Aqui está uma fotografia incrível. Algumas aves, como andorinhas e estorninhos, formam grandes bandos que se movem de maneira coordenada, formando enormes “clusters” de animais. Geralmente esses bandos se organizam em padrões matemático-caóticos, gerando manchas flutuantes bem interessantes que são alvo de pesquisas na área da geometria e da lógica.
Recentemente, um grande bando de estorninhos que estava sendo fotografado chocou o fotógrafo ao assumir, por uma breve fração de segundos, a forma de um enorme passarinhão. Isso é algo que a gente vê em desenhos animados, mas foi real. Essa capacidade humana de reconhecer objetos, rostos, formas específicas em padrões aleatórios se chama “pareidolia”. Os pássaros, é claro, não fazem a menor ideia que formaram esse desenho, mas é uma daquelas fotos únicas, de “tirar o chapéu”.
O felizardo do clique é o fotógrafo James Crombie capturou os pássaros em Lough Annell, no condado de Westmeath, na noite de terça-feira. Suas imagens de tirar o fôlego mostram estorninhos mergulhando e mergulhando em uníssono, formando o contorno de um pássaro acima da água. O fotógrafo fez cerca de 50 viagens ao lago até capturar este momento incrível. Valeu o esforço!
“Os pássaros, é claro, não fazem a menor ideia que formaram esse desenho” Será que não? A natureza sobejamente dá mostras de inteligência para além da humana. Veja o caso das lagartas processionárias ( Thaumetopoea pityocampa) que se prolongam em fila indiana para ‘mostrar’ ao possível predador que elas são um único indivíduo grande, difícil de engolir!