Imagine só uma caixa de som tão fabulosamente poderosa que é capaz de te MATAR se for colocada no último volume.
Sim, eu disse MATAR. Esqueça ficar surdo, isso é para os fracos.
Esse negócio aqui em baixo te mata.
A corneta (como foi chamada, na verdade seu nome em inglês é horn) é a maior que existe na Europa. Ela foi criada pela Agência Espacial Europeia. Se ela inadvertidamente for colocada em volume máximo, não há absolutamente nenhuma chance de sobrevivência.
A razão da criação dessa corneta é que o centro de pesquisas acústicas da ESA desenvolveu uma câmara de teste usada para executar testes de ruído acústico em naves espaciais. O objetivo da pesquisa é assegurar que nenhum dano ocorra durante lançamentos de foguetes.
É por esta razão (lançamentos de foguetes) que a câmara de ensaio de som tem 16,4 m de altura, 11 m de largura e 9 m de profundidade. Uma das suas paredes blindadas abriga a maciça cornetona. Ela funciona assim: Qando o nitrogênio é injetado por uma bomba na ponta da corneta, ela pode produzir um som incrivelmente poderoso – mais de 154 decibéis.
O efeito é algo como estar perto de vários jatos decolando de uma vez – o suficiente para ensurdecer permanentemente um ser humano.
Esses sons são tão poderosos e podem causar tantos danos que eles são realmente utilizados como armas. Hoje existem ermas não letais que usam ondas sonoras menos poderosas para controlar a multidões. O equipamento é usado como um elemento de dissuasão contra roubo e em cenários de combate ao terrorismo. Estas ondas sonoras poderosas causam náuseas ou desconforto. Granadas acústica podem causar mais danos ainda. Elas operam em estampidos entre 120 e 190 decibéis.
De acordo com uma pesquisa alemã, uma explosão de mais de 210 decibéis pode danificar os órgãos internos, resultando em ferimentos e também em morte.
Pelo menos a corneta em questão, montada no laboratório espacial não foi projetado para ser uma arma. É isolado por trás paredes reforçadas e só pode ser operado quando todas as portas de segurança estão fechadas. As paredes são de aço reforçado, revestido com concreto coberto com camadas de uma resina epóxi especial. O objetivo das paredes é segurar o som, mas também operar como complementos, uniformizando o ruído no interior da câmara.
Assim, nenhum ser humano jamais será capaz de ouvir o verdadeiro poder da corneta espacial ( e mesmo que conseguisse, ele provavelmente não viveria para contar como foi).
Cara,
sempre confiro seu trabalho, acho muito bacana.
Mas esse anúncio do Ades tá atrapalhando muito! Dá pra “fechar” esse negócio?
Abraço
Alexandre
Pra mim ele não aparece. Ele não aparece pra todo mundo. Só pra algumas pessoas. Já já a campanha acaba e ele some.
Para mim aparecia e já sumiu, mas tb não é nada demais, é só ler o texto antes de chegar na parte superior onde estava o anúncio. O Philipe precisa deles, vamos ser um pouco mais compreensíveis né.
É isso ai Renata, é pouco que se paga pelo conteúdo brilhante que o Philipe nos proporciona! Querem se vingar da Ades? é só não consumir, tá mais do que vingado!
aaahh vontade de colocar no ouvido de caras que houvem funk no maldito volume do celular. “qué ouvi barulho meu fi…vem aqui vem miséra.”
O funk (carioca, bem entendido; nada a ver com o som do Tim Maia) provavelmente estragaria a corneta…. :-D
Olá Philipe acompanho o teu blog desde muito tempo, sério mesmo, tanto tempo que não lembro quando comecei.
gostaria de sugerir, já que entrastes no assunto acústica poderias falar um pouco mais sobre as cornetas.
SIM! CORNETAS! as cornetas são maravilhas da engenharia moderna e são o sonofletor mais eficiente que se pode construir, sendo capaz de gerar níveis de pressão sonora (dB) incríveis utilizando muito pouca potência (w).
vale a leitura para pessoas que se interessam por audio e ou por aprender coisas interessantes.
Olá Philipe acompanho o teu blog desde muito tempo, sério mesmo, tanto tempo que não lembro quando comecei.
gostaria de sugerir, já que entrastes no assunto acústica poderias falar um pouco mais sobre as cornetas.
SIM! CORNETAS! as cornetas são maravilhas da engenharia moderna e são o sonofletor mais eficiente que se pode construir, sendo capaz de gerar níveis de pressão sonora (dB) incríveis utilizando muito pouca potência (w).
vale a leitura para pessoas que se interessam por audio e ou por aprender coisas interessantes.
http://www.novacon.com.br/audiocarac.htm
perdão acabei esquecendo o link
Philipe, se essa corneta produz 154 dbs, deveria ver esse video onde o som desse Lexus produz 158dbs, Veja que o parabrisas já está estourado e na verdade até partes da lataria simplesmente rasgaram por causa do deslocamento de ar gigantesco. E sim, o dono está la dentro. Eu já entrei em um carro que produz cerca de 150dbs com as portas abertas e sem protetores auriculares. Não fiquei surdo, provavelmente por ser uma frequência muito baixa (abaixo de 50hz) que esses carros produzem, sendo que nossos ouvidos são menos sensíveis a baixas frequências do que a baixas.
Philipe, se essa corneta produz 154 dbs, deveria ver esse video onde o som desse Lexus produz 158dbs: http://www.youtube.com/watch?v=HonVeNrAVYE
Veja que o parabrisas já está estourado e na verdade até partes da lataria simplesmente rasgaram por causa do deslocamento de ar gigantesco. E sim, o dono está la dentro. Eu já entrei em um carro que produz cerca de 150dbs com as portas abertas e sem protetores auriculares. Não fiquei surdo, provavelmente por ser uma frequência muito baixa (abaixo de 50hz) que esses carros produzem, sendo que nossos ouvidos são menos sensíveis a baixas frequências do que a baixas.
Preciso de uma dessa para meus vizinhos que gostam de funk e sertanojo até altas horas.
O_o vixi
Bom lugar para um Baile Funk, depois é só levar lá pro Tibet para o “enterro celestial” dos funkeiros.
Olá, o Brasil dispõe de uma destas câmaras no INPE de São José dos Campos!
Dá uma olhada!
Abraço