Na nossa foto Gump do dia, um viaduto que liga nada a lugar nenhum e fica… Aqui no Brasil.
Bem no meio de uma floresta no estado de São Paulo, está uma grande estrada abandonada chamada Viaduto Petrobras.
É uma misteriosa estrutura de concreto que se surge da mata atlântica e desaparece abruptamente. A estrada fazia parte da rodovia litorânea que foi construída pelo governo brasileiro na década de 1950. Eventualmente, ela se tornou a estrada mais longa do Brasil , uma vez que se estende por quase 4.828 km de norte a sul. Mas o segmento que deveria conectar o Rio de Janeiro a São Paulo foi deixado sem ser construído.
Então, na década de 1970, o governo brasileiro reviveu o projeto alimentado pela ambição de instalar no Brasil uma usina nuclear. O governo primeiro pensou em construir uma estrada sobre as montanhas, mas executar o plano foi bastante desafiador. Em seguida, eles flertaram com a ideia de construir uma estrada que atravessasse a floresta. Mas as pessoas no poder perceberam que isso seria tão difícil, senão mais, do que seu primeiro plano. Finalmente, o governo decidiu construir uma estrada sobre a selva. A estrada traçaria um caminho existente construído pela empresa de gás Petrobras para que seus dutos pudessem ser facilmente acessados para manutenção. Foi assim que o viaduto ganhou esse nome.
A construção avançou apesar das condições hostis na área que tinha trabalhadores lutando contra o calor, os insetos e o desafio representado por árvores grandes. Foi um projeto ambicioso que, quando concluído, contornaria mais de48 km da estrada costeira entre Rio e São Paulo.
O viaduto de 300 metros fica a quase 40 metros de altura, acima da selva.
Uma crise econômica atingiu o Brasil bem no meio da construção do viaduto. Então o projeto foi interrompido. E agora é conhecida como mais uma estrada abandonada no meio da selva.
Coordenadas: -23,7388, -45,5494