Durante a segunda Guerra Mundial, uma série de fenômenos intrigou os dois lados do combate. Esferas, algumas metálicas, outras luminosas, apareciam seguindo os esquadrões aéreos. Os dois lados pensavam que aquilo se tratava de uma arma secreta do inimigo. A esse estranho mistério se deu o nome de foo fighters
Os primeiros casos dos Foo Fighters
Em novembro de 1944, os primeiros avistamentos tiveram lugar. Durante voos noturnos sobre a Alemanha, pilotos testemunharam a presença de objetos luminosos e redondos que se deslocavam rapidamente, seguindo o curso de suas aeronaves. Esses objetos exibiam uma aparência resplandecente, irradiando tons de vermelho, branco ou laranja. Alguns observadores os compararam a luzes de Natal, enquanto outros mencionaram uma qualidade flamejante. Os objetos executavam manobras intrincadas, como curvas acentuadas, e interagiam de forma aparentemente lúdica com as aeronaves, desvanecendo-se subitamente. Embora voassem em formação com os aviões, demonstravam um comportamento que sugeria controle consciente, sem exibir hostilidade. Notavelmente, eles permaneciam inacessíveis e imunes a tentativas de despistamento ou ataque.
Funcionários da inteligência americana da OSS, a precursora da CIA, tentaram investigar e explicar esses avistamentos, mas não conseguiram encontrar “nenhuma evidência concreta de armas inimigas”. Eventualmente, eles simplesmente arquivaram os relatórios na categoria “ maluco ”, que na verdade era precisamente o termo usado na época.
O nome “bolas de fogo kraut” foi associado a esse fenômeno no Teatro Europeu de Operações, em referência aos alemães, enquanto a designação mais comum persistiu como “foo fighters”. As autoridades militares consideraram os relatos com seriedade, suspeitando que pudessem estar lidando com uma nova arma alemã. Investigação posterior revelou relatos semelhantes de pilotos alemães e japoneses.
Na edição de 15 de janeiro de 1945 da revista Time, surgiu um artigo intitulado “Foo-Fighter”. Nele, mencionava-se que essas “bolas de fogo” haviam perseguido aviões de caça americanos durante mais de um mês, resultando em sua apelidação de “foo-fighter” pelos próprios pilotos. A descrição do fenômeno variava, mas a constatação de que as luzes acompanhavam as aeronaves a altas velocidades era um ponto em comum. Na época, alguns cientistas explicavam os avistamentos como uma ilusão decorrente de imagens consecutivas causadas por flashes intensos de artilharia antiaérea. Outros teorizavam sobre o fenômeno de fogo de santelmo, uma luminosidade elétrica gerada por ionização do ar sob forte campo elétrico, assemelhando-se a um plasma.
Ocorrências no Teatro Pacífico de Operações exibiam distinções sutis em relação aos “foo fighters” europeus: essas “bolas de fogo” tomavam a forma de esferas ardentes suspensas no céu, ainda que ocasionalmente seguissem aeronaves. NA ampla maioria das vezes, eles escapavam do alcance dos aviões, e faziam manobras malucas e inesperadas deixando os pilotos intrigados.
Abatendo um Foo Fighter
O que pouca gente sabe, é que um foo fioghter pelo menos foi realmente abatido com artilharia. No caso, um artilheiro a bordo de um B-29 conseguiu atingir um desses objetos, fragmentando-o em partes consideráveis que caíram e provocaram incêndios ao tocar o solo. Não se sabe se houve qualquer tentativa de recuperação dos destroços. Ao contrário do cenário europeu, não há registros de aeronaves sendo alvo de ataque por parte dos “foo fighters”.
O Painel Robertson, um comitê científico convocado pelo governo dos EUA nos anos 1950 para investigar OVNIs, mencionou os relatos dos “foo fighters”. Eles observaram que o comportamento desses objetos não sugeria ameaça e discutiram possíveis explicações: fenômenos eletrostáticos como o fogo de santelmo, ocorrências eletromagnéticas, reflexos de luz em cristais de gelo, entre outras. O painel também ponderou que, se o termo “discos voadores” fosse comum durante 1943-1945, esses objetos poderiam ter sido categorizados como tal.
“Só pode ser do inimigo”
Ah, claro, as testemunhas tiveram uma iluminação cósmica e imediatamente deduziram que os “foo fighters”, que decidiram aparecer em novembro de 1944, só podiam ser armas secretas ultra-sofisticadas dos inimigos. Parece que até os radares estavam de férias e decidiram dar um show de interferência quando esses objetos decidiram aparecer. Mas veja só, depois da grande festa de guerra, esses objetos misteriosos permaneceram tão anônimos quanto uma celebridade tentando se esconder no supermercado.
É claro que ambos os lados estavam perdendo o seu precioso tempo tentando decifrar o misterio. Acredite ou não, a maior parte das informações altamente confidenciais sobre esses objetos de outro mundo permaneceu trancada a sete chaves pelo exército. Porque, você sabe, compartilhar informações com o público é tão superestimado quanto tentar entender a lógica por trás desses “foo fighters”.
As origens do termo foo fighter surgem com o inesquecível Smokey Stover, o bombeiro dos quadrinhos, usando com a palavra “foo” antes mesmo de esses objetos serem conhecidos como “foo fighters”. De uma certa forma o quadrinho ajudou a batizar o mistério.
Um tal de Donald J. Meiers, o operador de radar aficionado pelos desenhos do Smokey Stover, decidiu adotar o termo “foo” para descrever pontos suspeitos em seu radarscope. Afinal, por que usar jargões técnicos quando você pode invocar a sabedoria dos quadrinhos? E é claro que essa sabedoria cômica prevaleceu, pois foi graças a ela que os pilotos testemunharam estrelas jogando um jogo de esconde-esconde em pleno céu. Foo era um bom apelido.
O termo parece ter sido atrelado após um curioso incidente.
Na noite de 23 de novembro, uma equipe do esquadrão realizava uma missão de combate e reconhecimento sobre a área de Rim, ao norte de Estrasburgo. Com Meiers, estava o piloto tenente Ed Schlueter e o tenente Fred Ringwald como observador. Num momento, Ringwald surpreendeu-se ao notar que algumas estrelas estavam se aproximando da aeronave e se transformando em esfera laranjas luminosas. Eram de oito a dez objetos em altíssima velocidade. Elas desapareceram e, em seguida, reapareceram distantes. Minutos depois, sumiram definitivamente.
Posteriormente, num relato de missão, Ringwald, Oficial de Inteligência S-2 da unidade, afirmou que Meiers e Schleuter avistaram uma bola de fogo que parecia querer perseguí-los em várias manobras em alta velocidade. Ringwald disse que Meiers estava muito agitado e tinha uma tira dos quadrinhos dobrada no bolso de trás. Ele a tirou, a bateu na mesa de Ringwald, disse ” – Foi mais um desses malditos foo fighters!” e saiu enfurecido da sala.
Os militares do esquadrão começaram a chamar os incidentes de “malditos foo fighters” (“fuckin’ foo fighters“). Em dezembro de 1944, Bob Wilson, correspondente da Associated Press em Paris, foi enviado à base da unidade para investigar o caso. Ele limpou o termo, deixando apenas “foo fighters”. O Capitão Harold Augsperger, comandante da unidade, também decidiu encurtá-lo nos dados históricos da unidade. Em resumo, o termo “foo fighters” colou bem como nome do mistério.
Casos de Foo Fighters
Em setembro de 1941, no Oceano Índico, o S.S. Pułaski, uma embarcação mercante polonesa, se transformou em um palco para o espetáculo estelar da vez. Do convés desse navio, que estava ocupado transportando tropas britânicas, dois audaciosos marujos decidiram elevar o drama narrativo ao avistar um “globo estranhamente brilhante, emanando um verde luminoso, aproximadamente com metade do tamanho da lua cheia, pelo menos da nossa perspectiva”.
E como se isso não fosse o suficiente, eles convocaram a presença de um oficial britânico para compartilhar a maravilha celestial. Juntos, eles observaram esse objeto cósmico esmeraldino dançar pelos céus por mais de uma hora inteira. Porque, é claro, até as estrelas não resistem a uma audiência atenta e um camarote marítimo.
E então, para manter a tradição de grandiosidade cósmica, surge o famoso “episódio” conhecido como A Batalha de Los Angeles, que ocorreu nas primeiras horas da madrugada de 24 para 25 de fevereiro de 1942.
Meteram bala nos objetos!
Na madrugada de 24 para 25 de fevereiro de 1942 (quase três meses após o ataque a Pearl Harbour, no Havaí), um objeto não identificado foi alvejado no sul da Califórnia. Ao acordar com as sirenes e disparos, toda a população da região olhou para cima e viu uma estranha aeronave sob a mira dos holofotes. Foram disparados mais de 2 mil projéteis explosivos, com 5 kg cada, que caíram de volta na cidade– matando seis pessoas. Apesar do ataques, o OVNI não revidou e foi em direção a Long Beach até ser perdido de vista. Sem certeza da origem da aeronave, o governo presume que fosse japonesa. No dia seguinte, os militares também afirmaram publicamente que o objeto era um balão meteorológico. Será? Mesmo sendo alvejada, a aeronave não pareceu ser danificada ou mudar seu padrão de voo para evitar ser atingida.
Um dos primeiros relatórios estadunidenses sobre o fenômeno, datado de outubro de 1943, afirma que B-17s em missão de bombardeio foram aproximados repentinamente por dúzias de pequenos discos prateados sobre Schweinfurt, Alemanha. Os objetos tinham cerca de 2,5 cm de espessura e 10 cm de diâmetro. Um dos tripulantes de um dos bombardeiros viu um dos objetos atingir a cauda de uma das aeronaves, mas nenhum efeito foi provocado no avião.
Charles R. Bastien, da Força Aérea estadunidense teve um encontro com foo fighters sobre a região da Holanda e Bélgica. Ele os descreveu como “duas luzes obscuras em altas taxas de velocidade que podiam mudar de direção rapidamente”. Ao se relatar após a missão, seu oficial de inteligência lhe disse que dois pilotos da RAF em voo noturno reportaram o mesmo. Posteriormente, foi publicado em jornais britânicos.
Por volta das 21h de uma noite de setembro de 1944, em Antuérpia, Bélgica, um soldado canadense observou uma esfera luminosa no céu indo em direção da fronteira. Ele estimou que o objeto não deveria ter mais que um metro de diâmetro e parecia ser feita de vidro fumê. A esfera emitia uma forte luz que parecia vir de seu interior. Nenhum som foi ouvido. Menos de um minuto depois, outras cinco esferas aparentemente iguais foram avistadas pelo soldado na mesma rota.
Em 27 de novembro de 1944, nos ares próximos a Speyer, às margens do rio Reno, Alemanha, os estadunidenses Henry Giblin e Walter Cleary, viram uma bola de luz. O objeto estava a cerca de 400 km/h e a cerca de 500 metros acima do avião. Decidiram perseguí-lo e informaram a estação de radar no solo sobre o fenômeno, que afirmou não estar detectando nada. O radar da aeronave começou a apresentar problemas, levando-os a abortar a missão e a retornar à base.
No dia 12 de agosto de 1942, o sargento Stephen Brickner, da Primeira Divisão da Marinha, estava voando em formação sobre a ilha de Tulagi, ao sul das Ilhas Salomão. Por volta das 10h horas, uma formação de pelo menos 150 foo fighters voavam a uma altura incrível, bem acima das nuvens e sobre a esquadrilha. Brickner achou muito difícil serem máquinas japonesas ou alemãs. Não houve confronto, até porque seria impossível atingí-los pela enorme altitude em que se encontravam. Eles pareciam ser esféricos, de cor cinza metálico e giravam em torno de seu próprio eixo.
O piloto de carreira da USAF Duane Adams frequentemente relatava que havia testemunhado duas ocorrências de uma luz brilhante que voou junto à sua aeronave por cerca de uma hora antes de ascender rapidamente ao céu.
Os dois episódios foram noturnos, sobre o sul do Pacífico e contaram com o testemunho de toda a tripulação. O primeiro foi pouco depois da I Guerra com um bombardeiro B-25. O segundo ocorreu no início dos anos 1960 com um avião-tanque KC-135.
Apenas os EUA fizeram mais de 300 relatos de foo fighters na época da guerra. E os foo fighters não eram presenciados apenas sobre a Europa. O fenômeno foi registrado também no Extremo Oriente, sobre o Japão e sobre a Lagoa de Truk. Há relatos de avistamentos pelas tripulações dos bombardeiros B-29 sobre o Arquipélago Nipon. Os foo fighters também preocupavam a Luftwaffe (força aérea nazista). Os alemães teriam visto os foo fighters pela primeira vez em 1943, quando relatórios começaram a chegar ao Estado Maior Superior do Exército do Ar da Alemanha. No ano seguinte, foi criada pelo alto comando militar a Base Especial Nº 13 (Sonder Büro Nr. 13), um programa secreto de investigações formado por oficiais de aviação, engenheiros aeronáuticos e conselheiros científicos. Oculto sobre o nome de Operação Urano, tinha o objetivo de coletar, avaliar e estudar os relatos de observações dos pilotos sobre estranhos objetos que apareciam voando próximo aos aviões alemães.
As hipóteses do mistério
Diversas teorias já foram propostas na tentativa de elucidar o fenômeno dos “foo fighters”. No âmbito ufológico, uma conjectura intrigante aponta para a possibilidade de que esses objetos sejam sondas extraterrestres, aparelhos diminutos desprovidos de tripulação, cujo controle ou programação seriam operados por uma inteligência residente em um ponto remoto do Universo.
Por outro lado, a comunidade científica também apresenta teorias mais amplamente aceitas, de natureza natural. Entre elas, uma das que ganha destaque nas literaturas especializadas é a teoria do fogo de santelmo, anteriormente mencionada.
A explicação de Howard W. Blakes, editor científico da Associated Press, em uma entrevista de rádio datada em 1º de janeiro de 1945, ressoa nesse contexto. De acordo com esta concepção, as luzes naturais seriam geradas pela indução eletrostática nas asas e extremidades das aeronaves. Importante destacar que, por sua natureza não material, tais fenômenos não seriam detectáveis pelos sistemas de radar, como frequentemente é observado nos relatórios militares.
Outra teoria correlata sugere a possibilidade de raios em forma de bola, conhecidos como descargas elétricas luminosas esféricas. Apesar de ainda haver lacunas no entendimento científico acerca deste fenômeno natural, sabe-se que ele ocorre na atmosfera, desprendendo-se de nuvens e atingindo momentaneamente o solo antes de dissipar-se rapidamente. Contra essa hipótese pesa o grande volume de casos em que os objetos fizeram manobras evasivas inteligentes, escapando de artilharia e desviando de aeronaves. E claro, m raio bola não pode ser abatido como o caso do Foo Fighter derrubado na Alemanha.
Enquanto as teorias variam, é crucial que a pesquisa e a análise meticulosa persistam a fim de elucidar a natureza desses enigmáticos “foo fighters”. O rigor científico é essencial para a compreensão completa desses eventos, considerando tanto as perspectivas ufológicas quanto as explanações embasadas na ciência convencional.
Havia também uma hipotese que se baseava em “são alucinações” – No entanto, esse tipo de hipótese não explica como as alucinações saíam em filmes e fotos da própria Força Aérea.
No mês de abril do ano de 1945, a Marinha dos Estados Unidos (United States Navy, USN) deu início a uma série de experimentos voltados para a compreensão das ilusões visuais em aviadores durante as operações noturnas. Este esforço inaugural desdobrou-se no projeto X-148-AV-4-3 do Birô de Medicina (Bureau of Medicine, BUMED), um pioneiro em pesquisas acerca da vertigem experimentada por pilotos. O que talvez seja ainda mais surpreendente é que essa iniciativa foi impulsionada por uma série de incidentes peculiares reportados por aviadores que ocorreram durante as horas noturnas.
No centro desse projeto estava o Dr. Edgar Vinacke, um psicólogo de voo proeminente. Seu esforço culminou em um artigo de grande importância intitulado “The Concept of Aviators’ ‘Vertigo’”, publicado em 8 de maio de 1946 na Escola Naval de Medicina de Aviação dos Estados Unidos (U.S. Naval School of Aviation Medicine). Nesse artigo, ele abordou a necessidade premente de desenvolver uma estrutura coesa e sistêmica para a epidemiologia da vertigem em aviadores.
O Dr. Vinacke observou:
“Pilotos frequentemente carecem de informações substanciais sobre o fenômeno de desorientação espacial. Consequentemente, são frequentemente expostos a informações fragmentadas, imprecisas e desorganizadas. Eles confiam amplamente em suas próprias experiências pessoais para complementar e interpretar as tradições em torno da ‘vertigem’ que lhes são transmitidas. Quando um conceito é derivado de relatos consolidados e abrange necessidades práticas, isso pode resultar em um senso de mistério. Quando se trata de questões de ‘vertigem’, a maioria dos fatos permanece desconhecida, dando espaço a uma grande dose de incerteza. Visto que pilotos não são observadores altamente hábeis do comportamento humano, frequentemente possuem uma compreensão vaga de seus próprios sentimentos. Como indivíduos ingênuos, eles encontram conforto em adotar um termo para abarcar uma variedade de eventos que, de outra forma, permaneceriam inexplicáveis.”
Este esforço científico pioneiro ofereceu uma visão esclarecedora sobre o mundo complexo das sensações e ilusões experimentadas por pilotos durante as operações noturnas, lançando luz sobre um fenômeno que até então permanecia em grande parte enigmático.
Armas nazistas secretas também foram levantadas como uma hipótese concreta do fenômeno foo fighter.
O autor Renato Vesco, engenheiro aeronáutico e escritor alemão, trouxe de volta a teoria da época da guerra de que os foo fighters eram uma nova arma secreta nazista em seu trabalho “Intercept UFO”, reimpresso em 1994 em uma edição revisada como “Man-Made UFOs: 50 Years Of Suppression” (“OVNIs feitos pelo homem: 50 anos de supressão”). Ele alega que os foo fighters eram minas aéreas lançadas do chão e guiadas automaticamente com propulsão a jato chamadas Feuerball (bola de fogo).
O dispositivo, “seria operado por unidades especiais da SS, tinha forma parecida com o casco de uma tartaruga e voava com jatos de gás que giravam como uma roda de catarina (fogo de artifício em espiral) ao redor da fuselagem. Tubos klystron em miniatura dentro do dispositivo, combinados a jatos de gás, criava a aparência de esfera brilhante. Um sistema de radar anti-colisão grosseiro assegurava que ele não iria se chocar com outro objeto no ar. Mecanismos em seu interior até o instruiriam a partir prontamente se fosse alvejado.” –Desculpa mas eu tenho muita dificuldade de acreditar nessa, tio.
Para Vesco, a Feuerball tinha dois objetivos. Sua aparência estranha na proximidade de um bombardeiro teria um efeito distrativo e disruptivo nos pilotos. Além disso, os objetos também teriam uma capacidade ofensiva: descargas eletrostáticas dos tubos de klystron interfeririam nos sistemas de ignição dos motores dos bombardeiros, fazendo com que os aviões caíssem – o que nunca aconteceu, é importante frizar.
Para outros autores, talvez os objetos fossem feitos apenas para atordoar os pilotos.
Embora não haja evidências concretas a favor da Feuerball, a teoria é levada a sério por outros autores e chega a ser apontada com a explicação mais provável em recentes documentários televisivos sobre as armas secretas nazistas.
Esta não explica, por exemplo, por que então os pilotos alemães também estariam confusos, relatando fenômenos estranhos?
Será que a Feuerball era tão secreta que nem eles teriam conhecimento? Ou seriam os relatos falsos? Se o serviço de inteligência inimigo os descobrisse, dificilmente acreditaria que os nazistas estavam por trás do fenômeno. Outro problema com essa hipótese é que os foo fighters continuaram a assombrar os pilotos DEPOIS do fim da guerra.
Os aliados também tentavam solucionar o enigma dos foo fighters. Para isso, criaram o Projeto Massey em 1943. Dirigido pelo tenente general Massey, o programa apurou, após um inquérito preliminar, que as luzes que circulavam no meio dos bombardeiros eram apenas flashes provocados para desorientar e assustar os pilotos – uma arma psicológica nazista. -Novamente, essa hipótese jamais explicou como eles saíam em fotos como esta e apareciam em radares:
Um ex-oficial da USAF – que, na época, preferiu manter-se no anonimato por ainda estar na USAF – fez uma declaração à revista nova-iorquina American Legion Magazine. Para ele, os foo fighters, provavelmente eram uma arma psicológica nazista.
Outros comentários de oficiais dos serviços de inteligência a American Legion sugeriam que os foo fighters eram aparelhos radio-controlados que os alemães enviavam para interferir nos radares aliados durante os bombardeamentos noturnos. Os militares realmente achavam isso ou tais declarações eram parte de uma iniciativa de contra-informação pública? Não se sabe.
Também nunca foi explicado que tipo de sistema de propulsão era usada pelos tais drones radiocontrolados.
Agente Duplo –
O Projeto Massey teve seus avanços. Um deles foi proporcionado por um agente duplo na Alemanha. O espião infiltrado entre os nazistas descobriu que os foo fighters não eram alemães pois os próprios nazistas cogitavam a possibilidade de serem dispositivos bélicos aliados. Em 1944, o Projeto Massey foi extinto pelos ingleses. O agente duplo inglês foi denunciado e executado pelos alemães na primavera daquele ano.
O mistério nunca explicado
Hoje, uma busca por Foo Fighters no Google provavelmente trará mais resultados para a banda de Dave Grohl do que para avistamentos de OVNIs em uma Europa devastada pela guerra, mas o efeito da primeira experiência real da América com discos voadores na grande mídia seria sentido por décadas. Apenas dois anos depois que a história do Foo Fighters na Europa ganhou as notícias, ocorreu o épico incidente de Roswell – inaugurando décadas de especulação sobre o governo tentando encobrir os restos de um disco voador.
Então, o que aqueles pilotos britânicos e americanos na Segunda Guerra Mundial realmente viram? Isso ainda é um mistério. Seus relatórios geraram uma série de manchetes exageradas que plantaram a semente de tais naves alienígenas nas mentes dos americanos, que então abraçaram a ideia quando os jornais publicaram histórias sobre mais discos voadores no Novo México alguns anos depois?
Claro, só porque essa é uma explicação razoável não significa que seja a única, e muitos continuam acreditando que fossem o que fossem os Foo Fighters eles pareciam estar interessados, talvez estudando nosso conflito global, e que o acidente perto de Roswell alguns anos depois foi só uma continuação dessa pesquisa.
Parece que, pelo menos por enquanto, não haverá consenso entre crentes e céticos sobre o assunto, mas isso não é o mais importante a sair dessa história. O mistério do Foo Fighters da Segunda Guerra Mundial permanece não apenas como um lembrete de que ainda pode haver algumas coisas que não entendemos, mas da coragem e heroísmo demonstrados pelos primeiros americanos e britânicos a subir aos céus sob o manto da escuridão, contando apenas com sua instrumentação para enfrentar bombardeiros, caças inimigos e em alguns casos, ficar frente à frente com o desconhecido.