Todo mundo que gosta de um filme de terror já se deparou com alguma criancinha sinistra que dá calafrios.
Crianças em filmes de terror têm desempenhado papéis intrigantes e muitas vezes assustadores no mundo cinematográfico. Esses personagens juvenis adicionam uma camada única de suspense e horror às narrativas. Vamos explorar como a presença de crianças em filmes de terror cativa e assombra espectadores em todo o mundo.
Não apenas no terror, mas no gênero suspense, elas estão lá para fazer os cabelos se arrepiarem. Aqui está uma pequena lista dos meus personagens mirins preferidos.
1- Damien
Pra inaugurar essa lista, ninguém menos que o capiroto. Damien, de The Omen. Esse molequinho me deu pesadelos. No arrepiante filme de terror de Richard Donner sobre a vinda do diabo, o Embaixador dos EUA na Grã-Bretanha (interpretado pelo incomparável Gregory Peck) torna-se o pai involuntário do Anticristo em forma de criança. Uma série de eventos perturbadores ocorre, deixando a vida do diplomata americano fora de controle. Harvey Stephens, cuja carreira cinematográfica começaria e terminaria como o Anticristo pré-adolescente em The Omen, tem uma simplicidade ameaçadora em sua atuação que a torna ainda mais perturbadora e memorável.
2- Gage Creed
Um garotinho tão fofinho, que após se r atropelado por uma carreta é enterrado no cemitério maldito… E volta. Esse moleque é sensacional, mas o melhor susto ainda é o do gato.
3- Cole Sear
Cole é um menino triste com pai ausente, criado por uma mãe protetora. Seria só mais um menino como milhões iguais a ele por aí, mas Cole tem um problema de ver gente morta. Um excelente personagem de “O sexto sentido”.
4-Malachai Boardman
Malachai Boardman é o antagonista secundário no conto de Stephen King Children of the Corn, como bem como suas adaptações para o cinema de 1984 e 2009. Ele é membro de um culto de crianças e adolescentes que adoram a entidade demoníaca Aquele que anda atrás das fileiras, e o principal executor do líder do culto.
5- Isaac Chroner
Isaac Chroner é o antagonista secundário da franquia Children of the Corn. Ele é o líder dos Filhos do Milho, um culto formado por crianças e adolescentes que adoram uma entidade demoníaca chamada Aquele que anda atrás das fileiras. Seu segundo em comando é o invejoso Malachai Boardman.
A Inocência Perturbadora
Atração e Repulsa
Crianças, símbolos de inocência, tornam-se ferramentas poderosas na construção de suspense. Sua presença gera uma dualidade de emoções, atraindo a simpatia do público enquanto cria uma sensação de inquietação pela possibilidade de sua inocência ser corrompida.
O Impacto Psicológico
O contraste entre a infância e o horror profundo cria um impacto psicológico duradouro. Espectadores são confrontados com a quebra da normalidade, aumentando a intensidade do medo ao testemunhar a vulnerabilidade das crianças diante de forças sobrenaturais.
6- Claudia
Claudia é uma menina de seis anos que foi transformada em vampiro, ficando presa a essa idade e condição para sempre. Um belo personagem, e a forma como ela morre em Entrevista com o vampiro é muito impressionante.
7- Carol Anne Freeling
Conhecida por todos como “a menina do poltergeist”, Carol Anne, acaba sendo tragada para um void , um espaço liminar entre essa realidade e outra no filme “Poltergeist”. O fato da atriz morrer depois do filme espalhou toda uma histeria de boatos sobre a maldição do filme.
8- Danny Torrance
O molequinho que anda de velocípede pelo hotel abandonado em O iluminado. O personagem central de The Shining é o pai dele, Jack Torrance, um aspirante a escritor e alcoólatra em recuperação, que aceita uma posição como zelador de um hotel isolado nas Montanhas Rochosas do Colorado. No inverno, Jack está com sua esposa, e o menino, que possui habilidades psíquicas que lhe permitem ver o passado horrível do hotel.
O hotel tinha um zelador de inverno anterior que enlouqueceu e matou sua família e a si mesmo. Depois que uma tempestade de inverno deixa tudo coberto de neve, a sanidade de Jack se deteriora devido à influência das forças sobrenaturais que habitam o hotel, colocando sua esposa e filho em perigo.
9- Abby
Owen é um menino solitário que é alvo de bullying na escola. Quando a garota Abby se muda para a cidade, Owen finalmente encontra uma amiga verdadeira, mas ela esconde um segredo terrível. Abby é uma menina estranha. Do filme deixe-me entrar.
O Sobrenatural e a Criança
Sensibilidade à Percepção do Invisível
Acredita-se que crianças possuam uma sensibilidade inata ao mundo sobrenatural. Sua capacidade de ver e interagir com o invisível amplifica a narrativa, adicionando camadas de mistério e imprevisibilidade.
O Papel do Imaginário
O imaginário vívido das crianças, muitas vezes tratado com descrença pelos adultos, serve como um terreno fértil para a manifestação de entidades assustadoras. O sobrenatural ganha vida através das mentes jovens, proporcionando enredos envolventes.
10- Samara Morgan
No filme O chamado (The ring), Um jornalista deve investigar uma misteriosa fita de vídeo que parece causar a morte de qualquer pessoa entre uma semana e o dia seguinte. Ao assistir a fita a pessoa receberá a visita de Samara, que é um fantasma.
11- Regan Macneil
Regan é uma menina simples que mora num subúrbio, mas sua vida vira de ponta cabeça quando ela é possuída por um demônio babilônico no filme O exorcista. Sua mãe busca a ajuda de um padre, que também é um psiquiatra, para salvar sua filha.
12- Henry Evans
Em O anjo Malvado (the goodson) Henry fica com sua tia e seu tio, e torna-se amigo de seu primo, uma criança da mesma idade que mostra cada vez mais sinais de comportamento violento e psicopata.
13- Esther Coleman
Esther Coleman é uma suposta menina russa de nove anos que agora tem uma família adotiva chamada Colemans (Kate Coleman, John Coleman, Max Coleman e Daniel Coleman) e ela é a principal vilã do filme de terror Órfã.
14- Poindexter (fool) Williams
Poindexter “Fool” Williams, um garoto de um gueto de Los Angeles, decide invadir a casa errada quando descobre que os proprietários, que suspeitamente se referem a si mesmos como “mamãe” e “papai”, parecem estar abrigando algumas criaturas macabras sob seus pés.
O Impacto Duradouro
Traumas Cinematográficos
Personagens infantis em filmes de terror deixam impressões duradouras na mente dos espectadores. O medo associado a esses encontros fictícios pode persistir muito além dos créditos finais, revelando o poder do horror quando associado à juventude.
Desafio às Convenções
Incluir crianças em filmes de terror desafia as convenções tradicionais, abrindo espaço para narrativas inovadoras. Esses filmes exploram o terror além do convencional, oferecendo experiências cinematográficas únicas.
15- The Brood
As crianças assassinas no horror estranho e perturbador de David Cronenberg revelam-se descendentes mutantes de um paciente com distúrbios mentais do psicoterapeuta de Oliver Reed, Hal Raglan. Eles têm como alvo outra criança, a filha saudável de Frank Carveth, que luta para protegê-la deste pequeno exército.
16- As crianças malignas
John Carpenter refez este filme de 1960 sobre uma vila americana que é visitada por uma força invisível que faz com que dez mulheres engravidem misteriosamente. O filme é A cidade dos amaldiçoados.
As crianças ficam rapidamente perturbadas com sua aparência, pois são todas sem emoção, com os mesmos cabelos brancos e olhos azuis. O facto de não sabermos de onde vieram, o que são ou quais são as suas intenções significa que não podemos reagir a eles de uma forma previsível. Sua confiança e inteligência os deixam enervantes, pois isso contraria sua aparência jovem. A revelação de que eles têm poderes tele cinéticos e telepáticos é bastante assustadora, mas isso é levado a outro nível quando combinado com o fato de que eles não parecem ter problemas em machucar pessoas para conseguir o que querem.
17- RHODA PENMARK
A personagem principal de “A semente ruim – The bad seed” provém de uma adaptação de 1956 do romance de William March escrito dois anos antes gira em torno do debate “natureza/criação” e diz respeito a Rhoda, uma jovem serial killer de oito anos de idade, interpretado soberbamente por Patty McCormack. No livro, Rhoda não recebe punição por seus crimes, mas graças ao Código Hays – uma decisão pré-Motion Pictures Association of America (MPAA) aplicada em estúdios de cinema entre 1930 e 1968, o que significa, entre outras coisas, que os personagens eram não tem permissão para escapar impune de seus crimes – ela termina o filme sendo atingida por um raio.
18-As gêmas Gradhy
Essas duas gêmeas aparecem nos corredores do grande hotel em O iluminado.
A presença de crianças em filmes de terror transcende a mera busca por sustos momentâneos. Elas desempenham papéis complexos, explorando as nuances do medo e da inocência perturbadora. Ao mergulharmos nesse mundo cinematográfico intrigante, somos confrontados com a capacidade única das crianças em evocar medo profundo e duradouro.
E aí? Concorda? Esqueci de algum? Bota aqui nos comentários.
❤️❤️❤️ Gostaria de apoiar? Faça uma doação em https://www.mundogump.com.br/donate/❤️❤️❤️