se prendia no casco e começava a comer a madeira, abrindo um caminho por onde ia penetrando, tal qual um cupim.
Logo, era como ter um navio repleto de buracos que pareciam ate feitos com furadeira de tão perfeitamente comidos.
O nome popular dessa criatura parecida com um verme é “turu”. Segundo nos diz a Wikipedia, os turus são um grupo de amêijoas de água salgada, com longos e macios, corpos lisos. Embora pareçam minhocas, são moluscos bivalves da família Teredinidae . Esses animais conseguem abrir seu caminho em qualquer madeira usando um par de muito pequenas conchas que usam como se fosse uma mandíbula.
Às vezes chamado de “cupins do mar”, eles também são conhecidos pelo nome comum “Vermes Teredo” ou simplesmente Teredo , a partir da língua grega.
O bicho faz jus ao seu apelido de “cupim do mar”.
O bicho causou enormes problemas econômicos ao longo da história, porque antes, praticamente tudo era de madeira e eles comiam todo o madeiramento submerso dos cais, como no da Holanda, por exemplo, que precisava sempre ser refeito. Anos de pesquisa sobre como lidar com esse bicho levaram à descoberta de como evitar que ele comesse os cascos dos navios. Bastava revesti-los com tinta à base de cobre, porque o cobre tem gosto ruim e o verme logo desistia.
As pessoas comem esse troço cru.
Pegue seu saquinho de vômito e confira que legal este video: