Muitas nuances do poker e detalhes sobre principais modalidades são conhecidas por vários praticantes da modalidade, mas existem fatos incríveis sobre o famoso esporte das cartas que não são de conhecimento geral das pessoas.
O poker é um jogo repleto de história e é possível realizar uma viagem espetacular pelos últimos séculos através de algumas das curiosidades atreladas a ele.
Início nos Estados Unidos com influência francesa e britânica
Assim como o expressivo jazz, o poker teve suas origens em Nova Orleans. Ninguém pode saber de maneira exata quando a primeira mão exata foi jogada, mas os historiadores afirmam que a forma mais parecida com jogo que conhecemos hoje surgiu no início dos anos 1800. Conhecido como “poque” entre os falantes de francês do território, o nome poker foi desenvolvido com a chegada de mais colonos de língua inglesa após a compra da Louisiana em 1803.
A forma mais comum do poker na época era jogada com um baralho de 20 cartas e quatro jogadores. Cada um deles recebia cinco cartas e todos apostavam para decidir quem tinha a melhor mão.
Surge o poker moderno e sua modalidade mais popular
A primeira menção documentada do jogo com um baralho de 52 cartas só surgiria em 1834, cerca de 30 anos depois da popularização inicial do esporte. O número maior de cartas aumenta de maneira exponencial a quantidade de jogos possíveis e existem mais de 300 milhões de combinações possíveis.
É difícil determinar exatamente quando ocorreu a primeira rodada do Texas Hold´em, mas de acordo com a Assembleia Legislativa do Texas, a invenção dessa que se tornou a modalidade mais popular do esporte remonta ao início dos anos 1900 na cidade texana de Robstown.
Popularidade aumenta e surge um problema de padronização
No início o poker era jogado com pepitas de ouro, moedas de ouro e outros tipos de objetos pequenos e valiosos. Essa solução permitia a realização das jogadas, mas não era possível determinar exatamente quanto cada item valia. A necessidade de criar uma unidade padrão era clara e foi aí que as casas de jogos e os
saloons surgiram com a ideia das fichas de poker, que costumavam ser feitas de materiais distintos como marfim, barro e madeira.
No entanto, esses materiais eram relativamente fáceis de produzir e copiar, de forma que já no início de 1900, diversas empresas começaram a fabricar chips de barro padronizados que eram muito mais seguros.
Primeira competição mundial dá início a uma nova era
Setenta anos depois da criação das fichas de poker, o esporte cresceu de maneira explosiva e surgiu a primeira World Series of Poker (WSOP). O evento ocorreu em Las Vegas e contou com a participação da maior parte dos competidores da época para decidir quem seria o primeiro campeão mundial de poker.
Ao contrário das edições seguintes, o primeiro vencedor foi decidido por uma votação aberta, algo que fez com que Johnny Moss fosse eleito pelos seus pares como o
primeiro “Campeão Mundial de Poker”. Três anos se passaram até que uma emissora reconhecesse o grande potencial dramático e narrativo desse esporte, mas em 1973 a Columbia Broadcasting System (CBS) televisionou o WSOP para todo os Estados Unidos. Esse primeiro passo aumentou ainda mais a popularidade do esporte das cartas, que logo passou a conquistar espaço na cultura popular. Já nos anos 1980, o poker era considerado um passatempo comum entre os americanos e ao longo das últimas décadas, sua presença só aumentou.
Entre os anos 1990 e os dias atuais o poker saiu dos Estados Unidos para conquistar o resto do mundo e sedimentou de vez seu espaço como um dos maiores esportes internacionais.
Recordes e feitos impressionantes
Desde a sua criação na primeira década de 1800, entre muitas competições longas e partidas quase infinitas, o esporte das cartas tem alguns números e recordes
impressionantes. Embora não seja possível verificar com provas concretas essa alegação, o Teatro Bird Cage de Tombstone, no Arizona, afirma ter sido o local do jogo de poker mais longo de todos os tempos.
De acordo com eles, o evento, que contou com diversas personalidades do Velho Oeste, um buy-in mínimo de 1000 dólares e inúmeras partidas e rodadas de poker,
supostamente começou em 1881 e durou impressionantes oito anos, cinco meses e três dias.
Em contraste com a dificuldade de estabelecer qual seria a série de competições mais longa, a partida de poker individual que durou mais tempo é mais fácil de identificar. O recorde atual de duração de uma única partida é do competidor profissional Phil Laak, que acabou jogando por mais de 115 horas em Las Vegas. Enquanto o recorde de uma partida em um torneio fica por conta do norte-americano Damon Shulenberger, com aproximadamente 49 horas em Manilla.
Grandes números nos Estados Unidos e no Brasil
Os grandes números atuais do poker não estão relacionados apenas com partidas e o esporte das cartas também conta com uma quantidade expressiva de entusiastas e competidores profissionais. Estima-se que hoje em dia aproximadamente 20% da população norte-americana pratique o esporte e os números do Brasil não ficam muito atrás. De acordo com dados das principais entidades do setor desse esporte no país, mais de 8 milhões de brasileiros praticam o poker de maneira regular e quase 5% deles atuam no esporte de maneira profissional.
O Brazilian Series of Poker (BSOP), por exemplo, principal competição de poker no Brasil, é o maior torneio da América Latina e a edição do circuito em 2015 alcançou o status de segunda maior competição de poker em todo o planeta.
Das suas origens humildes em Nova Orleans até seu posto como um dos principais esportes globais, a história do poker é muito interessante e repleta de grandes feitos. Com um crescimento ininterrupto desde o começo, o futuro dessa modalidade esportiva é brilhante e ela só deve crescer e ganhar ainda mais espaço.