Quem não se lembra desse lugar incrível que aparece no filme Indiana Jones e a última Cruzada? Petra é sem dúvida um dos lugares que eu gostaria de visitar. O lugar fica na Jordânia e é considerado patrimônio mundial pela Unesco e foi sagrada uma das novas sete maravilhas do mundo.
A região onde se encontra Petra foi ocupada por volta do ano 1 200 a.C. pela tribo dos Edomitas, recebendo o nome de Edom. Como a cidade se situava perto do Monte Hor, é muito possível que os horitas, um povo mencionado na Bíblia habitasse essa região ainda antes da chegada dos edomitas.
A região sofreu numerosas incursões por parte das tribos israelitas, mas permaneceu sob domínio edomita até à anexação pelo Império Aquemênida. A cidade de Petra era denominada Sela em edomita, nome que significa “pedra”, “penhasco” ou “rocha” nessa língua; o nome grego ????? – Pétra e latinoPetra – pedra, penhasco, é a tradução da palavra edomita.
Edom foi colonizada pelos Nabateus (uma das tribos árabes), o que forçou os Edomitas a mudarem-se para o sul da Palestina.
Só existe uma estrada para chegar em Petra, e o caminho se dá por estreitos desfiladeiros. Isso confere ao lugar uma magia própria, porque a construção feita por escavação na rocha, e ao chegar diante dela, que parece acesa pela luz solar direta sobre a pedra avermelhada, é preciso passar por uma área muito escura de desfiladeiros.
O lugar é comumente repleto de vendedores ambulantes tentando empurrar nos turistas toda sorte de quinquilharias. Há até vendedores de “relíquias”.
Uma coisa curiosa sobre Petra é que há mais para se ver que apenas o lugar onde Indiana Jones entrou. Ali estão outros túmulos de reis antigos também escavados na pedra com esmero.
Mas é Petra e todo seu glamour que impacta os visitantes. Pouco se sabe sobre Petra e sua história. Sabe-se que foi construída pelos nabateus há mais de 2000 anos, onde era uma parada importante na rota da seda à China e Índia. Petra foi uma enxurrada de atividades com caravanas de camelos que param frequentemente em rota para o Extremo Oriente. Ele permaneceu sob o domínio Nabateu até 100 dC, quando os romanos invadiram o lugar. Foi em algum momento do século 12, que Petra foi finalmente abandonada e deixada para a população local.
Surpreendentemente, Petra foi esquecida pelo mundo ocidental por séculos. Isso ficou assim até 1812 quando o lugar foi “redescoberto” pelo explorador suíço Johann Ludwig Burckhardt .
Indiana Jones e a Última Cruzada .
Muito do que sabemos sobre Petra é especulação. O “Tesouro” foi chamado assim porque acreditava-se ter tesouros escondidos dentro do complexo. Ao que parece, inventaram essa história (os boatos dizem que há uma urna esculpida cheia de ouro na parte alta da fachada) para justificar uma pratica ridícula dos beduínos, que era usar as esculturas como alvo de tiro ao alvo. Eles costumavam disparar na fachada, porque eles acreditavam que o Faraó colocou seu ouro e tesouros lá. Você ainda pode ver os buracos de bala em sua fachada hoje em dia.
Se não me engano, os Transformers também estiveram nesse local.
Mas daí foi ridículo!
Muito bonita a fachada.