Olha só que curioso o design dessa aeronave. Em forma de V, ela é um projeto financiado pela companhia aérea holandesa KLM, que queima 20% menos combustível e pode transportar mais de 300 passageiros.
O que chama a atenção é seu formato incomum. Seu design estonteante tem a mesma envergadura que as aeronaves existentes e é capaz de transportar até 314 passageiros.
A aeronave foi batizada em referência a lendária guitarra elétrica “Gibson Flying-V” usada por muitos músicos famosos, de Jimi Hendrix a Keith Richards. Essa:
O conceito, desenvolvido por cientistas da Universidade Técnica de Delft, na Holanda, “explodiu” diagonalmente de trás do nariz, criando uma impressionante forma em V. Ao mesmo tempo, um par de motores a jato com turbocompressor é instalado na traseira. Designers dizem que essa configuração exclusiva economiza até 20% de combustível.
As possibilidades dessa configuração são tremendas, pois temos dois “Salões” basicamente. Em seu conceito original o sistema poderá levar num lado o espaço para passageiros, e no outro o compartimento de carga, tanques de combustível e todas as outras infra-estruturas.
É como se o avião fosse somente as duas asas, com passageiros dentro. Em outubro de 2019, os pesquisadores apresentarão um protótipo voador que será usado para testar se o Flying-V pode permanecer estável e confiável enquanto estiver voando em baixas velocidades – durante a decolagem e aterrissagem.
O Flying-V também oferece aos pesquisadores uma oportunidade única de melhorar a experiência do passageiro em aeronaves, desde a disposição dos assentos nas asas até o design das cadeiras e banheiros. Tudo tem que ser o mais leve possível, para maximizar o ganho de eficiência que o novo formato do avião oferece. Peter Vink, professor de Ergonomia Aplicada e Design na Faculdade de Engenharia de Design Industrial, participa do projeto.
“A nova forma da aeronave significa que temos excelentes oportunidades para projetar o interior, tornando o voo mais confortável para os passageiros. Por exemplo, como parte da pesquisa do Flying-V, estamos procurando novas opções para descansar ou fazer refeições em um avião. Oferecer comida em um buffet é uma das opções em que estamos considerando. ”
O tamanho avião, (a envergadura da aeronave é de 65m e o comprimento é de 55 metros) o torna um concorrente comparável ao tradicional Airbus A350 e ao Boeing 787 e poderá usar a infraestrutura existente, incluindo hangares e pistas.
Eu achei o avião maneiro, mas não curti esses motores enormes que vem colados em cima. Não parecem harmônicos com o design, mas como esse treco ainda pode sofrer alterações, é possível que as turbinas acabem migrando para outro lugar.
Sustentabilidade
A aviação global é responsável por cerca de 2,5% do total de emissões de CO2. Esse percentual deve aumentar rapidamente à medida que o número de quilômetros que os passageiros viajam a cada ano está crescendo a uma taxa de 4,5 a 5% ao ano – estamos voando cada vez mais e mais longe. Foi por isso que, em outubro de 2018, o setor de aviação holandês apresentou um plano de ação para tornar as viagens aéreas mais sustentáveis. Vinte organizações de transportes e instituições de conhecimento uniram forças no plano ‘Inteligente e Sustentável’, visando acelerar os desenvolvimentos existentes para tornar a aviação mais sustentável. O objetivo é reduzir as emissões de CO2 da aviação holandesa em 35% até o final de 2030
Muito bacana mesmo… mas eu estou mais propenso a chutar que ainda precisa de muito teste pra ser considerado uma possibilidade séria.