Hum com seus míseros 17 residentes (em alguns sites o numero é 23) está incluída no Guinness Book of Records como a menor cidade do mundo.
Nos seus melhores momentos, este lugar remoto chegou a ser o lar de apenas 300 pessoas.
Esta pequena cidade do mundo está localizada no coração de Istria, na Croácia. Faz parte do distrito de Buzet e se localiza a exatos 14km de Buzet.
O número de construções na cidade suplanta o numero de moradores: 20.
Os critérios para ser classificada como cidade diferem de país para país. Muitos consideram a Cidade do Vaticano como a menor cidade do mundo. Na verdade, a Cidade do Vaticano é um Estado soberano, então é realmente um país! Hoje, Hum é uma cidade-monumento, um dos raros exemplos de desenvolvimento urbano dentro das muralhas da cidade.
Segundo a lenda, a cidade de Hum foi criada por um acidente – os gigantes que construíram as cidades vizinhas no vale do rio Mirna, na península de Ístria, decidiram usar as poucas rochas restantes e construir uma cidade em miniatura por diversão.
Como chegar nesse lugar:
A cidade da Croácia pode ser alcançada de carro ou a pé, como é feito por muitos turistas, que quer ir lá só pra tirar a onda que foram na menor cidade do planeta. E claro, para passear e apreciar a bela paisagem.
A maneira mais interessante para se chegar em Hume é, naturalmente, o chamado “Caminho Glagolítico”, que se estende desde as montanhas até Hum, e em todo o percurso é ladeado por grandes pedras, como monumentos, cada uma das quais representa uma letra do alfabeto Glagolítico.
Hum foi um dos mais famosos centros de glagoleas desde o século XI. Glagolitsa foi usada aqui no início do século XX. Atualmente um Glagolitico é apresentado em Hum e arredores em monumentos antigos e durante os vários eventos atuais.
História: Sua aparência atual é praticamente idêntica a que tinha na Idade Média, ou melhor, no século 11.
Hum foi criada no século XI e não mudou muito desde então, pois foi construída como um castelo medieval e seu desenvolvimento urbano, na época, se deu apenas dentro de seus muros. Atualmente, existe do lado de fora dos muros, apenas um estacionamento e uma loja de souvenir, mais nada.
Foi sobre as ruínas de uma antiga fortaleza em Hum que o castelo foi erguido, e em torno dele a primeira linha do que seriam as casas da cidade foi construída. Naquela época, a Istra fazia parte de um grande reino francês.
Até o século 17 em documentos históricos, Hum é referida como “castrum”, que significa “fortaleza”. Ainda hoje, as ruas estreitas de paralelepípedos parecem um cenário de Lord of The Rings.
A sensação é que vamos dar de cara com um cavaleiro ou mago em qualquer esquina. Cada passo, parece acompanhado pelos espíritos do passado e da história.
Hum é um monumento a uma era antiga. Também interessante é o costume local de escolher o prefeito da cidade – todos os homens da paróquia da cidade esculpem o nome do candidato em uma equipe especial de madeira. O costume, enraizado na história antiga, foi revivido em 1977. As eleições para o novo prefeito são todo mês de julho. Após a cerimônia, o antigo prefeito declara o nome do novo prefeito, que recebe uma equipe e chaves da menor cidade do mundo. Após cada eleição, segue-se um Festival Folclórico, especialmente interessante para os turistas, incluindo as bebidas.
Particularmente famoso é o conhaque de uma tradicional marca da Ístria chamado “Bisca”, bem como a comida caseira da Ístria.
Entretenimento, excursões e atrações em Hum:
Hoje, Hum é uma cidade monumental e um dos raros exemplos bem preservados da cidade, o desenvolvimento dos quais ocorreu exclusivamente dentro das primeiras muralhas medievais. Desde o início de sua fundação até os dias de hoje, em Hume nada foi construído fora das muralhas. A população continuou a viver dentro dos limites estabelecidos lá no início da Idade Média.
A Hum Medieval recebe os hóspedes com portões que foram feitos “sob os velhos tempos”.
Atravessando o portão, você não precisa passear pelo labirinto de ruas medievais estreitas – você se encontrará imediatamente na praça principal da cidade, que é o santuário da Catedral do século XII.
Além das paredes, do portão e da igreja, em Hume há um posto de correios, um restaurante de cozinha croata e um museu. Afrescos, criados na segunda metade do século XII, estão perfeitamente preservados em Hume. Naquela época, Hum pertencia à dinastia Aquiléia, que, muito provavelmente, ordenou sua fabricação. O autor desses afrescos é desconhecido, mas sua habilidade nos mostra que estamos falando de um profissional de alta classe cujas criações não podem ser comparadas a outras como na Ístria e nas regiões vizinhas.
Afrescos são feitos no espírito do Ocidente romântico e, ao mesmo tempo, sob a influência da arte bizantina. Na capela romana de St. Hierolim, no cemitério de Khoum, pinturas antigas de alta qualidade foram parcialmente preservadas.
As dimensões diminutas de Hum foram mais uma vez ironicamente sublinhadas quando sua cidade-irmã foi escolhida: Pequim, a maior metrópole do planeta.
Um é um bom lugar pra se esconder do mundo. Mas se for até lá, sugiro combinar uma viagem de um dia a Hum com visitas a algumas das cidades das colinas vizinhas, como Draguc, Groznjan ou Motovun, para aproveitar uma refeição descontraída no simpático restaurante konoba de Hum. Também vale a pena uma visita nas imediações, onde existe a pequena e pitoresca aldeia de Kotli, que experimentou um novo renascimento depois de ter sido completamente destruída, e é conhecida pelos seus encantadores moinhos de água e cascata.
Belos cenários para filmes de fantasia.
Tem hospedaria ou algo do tipo por la?