Empresa privada de lançamento de foguetes entra em operação

spacex 1 500x333 1 | Ciência | dinheiro, espaço, foguete, investimento, NASA
A SpaceX (apesar do nome não é do Eike Batista) é talvez a primeira empresa de lançamento de foguetes privada do mundo. Ela está desenvolvendo sua própria tecnologia de lançamento há alguns anos e ontem conseguiu efetuar seu primeiro lançamento bem sucedido. É uma operação caríssima.  Mas é igualmente lucrativo. De cara a Space X já tem um contrato com a NASA para o envio de material para a estação espacial orbital de 1,6 bilhão de dólares.

O lançamento de ontem foi um dos três primeiros que serão financiados pela NASA sob seu programa COTS – Commercial Orbital Transportation Services que visa estabelecer um nicho de mercado para empresas corajosas o suficiente para arriscar seu capital em foguetes. Empresas como a Space X, que, de acordo com as espectativas da NASA,  levará mais de 20.000 kg de equipamentos, mantimentos, peças e suprimentos diversos para a estação espacial orbital após o fim da era dos ônibus espaciais, que deverá ser encerrada no ano que vem.

Já se fala em extensão do contrato e aditivos para novos lançamentos, que somados, estenderiam o valor do repasse a Space X em 3,1 bilhões de dólares.

Não precisa ser muito esperto para perceber que o Brasil poderia entrar facilmente neste mercado, uma vez que estamos posicionados estrategicamente próximos à linha do Equador,  o que baratearia dramaticamente os custos energéticos de um lançamento se eles fossem feitos a partir do nosso território.

Tá aí um negócio pirotécnico o suficiente para atrair o Eike Batista. O problema é que se ele entrar nisso, como que vai batizar a companhia sem parecer um plágio da SpaceX?

fonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

  1. No Brasil isso não daria certo. A gente aqui tem ojeriza de privatização, rs… Melhor deixar como está, assim todos os brasileiros têm a oportunidade igual de passear pelo espaço, independente de raça, cor, credo e classe social, ao invés de ser um privilégio elitista.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Paranormalidade: Ex-Medium da CIA encontra corpo de criança com visão remota

Casos intrigantes ou meras coincidências? Esses relatos mostram que ainda não conhecemos os limites da percepção humana

Miniaturas que custam mais caro que carros de verdade

Essas miniaturas incríveis vão te chocar pela absoluta precisão e qualidade, mas também pelo seu preço. Seu valor é de um carro real.

Estuprada pelo poltergeist: O caso paranormal de Doris Bither

As manifestações sobrenaturais perseguiriam implacavelmente aquela família desajustada e os cientistas não podiam fazer nada para impedir