A Igreja dos fantasmas é uma das igrejas mais estranhas do mundo. Talvez seja a igreja mais estranha que eu já vi. É a Igreja de Saint-Georges, em Lukova, na República Tcheca:
Entrar nessa igreja é um verdadeiro teste de coragem. No interior, existem 32 representações esculturais de fantasmas.
A história sinistra da igreja dos fantasmas
Por que isso? Bom, em 1968 o teto do edifício cedeu e desabou sobre as cabeças dos fiéis que estavam lá dentro naquele momento, com a intenção de comparecer a um funeral. Havia exatos, 32 vítimas desse evento dramático, que marcou o destino da igreja.
Desde então, este local era considerado amaldiçoado e, consequentemente, foi completamente abandonado. Cinqüenta anos depois, o local não passava de uma ruína arruinada. Saint-Georges foi recuperado graças a intervenção de um artista, que decidiu explorar a história macabra da igreja para trazê-la de volta à vida. Jakub Hadrava criou 32 estátuas de fantasma, uma para cada pessoa que morreu no colapso de 1968.
E ainda rola missa lá com fantasma e tudo.
Nos últimos cinco anos, os fantasmas deram lentamente à igreja um novo sopro de vida. O boca a boca começou a espalhar-se e em 2014 um vídeo publicado no YouTube ajudou mais pessoas a descobrir a curiosidade checa.
Petr disse ao Lonely Planet que 600.000 coroas (23.500 euros) foram arrecadadas até agora com as taxas de admissão e que eles conseguiram consertar o telhado no ano passado. Eles também organizam concertos e até celebram missas ocasionais na igreja.
Atualmente, a igreja fantasma só funciona aos sábados, das 13h00 às 16h00 – embora a instalação em si seja permanente – e o atendimento é excelente, com cerca de 150 pessoas todos os fins-de-semana. Você pode alcançá-lo pegando o trem de Praga para a vizinha Ceska Trebova. Mais informações sobre a igreja e instalação online .