E eu que pensava que só dava certo no tekken…

Os golpes de capoeira são lindos. São espetaculares e muitas vezes parecem desafiar a gravidade. Eu até hoje me ressentia de nunca ter visto um capoeirista levar a melhor num pride ou num campeonato de vale tudo qualquer. Tudo bem que não acompanho muitas lutas, mas me lembro claramente de ter visto uns dois ou três brasileiros bem intencionados girando como macacos no ringue e levando vergonhosas bolachas no meio das fuças para logo em seguida, apagar. Tipo:

Mas então surge este cara:

Insane Capoeira Knockout – Watch more Funny Videos

Este video foi a redenção. Muito legal ver um golpe de capoeira funcionando no nível do nocaute em pleno ringue. Eu pensei que isso só funcionasse no Tekken. O capoeirista é o Marcus (lelo) Aurélio.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

  1. Porra velho , eu luto MMA e BJJ ( Brasilian Jiu jitsu ) , e eu ja entrei no ringue algumas vezes com os colegas de treino , e meu professor foi aluno do ryan gracie e talz , cheguei ate a conhece ele e tudo , e eu posso afirmar com bastante certeza q eh muito dificil um cara chega no topo na carrera do vale-tudo com a capoeira…primeiro q se ele eh levado pro chão , ja era , e segundo que tem uns cara que são muito animal , se ele luta coma guarda baixa assim com um wanderley silva da vida , vixi , apaga em menos de 10 segundos…e alem do mais , não podemos esquecer que a capoeira é uma dança , não uma arte marcial.

    Sei lá , num diria impossivel , mais o cara tem q ser mto foda , e mto sortudo pra ir pra frente soh coma capoeira , eh isso ai , abrassos.

  2. bem loco.. bem loco mesmo, mas é oq os cara falaram sei lá, dá a impressão que só com a capoeira não rola, que nem o cara do primeiro vídeo, no segunda dá a impressão que o cara é bem mais esperto, tipo se movimenta bem mais rápido do que o primeiro cara, acho que só a capoeira sozinha não rola, apesar de eu achar muito foda..

  3. Sou viciado em assistir lutas de MMA… mas sempre fikei chateado por não achar ninguém q usasse dessas lutas “exóticas” como capoeira, kung fu, e até kenjutsu (kkkkkkkkkk) no ring/octógono…
    Gostei muito de saber que o cara representou bem a categoria num ring…
    Discordo em um ponto com o Vinicius… é certo q se o cara deixa a guarda baixa assim perto de um cara experiente como o Wanderley, vai levar é muita porrada… mas não eskeça q isso é MMA, ou seja, o cara não precisa necessariamente lutar só capoeira… ele poderia praticar Jiu Jitsu, muai thay, entre outros… aí sim, acho q se ele praticasse tais lutas, seria praticamente um profissional imbatível…

  4. Fazer você achar que capoeira é uma dança era exatamente esse o objetivo dos escravos.
    Eu acredito que o problema da capoeira não aparecer muito em vale-tudo não é problema da capoeira. Talvez seja a falta de bons capoeiristas como o cara do vídeo.
    Se o cara é bom (e nisso eu to falando bom mesmo, tipo Pai Mei.. heheheh), uma assumidade naquilo que faz, ele vai representar bem seja lá a técnica que ele estiver usando, até Yoga!!
    Outro preconceito por falta de lutadores é com o KungFu, que ficou esteriotipado apenas como luta cinematográfica. Mas isso se deve pela filosofia dos bons (aí eu to falando do Mestre mesmo, do Monge, não do “faixa preta de academia”) praticantes de KungFu não concordarem com o KungFu competitivo.
    Mas já vi um video raro no youtube de um Monge tascando sopapos e voadoras em um cara de Karate (se não me falha a memória)

    • Legal, o cara chegou onde eu queria, na malangragem da capoeira, a luta ta escondida no floreio.

      Pra informaçao geral, o cara apagou com uma meia lua de compasso, um golpe dificil de prever pra quem nao conhece e muito veloz e forte.

      Quanto ao kung-fu tem muuuuuitos estilos, alguns completamente floreados, com ideias como a capoeira, de disfarçar e outros bem diretos, porrada mesmo.

      Agora as pessoas alardeiam jiu-jitsu e MMA como boas lutase que a prática é boa pra se defender, mas nao é, sao esportes de combate.

      Nao prestam para defesa pessoal

  5. Sou suspeito pra falar da capoeira, pois sou praticante e fã de carteirinha. Quem falou q capoeira não é arte marcial, falou uma BOSTA sem tamanho. Procurem saber do mestre pequeno, do mestre estenio, mestre profeta, mestre mato grosso ai sim podem dizer se capoeira é ou não uma luta.
    O fato de existir essa duvida representa mais um sucesso da capoeira pois é isso que os escravos queriam que pensassemos. Quem estudar um pouco a verdadeia história da abolição, vai ver que qdo a princesa izabel assinou a LEI a situação ja era caótica pois os escravos estava fugindo e matando muitas pessoas. A capoeira nasceu para trazer liberdade e alguma esperança para aquelas pessoas que foram retiradas de suas terras e obrigadas a trabalhar de escravos e como tal não podiam ter qualquer tipo de diversão que não fosse supervisionada pelos capatazes. Tem uma musica na capoeira que representa muito bem esse momento, ela é do mestre Toni vargas e diz assim:

    Dona Isabel que história é essa de ter feito abolição
    De ser princesa boazinha que libertou a escravidão
    To cansado de conversa, to cansado de ilusão
    Abolição se fez com sangue que inundava este país
    Que o negro transformou em luta cansado de ser infeliz
    Abolição se fez bem antes e ainda há por se fazer agora
    Com a verdade da favela e não com a mentira da escola
    dona Isabel chegou a hora de se acabar com essa maldade
    De se ensinar aos nossos filhos, o quanto custa a liberdade
    Viva Zumbi nosso rei negro que fez-se herói lá em Palmares
    Viva a cultura desse povo a liberdade verdadeira
    Que já corria nos Quilombos e já jogava capoeira
    Iê viva Zumbi…

    A capoeira é muito mais que bater e levar ponta pés, ela é defesa é ataque é cultura é riqueza é amor é saber é viver, enfim é um estilo de vida que te completa cmo ser humano…
    Desculpem a viajem, é que a capoeira nos faz pensar muito mais longe. UM GRANDE AXÉ!!!!

  6. ‘Queria ver vale-tudo com ninjutsu… ou Krav-magá…’

    Existem representantes destas lutas no MMA e as lutas que vi eles apanham muito.

    E lembre-se que lutas que visam defesa pessoal não são muito eficientes em ringues de MMA já que torções de dedos e golpes em pontos vitais não são válidos.

    Quanto capoeira não ser luta, o cara que falou isso é um louco e que não deve entender nada de artes-marciais, capoeira deve ser respeitada como arte-marcial sim !

    Porém a maioria dos representantes da modalidade não a leva a sério e até por isso você não ve muitos deles dispostos a se tornarem atletas de auto-rendimento…

    ‘Agora as pessoas alardeiam jiu-jitsu e MMA como boas luta se que a prática é boa pra se defender, mas nao é, sao esportes de combate.

    Nao prestam para defesa pessoal’

    Outro que está falando besteira, Jiu Jitsu é uma arte marcial sim, também deve ser respeitada e se fosse um bom lutador de jiu jitsu talvez tivesse clinchado logo no começo da luta e levando a luta para o chão, ai o capoeirista não poderia fazer muita coisa contra uma guilhotina, triângulo ou mesmo americana…

    Alias se visar defesa pessoal eu acho Jiu Jitsu muito mais eficiênte do que a capoeira porque vc aprende projessões, torções e imobilizações, coisas que se tem em qualquer luta que visa defesa pessoal, ja capoeira como tem muito floreio a maioria dos praticantes não vai saber lidar com uma situação real.

    Agora não dá para comparar uma luta diretamente com a outra pois são totalmente diferentes, uma é striker a outra grappler…

    Além de que esse papo de melhor luta é coisa de ignorantes, existe melhor lutador e pronto, você é que tem que se adaptar ao estilo marcial, e encontrar o que é melhor para você, dizer que X é melhor do que Y é asneira.

    • Entao, vou explicar porque nao creio em jiu-jitsu como defesa pessoal…

      se agarrar para se defender? inutil e burrice.

      porque?

      voce vai sair de terno e um malandro de rua bebado resolve arranjar briga com voce: voce vai agarrar e rola no chao, no paralelepipedo, asfalto ou lama? ótimo, ganha a luta e perde a festa

      outra coisa, todo mundo sabe que funciona no ringue, um contra um e tals, e eu nao disse que nao funcionava, mas isso é esporte, com regras, juiz e limitaçoes, como o cara falou… nao vale golpes chamados “baixos´´

      mas na rua? todo mundo sabecomo é: cai dois no chao o povo junta pra chutar, nem sabe quem é mas vai la e mete a bicuda

      e no final, uma historinha triste pra ilustrar:

      um cara anunciou um assalto num bar… um bom lutador de vale tudo reagiu e desarmou o cara, até quebrou o braço dele com uma chave e imobilizou, legal né?

      mas o assaltante nao tava só, um cara tava esperando fora, como o comparsa demorou o outro entrou e viu o colega no chao sendo imobilizado. nao teve duvidas… meteu bala.

      entao, nao falei que uma arte é melhor que a outra, mas tem que diferenciar e ver o que a pessoa quer. se é esporte de combate, busca por saude ou defesa pessoal, como defesa pessoal tem que ser uma arte que possa lidar com as possibilidades reais como atacante armado, mais de um atacante ou até ter que segurar um cara bebado mas que é seu amigo e ta fazendo merda na hora.

      • Pra essas porradas de última hora eu acho que o kravmagá é imbatível Me parece que na arte marcial de combate militar israelense não tem nenhuma esportividade. A porrada é pra tirar o cara da sua frente. Vale dedo no olho, bico no saco, vale facada, tudo isso. Mas não é pra qualquer um.

  7. Não faltam bons capoeirista. No Brasil existem mestres ótimos, porém luta livre não é o principal objetivo dos capoeiristas. Pode ter certeza.

  8. Rapaz, o falecido Oncinha, filho do Mestre Joel, de tivesse vivo, daria nó em pescoço de pitboy só pra se divertir. O Belisco então, com cicatriz de facão de ponta a ponta no peito e que chegou aqui fugido depois de picotar dois puliça com uma navalha no pé, lá no nordeste, nem sei o que faria. A questão é o que o Megaprimerj aí em cima disse: o negócio é o lutador, não a luta. E também a circunstância e a índole do neguinho, claro.

  9. Pois é cara, alguns golpes de Capoeira podem ser “mortais”, esse Rabo de Arraia, se é que é esse mesmo o nome, pegou em cheio no outro cara, ouvi até o estralo, a Capoeira é eficaz na luta, só basta o cara dominar mesmo essa arte para se dar bem nas lutas, falow…

  10. eu acho que a capoeira não se da tão bem porque, diferente do Jiu jitsu, o treinamento não é totalmente baseado em combate. acontece sempre a rodinha de capoeira, mas é tudo muito sutil, diferente de outra arte marcial que quando há combate, o combate é pra valer.
    posso ter falado umonte de asneiras agora xD

    mas no final de td, o cara representou bem a capoeira =D foi cagada, mas valeu

  11. Fala ae Philipe… blz… eu concordo com o Wagner… posta mais sobre artes marciais…
    Felizmente as lutas marciais estão alta no Brasil (ainda que não tenha muita divulgação disso na mídia local)…há muitos brasileiros no topo da lista de melhores do mundo, seja no ufc, pride, k1…
    No ufc por exemplo, o brasileiro Anderson Silva é tido como o melhor na categoria dele…

  12. Haaa aí sim Philipe, um exemplo do que eu tava falando, o kravmagá.

    É defesa pessoal, nada de esporte, so porrada mesmo, mas como voce disse nao é pra qualquer um…

    Nem todos tem força ou estomago pra aplicar as técnicas que no caso do kravmagá sao pra matar mesmo, sem meio termo.

    Nao fica bem no ringue, né?

    outro exemplo legal é o WingTsun, um estilo chines que tem diversas familias no mundo marcial, mas alguns deles sao bem voltados a defesa pessoal.

    este video é propaganda da Nike,
    http://www.youtube.com/watch?gl=BR&v=Svvp2GOCKnU
    mas traz a Crista Wagner, ela e o marido sao 2 monstrinhos na defesa pessoal.

    Tem outros videos legais que mostram as tecnicas com detalhes nos tags.
    E outros que sao pura cavalice mesmo, o Victor Gutierres é um que esquece a técnica de vez em quando e so dá porrada.

    E se observar direitinho o kravmagá tira diversas tecnicas do WT, nada de errado nisso uma vez que a técnica israelense é isto mesmo, uma colagem de técnicas diversas.

  13. Achei um video com o golpe que o cara aplico…pelo jeito chama meia lua de compasso…bom , eu realmente achava que capoeira era uma dança , mais ja que mta gnte me xingo falando q eu taav errado , e depois de ver alguns videos , eu percebi q eu estava errado , auhuhauha , mais td bm , tai o link do video pra qm quise conferi :
    http://www.youtube.com/watch?v=MHOMKjQdQ2Y

    e otra coisa , no jiu jitsu não se aprende só chão , se aprende a derrubar o oponente tambem , inclusive um praticante experiente de jiu jitsu pode se quiser finalizar um oponente que não pratica o jiu jitsu bem rapido , quanto tempo voce acha que um faixa preta demora pra derruba um leigo no chão já aplicando um armlock ?

  14. Capoeira é uma arte marcial sim, e podem ser aplicados golpes inclusive no mma, como tesoura, a meia lua e outros, não só golpes como movimentos para esquiva, saltar pra pegar as costas do oponente. Mas mma não é capoeira, e se alguem ficar só na capoeira vai levar um pau desgraçado, mas hoje em dia até se alguem ficar só no jiu jitsu, só no boxe, só no muay thai vai levar uma surra.

  15. Essa vai pro Willi Wonka que naõ sabe nem oque fala o cara do video que derrota o grandão representa muito bem a capoeira ele é filho do Mestre Barrão do Grupo Axé capoeira e outro exemplo de oque vc falou é besteira é um grande amigo meu o Ivonildo Cafu joga no You tube lutador estilo : vale tudo

    altura 1.75

    PRINCIPAIS COMPETIÇÕES:

    * CAMPEÃO RIO HEROES 2007, CATEGORIA 77 KILOS, VALE-TUDO;

    *CAMPEÃO SHOTOO 6-VALE TUDO;

    *CAMPEÃO GUARATINGUETA FIGHT-2004 VALE TUDO;

    *CAMPEÃO CLÃ FIGHT 2006 VALE TUDO;

    *CAMPEÃO ABC FIGHT ESTÂNCIA ALTA DA SERRA 2005 VALE TUDO;

    *CAMPEÃO IRON MAN CAPAPÁ 2006;

    *CAMPEÃO SÃO CAETANO FIGHT NIGHT VALE TUDO 2006;

    *CAMPEÃO COLISEU PARANAGUÁ CATEGORIA 80 KILOS VALE TUDO;

    *CAMPEÃO BRASILIAN GLADIADOR SANTOS SP CATEGORIAM 70 KILOS VALE TUDO;

    *CAMPEÃO GVT SÃO PAULO LUTA CASADA CATEGORIA 80 KILOS VALE TUDO;

    *CAMPEÃO FIGHT CLUB IBIZA SP CATEGORIA 75 KILOS VALE TUDO;

    *CAMPEÃO DESAFIO DE CAMPEÕES SÃO CAETANO SP CATEGORIA 70 KILOS BOXE CHINES;

    *CAMPEÃO TARDE DE CAMPEÕES DESAFIO DE MUAY THAI SANTO ANDRÉ SÃO PAULO CATEGORIA 70 KILOS;

    *VICE CAMPEÃO SULAMERICANO DE LOW KICKS SÃO PAULO CATEGORIA 71 KILOS KICKI BOXGUING;

    *CAMPEÃO PAULISTA DE FÚL CONTATE 2007 CATEGORIA 75KILOS RESTAURANTE NAGARA SÃO PAULO.

    *CAMPEÃO DA SEGUNDA EDIÇAO DO CLÃ FIGHT 2007

    *CAMPEÃO DO EAGLEFC FIGHTING
    2OO9 Ta bom pra vc

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

714
Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

6
Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Paranormalidade: Ex-Medium da CIA encontra corpo de criança com visão remota

2
Casos intrigantes ou meras coincidências? Esses relatos mostram que ainda não conhecemos os limites da percepção humana

Miniaturas que custam mais caro que carros de verdade

0
Essas miniaturas incríveis vão te chocar pela absoluta precisão e qualidade, mas também pelo seu preço. Seu valor é de um carro real.

Estuprada pelo poltergeist: O caso paranormal de Doris Bither

1
As manifestações sobrenaturais perseguiriam implacavelmente aquela família desajustada e os cientistas não podiam fazer nada para impedir