De tempos em tempos, rola uma explosão de algas verdes na China que gera imagens impressionantemente Gumps:
Tal explosão verde nas praias da China se deve às algas verdes Enteromorpha prolifera.
Em 2013, por exemplo, ela foi capaz de cobrir 28.900 quilômetros quadrados da costa! A enteromorpha felizmente é uma alga segura para os seres humanos, uma vez que não emite toxinas na água, coisa que muitas vezes ocorre com outros tipos de proliferação de algas no mundo.
Por outro lado, o tapete denso de algas não permite que a luz solar adentre a água, e essas algas também absorvem praticamente todo oxigênio disperso na área atingida, o que resulta em uma perda expressiva de vida marinha.
A alga também é um problema para todos os que se dirigem para os balneários em busca de uma prainha. O povo chega lá crente que vai dar um tibum e dá de cara com um monstruoso mingau verde. Olha o retrato da frustração do moleque:
A massaroca maciça de algas é um problema de ordem financeira também, uma vez que as autoridades chinesas gastam grana para organizar a limpeza com escavadeiras e pessoal, que recolhe as algas manualmente!
A razão para o desenvolvimento dessa massa multifilamentosa mais provável é a poluição. A poluição industrial de fertilizantes fosfatados, que é levada pelas chuvas para os rios e acabam no mar.
Essa fonte de alimentos estimula a produção das algas, quando ocorre de a temperatura da água e quantidade de luz serem ideais. Há uma explosão desses organismos, que vai gerar uma cascata de impactos ambientais das mais diversas ordens.
Essas fotos foram feitas na província de Shandong, perto de Qingdao. A massa de algas é uma das maiores registradas, e infelizmente, este é um problema que tende a aumentar, à medida em que os Chineses usam mais e mais fertilizantes fosfatados para tentar ampliar as taxas de produtividade no campo.
Outra grande explosão de algas ocorreu no ano de 2008, quando a massa verde abrangeu 5.000 milhas quadradas. Naquele ano, as algas custam à China US $ 30 milhões só em limpeza. E posteriormente geraram um custo extra de US $ 100 milhões à área da pesca.
A floração maciça dessas algas vem sendo estudadas desde 2007, quando ocorreu a primeira explosão. Acredita-se que elas são um resultado da combinação da poluição com uma mudança nas praticas agrícolas de algas ao sul de Qingdao.
É provável que o problema dessas algas não vá se resolver tão cedo.
Eu num entrava num mar de algas nem fodendo!
Tb fico imaginando que o Cthulhu pode estar bem ali esperando pra me comer.
Eu entraria numa boa sem titubear… :P
se essas plantas crescem rápido isso pode ser uma parada boa em outro lugar…
para animais comerem, vacas etc..
deviam testar nutrientes e calorias da planta
Provavelmente devem colocar isso em compostagem para gerar adubo orgânico. Também daria para usar em usina de gás para gerar energia.
Daqui a algum tempo eles começam a comer essa alga lá, vai entrar em extinção e nunca mais será um problema !
Só fazer uns bolinhos de alga e dar para os chinas comerem! :)