Já pensou contar com uma mão extra na cozinha e ter mais tempo para assistir sua série preferida ou ler um livro enquanto o jantar fica pronto? Parece mentira pensar que você pode ficar no sofá de pernas esticadas enquanto sente apenas o cheiro da comida sendo preparada. Moley, o primeiro robô que cozinha, pode fazer isso por você.
E não se trata de uma daquelas promessas incríveis para o futuro que nunca saberemos se ainda estaremos aqui para viver. Moley é real e está em desenvolvimento desde 2015 para ser lançada em dezembro de 2020.
Mas não estamos falando apenas de um robô, e sim de uma tecnologia bastante elaborada. Na verdade, Moley é um par de braços robóticos instalados no teto que acompanha balcão, fogão, pia e alguns utensílios. É um cômodo inteiro automatizado para que ela possa trabalhar sendo programada por um painel digital.
PrintScreen de vídeo de divulgação de Moley / Fonte: Moley.com
O robô executa todas as programações com a maestria de um chefe. Segundo Giovani Stack, especialista em novidades tecnológicas e editor do MagoDaTecnologia, são 129 sensores, 20 motores e 24 articulações que compõem os braços de Moley. A promessa é de “reproduce the entire function of human hands with the same speed, sensitivity and
movement”, ou seja, “reproduzir todas as funções de mãos humanas com a mesma velocidade, sensibilidade e movimento”.
Para isso, as habilidades culinárias do vencedor do título BBC Master Chef, Tim Anderson, foram gravadas e reproduzidas. Todos os movimentos de Moley são os exatos movimentos de Tim. Veja o robô funcionando em um vídeo publicado pela BBC.
O robô é comandado por um smartphone e quando não está sendo usado, os braços ficam guardados em um compartimento. Quando está trabalhando, existe um vidro de proteção. Ah, e não para por aí, tudo é deixado limpo após a execução. Além do mais, existe uma biblioteca de receitas disponível pelo iTunes.
Mas como toda tecnologia, existem limitações. Por se tratar de um computador, para que as programações funcionem, tudo deve ser posicionado no local exato para que o robô consiga encontrar os utensílios que precisa.
Moley é uma grande promessa para a indústria alimentícia, como restaurantes, cozinhas de grandes empresas, companhias aéreas e escolas de culinária. Ainda não se sabe o preço oficial, mas há rumores de que custará mais de 15 mil dólares. Talvez o sonho de ter um desses na cozinha da sua casa não seja tão simples assim. Um Jibo pode ser um bom começo para não ficar só na vontade.