Como a grande maioria das fotografias de Ufos são fora de foco, distantes ou borradas pela velocidade, (já expliquei as razões disso em posts anteriores) essas novas fotos que surgiram no México se destacam. As três fotos divulgadas nas redes sociais em agosto de 2022 mostram um corpo escuro em forma de disco pairando no ar a baixa altitude.
A foto é de boa qualidade e você pode ver o reflexo de luz da “placa”. Indica-se que as fotos foram tiradas em 17 de agosto por um mexicano chamado Juanito Juan, em algum lugar da zona rural de Tamaulipas.
Todas as três fotos mostram o OVNI em diferentes posições, incluindo uma forte inclinação, então parece que o objeto foi filmado em movimento.
Realmente as imagens tem uma melhor qualidade, mas em momento algum na história, a qualidade de uma imagem foi atestado de veracidade.
Philipe, o que faria uma imagem ser incontestável? O que precisaria ser/ter pra ser uma resposta definitiva?
Toda imagem é contestável. Incuindo videos.
O problema da imagem é que você pode jogar uma panela para cima, fotografar e numa perícia, sua foto de um disco voador será considerada autêntica. Isso porque nenhuma perícia do universo (fora as pericias bostas da Revista Ufo) pode atestar que um disco voador fotografado é uma nave real. Nenhuma. Uma perícia fotográfica busca evidências apenas de fios de nylon, de manipulação artificial da imagem usando espelhos, dupla exposição, reflexos, miniaturas, 3d, e etc. A pericia DA FOTO, isso é, do eventual negativo ou do Exif em caso de fotos digitais apenas pode dar pistas das condições do objeto em si que é a evidência fotográfica. Por isso que foto não é prova e nem nunca será. Uma panela jogada para cima e fotografada é uma foto autêntica. Isso geralmente confunde as pessoas, que interpretam essa positivação como uma chancela de que o objeto da foto é uma nave extraplanetária com aliens dentro.
O uso de videos e fotos na pesquisa ufologica vai à reboque da investigação do caso ufológico sendo pesquisado. Fotos que surgem do nada, são enviadas anonimamente, ou cuja “fonte” não pode se revelar por uma conspiração, são em grande parte, se não no todo, bullshit.
É o caso que transfere o peso para a evidência fotográfica. Por exemplo, nas luzes de Phoenix. Os videos desse caso tem crédito por seres feitos simultaneamente por pessoas que não se conhecem, num evento observado por milhares de pessoas, que ocorreu atravessando diversas outras cidades. è nesse tipo de caso que as fotos e videos contribuem.
MAs fotos como esta desse post (provavelmente uma trucagem, foto de tampa de panela ou como já estão dizendo, imagem gerada por Inteligência artificial) para a questão da apuração e investigação não são nada, porque não estão atrelados a um caso. Elas servem mais como objetos de atração de interessados no tema, discussão, para engajar artigos de opinião, e atrair leitores, como é meu caso, hehehe ($$$)
Entendi total! Só se tivessem mais fotos (ou vídeos), do mesmo momento (uma troca de luzes, uma decolagem, uma movimentação característica), tiradas de diferentes locais e ângulos, né? Se bem que nem assim, kkkk
Philipe, com relação a questão das fotos tremidas, sem foco e tal, qd puder assista a um vídeo do Carlos Mendes, no canal do YT “Afinal o que somos nós”. Ele estava fazendo uma filmagem, em alta definição, e durante o processo de edição do vídeo percebeu um ovni na gravação. Como a filmagem foi feita em alta resolução, foi possível aproximar, ampliar e melhorar a imagem do objeto que aparecia ao fundo. O resultado foi muito interessante.
Se puder assistir depois conte o que achou. Vc faz observações muito pertinentes. Vlw
eu adoro este canal. Ja vi um montão de videos de lá. Esse não estou me lembrando. Vou procurar.
É, Philipe, por isso não largo teu canal!
Poucos tem essa capacidade de não se deixar enganar por uma mera imagem!
Realmente, a foto está boa, mas a julgar pela aparencia, posição e escala com relação à casa que tem 2 referencias circulares, isso aí me parece mais uma calota de caminhão, daquelas meio cromadas, jogada para cima e fotografada do que um disco voados (se bem que uma calota jogada para cima é um disco e está voando!).