Nossa foto Gump de hoje é esta incrível imagem de um festival anual que ocorre na Índia que é marcado pelo uso de corantes em meio a multidões em frenesi.
Holi, também conhecido como Phagwah (ou Bhojpuri) e o “Festival das Cores”, é um festival anual da primavera hindu.
Existem diferentes versões da origem do feriado, que está associada a diferentes regiões da Índia. A versão mais antiga e famosa é o mito hindu sobre como Shiva queimou Kama com seu olhar. Além disso, na parte norte da Índia, a origem da tradição de celebração está associada às lendas de Krishna e seus jogos com as gopis. No entanto, na maioria das vezes acredita-se que o feriado tem suas raízes no mito hindu sobre o oponente de Vishnu – a demônio Holiki, cujo nome está diretamente relacionado ao nome do feriado e cuja efígie é queimada em um fogo festivo.
O festival ocorre no início da primavera e dura dois ou três dias no final de fevereiro – início de março. No calendário hindu, Holi geralmente cai na lua cheia (conhecida em hindi como Phalgun Purnima ou Poornmashi). No primeiro dia do festival, mais perto da noite, é feito um fogo para queimar uma enorme efígie ou árvore decorada, simbolizando a queima de Holika, e o gado é conduzido através do fogo e andando sobre brasas. No segundo dia, conhecido como Dhalundi, e no terceiro dia, os participantes do festival organizam uma procissão até o anoitecer, regando uns aos outros com pó colorido, derramando água colorida e lama. O ritual do feriado contém elementos orgiásticos.
Uma bebida especial de tandai também é preparada, guarnecida com bhang e contendo uma pequena quantidade de maconha. O acompanhamento musical é realizado usando dholi e outros instrumentos tradicionais indianos.