Esta é nossa imagem gump do dia: Dunas marcianas.
Na Terra, o granito está em todo o lugar. A razão de haver granito à pampa aqui na Terra é que o granito geralmente se forma em zonas de subducção, onde é criado através da atividade tectônica. Pelo menos, ao que sabemos até o momento, Marte não têm qualquer atividade tectônica rolando, então é uma surpresa essas vastas regiões de granito no planeta vermelho. Os cientistas acreditam que uma era de vulcanismo prolongado em marte pode ser a gênese de todos este granito lá em meio às dunas.
[wp_ad_camp_5]
Encontrar essa diversidade de rochas (se bem que achar um tipo de pedra que é o granito não é o que podemos chamar de “diversidade”) é um pouco curioso, porque pensávamos que Marte era quase inteiramente formada de basalto vulcânico. À medida em que enviamos mais e mais espaçonaves que mandam cada vez mais dados sobre o Planeta Vermelho para nós, ele está se tornado cada vez mais interessante.
Muito interessante, Philipe. Li essa semana tb que encontraram uma certa concentrção moleculas organicas na superficie, algo que ja havia se descartado há algum tempo. A matéria está aqui ó:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=curiosity-encontra-moleculas-organicas-ar-solo-marte&id=010130141217
Muito legal o post Philipe.
Marte é incrível. Atualmente, a tectônica parece estar inativa, mas há evidencias na superfície que mostram que num passado já esteve ativa. Os granitos se formam em profundidade, com o magma se cristalizando em subsuperfície ao contrário dos basaltos que se cristalizam na superfície. Os movimentos tectonicos é que trazem os granitos à superfície juntamnte com processos erosivos nas rochas sobrepostas a ele, deixando-os expostos à superfície.
Grande abraço.
essa imagem está meio duvidosa…
Tem a fonte cara?
Saudações
sobre as rochas, existem três tipos, vulcânicas, metamórficas e sedimentares.
o Granito é uma rocha vulcânica, um tipo de basalto que se cristaliza abaixo da crosta, as rochas formadas por processos de subducção são as metamórficas, como o Gnaisse ou o Mármore.
rochas sedimentares também foram encontradas lá.
e mesmo que ao invés de Granito sejam encontradas Gnaisses por lá, é um indicativo que o passado do planeta existia atividade tectônica que cessou com o tempo.
Só uma correçao cara: Granito é Rocha ígnea plutônica e nao vulcânica.
Abraço!
Quando vi a foto inicial, jurava que eram orelhas com alguma doença hhahahaha.