quarta-feira, dezembro 25, 2024

Dispositivos que nos prendem: como a IA pode ajudar a reduzir o tempo de tela?

Tempo de tela: Entenda como as novas tecnologias podem nos ajudar a lidar com o problema

Alguns modelos de smartphones modernos já mostram aos usuários quanto tempo eles mexeram nos aplicativos e no aparelho no geral, o que é um tipo de ferramenta impulsionado pelas famosas “IA”.

Essa pode parecer uma afirmação paradoxal, mas procede: o aumento do uso de dispositivos digitais é proporcional à insatisfação com o tempo em que utilizamos tais dispositivos. Isto é: a maioria de nós está mais conectado do que nunca, mas sabe disso e deseja diminuir os períodos na frente das telas.

Segundo uma pesquisa, a qual usaremos de base para partes desse texto, menos de ¼ dos usuários de dispositivos eletrônicos estão satisfeitos com o quanto utilizam os aparelhos. Essa satisfação é maior na geração “boomer” (35%), mas cai drasticamente com a geração Z (só 14%).

Nesse texto nós vamos analisar as razões pelas quais passamos tanto tempo na frente das telas, como podemos reduzir o uso, quais são os benefícios dessa redução e, o mais importante, como as inteligências contribuem para a diminuição. A ideia é promover hábitos digitais mais saudáveis com auxílio das IA.

 

Por que ficamos tanto tempo nas telas?

A pesquisa da ExpressVPN descobriu que as quatro principais razões alegadas por usuários para o tempo na frente das telas são: o “medo de ficar de fora” (em inglês “FOMO”, de “fear of missing out”), com 30,25%; a falta de motivação, com 27,5%; razões profissionais, 19,5%; e pressão social, 16,75%.

Como podemos perceber, os números superam os 100% pois não são mutuamente exclusivos. Um usuário que se sente socialmente pressionado tem altas chances de também estar desmotivado em se desconectar. O acúmulo de razões contribui para que as soluções de desconexão não sejam fáceis.

Vale dizer também que essas razões também demonstram diferenças de acordo com cada geração, com os mais velhos, por exemplo, se sentindo muito pouco pressionados socialmente; o que é mais de 4 vezes mais presente nas gerações jovens. Em todo caso, as mesmas problemáticas persistem.

 

Como reduzir o tempo de tela?

O primeiro passo para reduzir o tempo de tela é compreender o porquê estamos conectados a todo momento, o que foi descoberto no tópico anterior. Algumas das razões, como os compromissos com o trabalho, são difíceis de se resolver; enquanto outras, como o “FOMO”, têm soluções mais simples.

Mais uma vez, podemos recorrer ao artigo, o qual cita algumas alternativas possíveis para quem busca “desengajar” com os dispositivos eletrônicos. Essas soluções fazem parte do que é chamado de “minimalismo digital”, uma filosofia recente que visa deixar o caos das redes para trás.

Dentre as ideias sugeridas no texto estão a definição de horários específicos para usar os aparelhos, a utilização de apps que monitoram e limitam o tempo de tela, o estabelecimento de limites espaciais dentro da casa (cômodos sem celulares) e desafios coletivos de desintoxicação digital.

 

Como as IA podem ajudar na redução do tempo de tela?

Ao adotar ferramentas baseadas em IA, é possível otimizar tarefas, aumentar a produtividade e, consequentemente, reduzir o tempo gasto online. A seguir, confira algumas estratégias práticas para aproveitar esses benefícios.

  1. Automação de tarefas que não pedem “input” humano

A automação é uma das características mais positivas das inteligências artificiais, e é uma que pode ser usada a favor da redução do tempo de tela: basta utilizar programas que cumprem tarefas sem a necessidade de um humano as conduzindo! No tempo em que as IA trabalham, você abandona a tela.

  1. Análise de tempo gasto na frente das telas

Em dois momentos anteriores nós citamos o rastreamento do tempo em que ficamos na frente das telas, o que pode ser usado ao seu favor. Se os dados indicarem que você mexeu nos dispositivos por mais tempo do que gostaria, é sinal de que deve estabelecer ações mais firmes para cumprir a meta.

tempo de tela - boy playing at laptop inside room

 

  1. Lembretes personalizados para deixar as telas de lado

As inteligências artificiais são capazes de programar e executar lembretes personalizados para uma variada gama de tarefas, incluindo o assunto principal do texto. Utilize apps que te lembram de deixar o smartphone de lado! Eles podem, inclusive, ser usados em conjunto com aqueles apps para análises.

Qual a importância de reduzir o tempo de tela?

Se o desejo de reduzir o tempo de tela é tão prevalente, deve ser porque há benefícios associados a essa diminuição, correto? A pesquisa cita alguns, todos relacionados com aumento da qualidade de vida, seja a partir da saúde física ou psicológica. Quatro se destacam dentre os citados. 

Em ordem de prioridade, temos o desejo por passar mais tempo com as pessoas que amamos fora da internet (38,25%); a melhoria da saúde mental, com a diminuição dos estresses digitais (34%); o aumento da produtividade (31,75%); e a eliminação das ansiedades causadas pelas redes (26,25%).

Mais uma vez, há diferenças de gerações, mas as disparidades são muito menores do que antes. Independentemente da idade, prevalece o desejo por uma vida mais saudável, sacrificando certas conveniências dos dispositivos eletrônicos por mais tempo de qualidade sem os olhos fixos nas telas.

 

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Paranormalidade: Ex-Medium da CIA encontra corpo de criança com visão remota

Casos intrigantes ou meras coincidências? Esses relatos mostram que ainda não conhecemos os limites da percepção humana

Miniaturas que custam mais caro que carros de verdade

Essas miniaturas incríveis vão te chocar pela absoluta precisão e qualidade, mas também pelo seu preço. Seu valor é de um carro real.