Achei por acaso esta imagem de um capacete que creio ser um capacete-radio russo dos anos 50.
Parece estranhamente bizarro e desconfortável de usar essa coisa. Para que será que isso era usado? Alguma exploração de campo secreta? Na época desse capacete, os radios eram trambolhos imensos, cheios de válvulas e fios. Tornar um radio algo portátil deve ter consumido grandes mentes com somas enormes de recursos. Quem diria que hoje um radio inteiro seria miniaturizado num chip pouco maior que um fio de cabelo?
BOm, mas se você acha esse capacete estranho, dá só uma olhada nesse capacete aqui.
O curioso é que se pararmos para pesquisar, vamos achar uma série enorme de estranhos capacetes e mascaras esquisitas que tinham as mais estranhas finalidades. Duvida?
Por exemplo: Dispositivo de leitura criado nos anos 50.
E que tal esta máscara de couro usada pelos pilotos (suspeito que na Primeira Guerra ou nos primeiros anos da Segunda Guerra Mundial)
De 1942 é este estranho traje, talvez um dos percursores do traje espacial moderno:
Em 1967, Walter Pichler criou essa obra de arte estranha, chamada de “Quarto Pequeno” (Protótipo 4) ao que parece tinha uma televisão dentro do capacete:
Nos anos 20 também surgiram coisas bem esquisitas, como esta trapizomba:
Trata-se de uma máscara de alumínio sobre o rosto que induz o sono, forçando a respiração quente para os olhos. Saiu na Popular Mechanics, de 1924.
Outra máscara esquisita da época eta este dispositivo em forma de gaiola que servia para a estranha pratica de mensurar o índice de beleza de uma mulher.
Também dos anos 20 é esta bizarra máscara usada para jogar tênis.
Na época da guerra, antes do aperfeiçoamento dos radares, era comum que operadores de escuta usassem dispositivos tão estranhos quanto escrotos.
Vixi!
Muito bom Phelipe!!! Quem sabe vc não faz também um post sobre os dispositivos que eram colocados na frente dos olhos das pessoas e emitiam luzes coloridas e piscantes com objetivo de arma ou tratamento médico! Abraço