segunda-feira, fevereiro 3, 2025

Conheça a máquina que transforma embalagens velhas de lixo plastico em combustível

Pouca gente sabe que é possível converter embalagens plasticas e outros lixos poluentes em combustível. Originalmente, era necessário um parque industrial enorme e milionário para fazer isso, mas a tecnologia vem se barateando de modo que hoje seria possível ter em casa um conversor de lixo plástico em combustível.

Com uma maquina pouco menor que uma lava-louças portátil, esse equipamento produz uma variedade de combustíveis, sendo: Gasolina, querosene e óleo diesel a partir de lixo reciclável! Isso quer dizer que um equipamento desse tipo seria ser uma excelente forma de geração de renda para cooperativas e catadores. A ideia do projeto é de um japonês.  Tudo que se precisa fazer é abrir a maquina, meter plastico velho dentro e fechar. Depois de ligada, ela aquele o plastico em alta temperatura, derretendo-o e tornando o plastico num caldo químico, que vai liberar gás. O gás atravessa uma tubulação e se condensa num recipiente de resfriamento com água. Quando o gás se resfria ele gera o combustível, que é filtrado e convertido pela maquina. Achei uma ideia bem legal.

A maquina custa aproximadamente doze mil dólares, e claro, usa bastante energia para derreter este plastico, no entanto, essa energia pode vir de fontes “verdes” como painéis solares, fontes eólicas e hidrelétricas.

Pessoalmente, não vejo isso como uma maquina de gerar economia domestica, porque (fora aqui porque estamos pagando caro pelos perdularismos e controle artificial feitos com a Petrobrás no passado) o preço do petróleo está bem baixo, e isso faz o combustível ficar mais barato. No entanto, o problema dos plásticos continuam sendo uma questão séria que temos que enfrentar, já que a ampla maioria deles leva milhares de anos para se decompor. Talvez, converter o lixo em energia consiga produzir uma redução mais rápida do passivo ambiental.

maquina_transforma_plastico_combustivel

O projeto é da startup japonesa Blest, que estava em busca de desenvolver um equipamento de vários tamanhos, para uso doméstico ou industrial, que pode facilmente transformar 1 quilo de lixo de plástico em 1 litro de combustível (gasolina, diesel ou querosene), necessitando apenas 1 kW de energia e emitindo menos CO2 durante o processo.

Em vez de fogo, a Blest Machine, como é conhecida, usa um controle de aquecedor de temperatura elétrico para derreter o plástico e convertê-lo em gás bruto.

japa

Akinori Ito, o criador da Blest, decidiu desenvolver o equipamento para enfrentar o desafio de reciclar lixo em um país como o Japão, que não dispõe de muito espaço. E escolheu o plástico por ser basicamente composto de petróleo. A Blest Machine processa qualquer tipo de material plástico, do polietileno ou poliestireno ao polipropileno. Basta limpá-los bem antes do processo, para evitar a interferência de outras substâncias químicas.

Sua versão portátil pode ser instalada sobre uma mesa nas residências, evitando a necessidade de construir enormes usinas, onde normalmente o plástico é reciclado, ou lixões. Essa versatilidade pode ser bem útil, considerando que nos Estados Unidos, por exemplo, apenas 7% do total de lixo plástico são reciclados, segundo dados da Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês).

fonte fonte

 

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Mariposa imperial

Eu tinha ido comprar umas frutas para o Davi quando me deparei com uma coisa estranha numa pilastra. Eu vi de longe, já que era bem difícil de não notar aquilo. A princípio, eu...

Pessoas amamentando animais

Pode parecer curioso, mas no mundo inteiro, o ser humano amamentar animais é uma coisa relativamente comum. Os índios da América do Sul alimentam seus animais de estimação assim. Pacas, macacos, catetos, uma série...