A ilha dos coelhos, que era um dos segredos mais bem guardados do Japão agora atrai mais de 100 mil visitantes por ano.
Okunoshima é lar de centenas de animais selvagens. Os coelhos europeus percorrem a ilha, por isso é chamada de “Ilha dos Coelhos”.
Os animais fofos são sem dúvida a principal atração deste local, mas os turistas também são cativados pelo seu terreno relvado, mirantes e cais.
A apenas 15 minutos de balsa do continente, Okunoshima também possui um resort de praia – o Kyukamura Okunoshima Hotel – e um campo de golfe.
Mas Okunoshima tem um passado sombrio
A ilha desempenhou um papel fundamental durante a Segunda Guerra Mundial, pois foi o local de uma fábrica de gás venenoso durante grande parte da guerra química travada na China.
Entre 1927 e 1929, uma uma fábrica de armas químicas foi construída na ilha, e Okunoshima tornou-se o lar de uma fábrica que produzia mais de seis quilotons de gás mostarda e gás lacrimogêneo.
Anteriormente chamada de “Ilha do Gás Venenoso”, tornou-se desconhecida. O povo do Japão depois que ele foi deliberadamente removido dos mapas para manter em segredo as operações do governo.
Ruínas de antigos fortes e uma usina de gás ainda existem em toda a ilha, mas a entrada é restrita porque é muito perigoso para explorar.
Okunoshima atualmente abriga o Museu do Gás Venenoso, inaugurado em 1988 para educar as pessoas sobre o papel implacável da ilha na guerra.
Os coelhos
Acredita-se que os coelhos tenham sido trazidos para a ilha como cobaias para testes de armas químicas, levando à especulação de que os animais hoje são descendentes desses coelhos.
No entanto, alguns especialistas acreditam que as cobaias foram sacrificadas após o término das operações.
Apesar do número crescente, a caça aos coelhos é estritamente proibida e cães e gatos não são permitidos na ilha.
Havia também uma teoria de que um casal britânico trouxe os coelhos para a ilha, enquanto alguns dizem que a escola próxima os libertou em 1971. No entanto, devido à intervenção humana adicional, a ilha já está se tornando inabitável para os animais.
Embora testes químicos tenham sido realizados em Okunoshima, uma grande operação de descontaminação nunca foi realizada.
Como resultado, toxinas residuais contaminaram as águas subterrâneas, deixando os coelhos em grande parte dependentes dos seres humanos que lhes fornecem água engarrafada – e comida.