domingo, dezembro 22, 2024

Fotos no jardim zoológico

Estive hoje no Zoológico do Rio com minha cunhada e meus sobrinhos que vieram da Espanha e me impressionei com duas coisas. Uma é a péssima conservação. Havia muita sujeira. Lixeiras estavam superlotadas, transbordando lixo, que atraía abelhas e moscas.

A outra é quantidade enorme de jaulas, tanques e seções interditadas, com precárias placas de “em manutenção”.

A entrada eu achei barata. Custa R$6,00 a de adulto. mas uma vez lá dentro, é triste constatar que o Zoológico do Rio parece ir mal das pernas. Sobretudo porque o Rio é, como os políticos adoram arrotar para a mídia, “a bola da vez” do turismo.

Embora os animais que estão lá pareçam bem nutridos e com boa saúde, há questões que seriam simples de se resolver, mas parece que neguinho está “tomando Activia com Jhonny Walker” para elas.

Um dos problemas mais idiotas que eu pude notar é que a grade da jaula dos felinos, uma atração garantida em tudo que é zoológico é tão grossa e numa trama tão fechada que parece ser proposital para que o visitante não consiga fazer boas fotos dos animais.

Photobucket

Se for isso, é o cúmulo supremo da babaquice, uma vez hoje em dia, todo mundo já vê esses bichos em alta resolução no Discovery e similares.

Eu penso que o resultado disso é pior para o próprio animal. Diariamente, milhares de pessoas, se acotovelam com celulares apontados na cara do bicho, tentando colar a lente na grade e assim conseguir uma foto em que se veja alguma coisa além das barras.

Aí eu pergunto: qual seria a complexidade de colocar uma porcaria de um blindex na frente da jaula e arrancar fora aquelas telas e barras?

Photobucket

Eu espero sinceramente que haja um maciço investimento no zoológico do Rio, para que resulte em uma melhor qualidade na manutenção do cativeiro daqueles pobres animais.

Seja como for, um passeio no jardim Zoológico é sempre legal, sobretudo quando o dia está bonito, como foi hoje.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Não deu para fazer muitas fotos, porque chegamos meio tarde, ainda fomos almoçar lá dentro – num restaurante que parecia bem caído em termos estéticos, embora a comida fosse boa e suficientemente farta para ser compatível com o preço cobrado.

Photobucket

Outra coisa que me chamou a atenção foi o comportamento absolutamente inapropriado e extremamente mal educado de muitas pessoas. Não foram casos isolados, mas uma constatação de que o Rio está repleto de pessoas sem a mínima noção do ridículo. Alguns adultos chegam ao extremo de fazer macaquices, dar estranhos berros e agir de formas bizarras na tentativa de atrair a atenção dos animais, que impassíveis, assistem ao show dos visitantes com a aparência resignada de quem assiste pela milionésima oitava vez ao mesmo show de palhaços.

Photobucket

Em alguns casos, desobedecendo as placas que pediam não alimentar nem gritar, os adultos incentivavam as crianças a agir como foragidos de hospício.

Eu achei graça quando vi um orangotango aplaudir os visitantes que ensandecidos, repetiram o ato, sem sequer compreender a complexidade e o refinado humor daquele símio.

Photobucket

Eu usei a câmera da Nivea para fazer o que eu mais gosto, algumas fotos de bichos com o obsceno zoom dela. Em vários momentos eu me arrependi de não ter levado o tripé, porque é difícil estabilizar a imagem com o movimento de crianças pulando e berrando ao redor das grades.

Photobucket

Photobucket

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos similares

Comentários

  1. Aqui na minha cidade o zoo tem entrada gratuita, o que é um absurdo penso eu, pq tira a dignidade dos bichos e só entra pessoas desse tipo que vc citou que fica gritando e enxendo a paciencia dos animais, teria que cobrar algum valor de entrada, mesmo que seja simbólico para as pessoas darem valor e respeitarem, sou de Americana – SP

  2. “Uma é a péssima conservação. Havia muita sujeira. Lixeiras estavam superlotadas, transbordando lixo, que atraía abelhas e moscas.
    A outra é quantidade enorme de jaulas, tanques e seções interditadas, com precárias placas de “em manutenção”.” – Infelizmente não é só no Rio Sr gump :( Vocês devem conhecer o caso do zoológico aqui de Goiania onde animais estão morrendo todos os dias.

    “Se for isso, é o cúmulo supremo da babaquice, uma vez hoje em dia, todo mundo já vê esses bichos em alta resolução no Discovery e similares.” – É pra impedir que idiotas coloquem seus filhos próximo à grade e possam ser puxados para dentro. As grades são próximas para impedir que a garra dos felinos possa passar (acho).

    “qual seria a complexidade de colocar uma porcaria de um blindex na frente da jaula e arrancar fora aquelas telas e barras?” – A complexidade seria que teria que haver limpeza semanal do blindex, o que não precisam fazer com a grade. E, limpeza, não é o forte do pessoal de lá heheh

    “Eu achei graça quando vi um orangotango aplaudir os visitantes que ensandecidos, repetiram o ato, sem sequer compreender a complexidade e o refinado humor daquele símio.” – ahahehaeahehaeh

    Enfim, eu sou um dos caras a favor da extinção de zoológicos. É muito gasto pra prefeitura e sofrimento pros bixos só pra satisfazer umas poucas pessoas que vão lá (grande parte de imbecis, como você falou).

    Os poucos “prós” não compensam os “contras”.

    Existem outras soluções pra mostrar animais ao público.

    Outra coisa: como já disseram acima, preço baixo de ingresso é um absurdo. Se quer ter um zoológico, cobre caro e dê dignidade aos bixos.

  3. Rapaz, fui no Rio no final de 2009 e passei no Zoo. Realmente tudo o que vc disse aí procede, principalmente no povo que se comporta que nem maluco e tb na grande qtde de jaulas vazias. Teve uns macacos que jogaram bolinhas especiais nos visitantes que estavam fazendo arruaça.

    E como disse o amigo aí em cima, aqui em Goiânia o Zoo virou uma vergonha.

    Minhas rápidas observações de lá: http://goo.gl/z2Ez
    E algumas fotos:
    http://goo.gl/Ox5x
    http://goo.gl/9JHU
    http://goo.gl/i35m
    http://goo.gl/P46Y
    http://goo.gl/KyC9
    http://goo.gl/r5RN

  4. Eu fui no zoológico do Rio num passeio escolar há muito anos atrás, quando ainda morava lá. Naquela época ele era bem cuidado e lembro que me diverti muito lá. Uma pena que a situação esteja assim agora.

  5. Acho que a idéia de um zoológico é muito ruim, com todo o sofrimento dos animais e bablablá. Masputz, que dá umas fotos lindas, dá =D

    o que eu (que leio esse blog há anos e nunca comento) vim aqui comentar, é que eu tava dando uma lida no artigo de sei lá, centopéias, e acabei chegando no de criptozoologia, que eu aposto que é um conceito com o qual vocÊ está familiarizado. Seria bacana ver um post seu sobre esse ramo da ciência em si, então fica aí a proposta.

    (acabei de lembrar que eu tava no terra vendo um artigo sobre o pênis da lula (q)e acabei indo pesquisar a lula gigante e a lula colossal, que ninguém sabe como se reproduz(em?).)

    beijinhos. :D

    • Ótima dica Rayssa. E comente mais. Eu gosto de ler comentários dos leitores que sempre lêem mas nunca comentam. geralmente os leitores com este perfil mandam bem nos comentários.

  6. Fala Philipe, blz? Meu sócio aqui na empresa foi esse final de semana no Beto Carreiro World e disse que o zoológico de lá é simplesmente fantástico, bem estruturado, muito bem limpo e cuidado. Os animais, apesar de ele não ser nenhum veterinário, pareciam muito bem cuidados também. Não sei se sou a favor ou contra zoológicos, mas que o bicho precisa de espaço, precisa. Ele comentou inclusive que as pessoas (acredito que por causa do preço da entrada) eram civilizadas e havia uma passarela que permitia ver a jaula de cima, sem proteção nenhuma entre ele e o bicho e que enquanto estava lá, ninguém jogou ou “derrubou sem querer” nada pra dentro da jaula (embora sempre exista o risco).

    Abraço.

  7. Como tudo que é público, quase sempre deixa a desejar. Como alguns postaram, pra que serve um zoológico, cientificamente? Com a tv a cabo, pode-se ver os animais em seus habitats, sem a necessidade de confiná-los para exposição. Se é para mante-los, que fosse então em lugares adequados, limpos com boa infraestutura para os animais, em primeiro lugar e para as pessoas que devem pagar um ingresso que sirva para custear a instituição. Um ingresso até um pouco caro, para que qualquer “pela saco” entre para sacanear os bichos. Cada dia mais me certifico que a maior praga do planeta se chama Homo Sapiens Sapiens. Que chegue 2012!

    Abraço a todos.

    • Mario, os zoológicos são instituições antigas, anteriores à Tv. É uma coisa do tempo em que para se ver um animal selvagem, era necessário entrar na floresta. O mundo mudou para melhor em relação ao conhecimento e ao respeito aos animais. Meu pai mesmo diz que no tempo dele, quando você via um passarinho na janela, seu instinto era pegar uma pedra e jogar no passarinho. Hoje a coisa – felizmente- melhorou um pouco. Por mais que haja afrontas à lei ambiental, equívocos e situações vexatórias para o ser humano, já existe uma percepção de respeito bem maior com relação aos animais.
      Eu entendo a existência do zoologico para manter esses pobres animais que por vários motivos, já não podem mais ser reintroduzidos em seu habitat. Por exemplo, filhotes de urso rejeitados como aquele urso polar. Ou animais órfãos encontrados na beira de estradas, que estariam fadados à morte se o ser humano não intervisse. Ou aqueles que precisam de um local passageiro para recuperação, como os pinguins que acabam sendo trazidos, fracos e debilitados por correntes marítimas. E também os animais apreendidos que já não tem como ser reintroduzidos na natureza.
      Por exemplo, eu penso que animais num zoológico estão melhores do que num circo.

      • Visto assim, é válido. Mas, para aí. Retirar os bichos de seu lugar para serem atrações num zoo é mesmo coisa do seculo 19. Mesmo assim, com a educação dos nossos cidadãos, a visitação deveria ser restrita ou que haja uma segurança que retire os muquiranas que adoram fazer tudo ao contrário. “Não alimente os animais”. E eles jogam amendoim, cachorro quente, queijo coalho pros bichos. Aí, tem que ter saco de elefante…

        Abraço a todos.

  8. Eu fui no Zoo do Rio poucos dias depois desse post e fiquei pasma com algumas coisas:
    – A FALTA DE NOÇÃO DOS PAIS das crianças que, ao invés de não permitir que os meninos gritem, TAMBÉM BERRAM louca insanamente pelo Zoo sem parar [I-NA-CRE-DI-TÁ-VEL!!];
    – O stress dos bichos. Cara, eu nunca vi um tigre tão estressado a ponto de jogar um líquido e abanar a cauda como eu vi. Descobri depois que é o stress MAIS EXTREMO q um felino pode demonstrar;
    – Alguém me explica POR QUE MEUS DEUSES [!!!] a jaula do tigre fica DE FRENTE pra um inferno de parque infantil??? NUNCA fui num lugar com aquela gritaria do capeta, um inferno!! E o bem estar animal?? CADÊ???

    Esse Zoológico é o cúmulo do absurdo!

    • É verdade. E se dissessem que era falta de espaço, né? Mas no Rio tem espaço de sobra.
      Eu penso de forma meio radical quanto a certas coisas. Essa é uma delas. Melhor seria não ter zoológico. Agora quer ter? Então que FAÇA A PORRA DIREITO. Construa um mega complexo tipo o zoo de San Diego lá na zona oeste, pô. Falta de grana não é, já que pra trapizombas inúteis como a tal da cidade da música tem dindim.

  9. Sem me ater aos comentário dos outros colegas só quero dizer que isso é geral. Certa vez estive em Curitiba visitando o Jardim zoológico de lá. Naquela época até que era bem cuidado, mas ainda assim havia muitos pontos negativos como alguns destes citados no post acima.
    Resta saber quem é o animal: quem está dentro ou fora das gaiolas?….kkkkkkk
    Como é que pode o “MANÉ” ficar fazendo “micagem” pra macaco…hahaha!
    E ainda por cima foi “aplaudido’ pelo macaco hahaha!
    Como são otários!
    Lembra do filme “o planeta dos macacos”? No fim os humanos é que ficavam dentro das jaulas do zoológico dos macacos. kkkkkk!
    Assim caminha a humanidade!rsrsrs!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Darwin Awards: Xamã alega que seus poderes o protegem de ser comido por crocodilos....

Foi dar uma de poderosão e levou ferro. O video é chocante e revela o quanto crendices podem ser prejudiciais à saúde humana.

Paranormalidade: Ex-Medium da CIA encontra corpo de criança com visão remota

Casos intrigantes ou meras coincidências? Esses relatos mostram que ainda não conhecemos os limites da percepção humana