HD sólido, já ouviu falar?

iramcard | Arte | 3d, animação, DDR, efeitos especiais, hd solido, Lightwave, Max, Maya, memórias, photoshop, Softimage, windows, XSI
Um Hd sólido é basicamente uma placa que você espeta na entrada PCI da sua maquina. Esta placa
comporta até 4 GB DDR e conecta a contraladora onboard SATA da placa mãe por meio de um cabo, como se fosse um HD mesmo. Na placa PCI tem os conectores para os módulos de memória. O segredo é que para a placa pensar que é um HD ela usa uma bateria para manter os dados na memória, afinal a memória é volátil.

Você que é leigo e usa apenas word e excel deve estar pensando: “Grande merda! Quem quer gastar os tubos em quatro pentes de 1 gb para ter apenas 4 gb de memória se com o preço de um único pente de boa qualidade eu compro dois Hds convencionais?”

A explicação é simples e banal: Porque a memória é pornográficamente mais veloz que o Hd. Então eu pego o meu Hd sólido e coloco o windows para jogar o arquivo de swap ( paginação) no Hd sólido deixando meu computador como uma nave espacial.
Isso é especialmente útil para uso de 3D, porque a maquina funciona enviando os dados para serem processados. Quando a memória esgota, o windows começa a gravar os dados da fila num arquivo no Hd. Estes arquivos vão sendo gravados e lidos e isso gera lentidão no processo de render. Isso se chama paginação. Se você só usa aplicação leve, tudo vai para a memória e quase nada é jogado na paginação. Se o seu arquivo é grande, como imagens de photoshop com muitos layers e alta resolução o windows começa a fazer paginação igual doido.
Para o uso em games, não é algo muito vantajoso.
Espera-se que até o fim do ano novos hds de estado sólido usando memórias de 2 gb dual channel consigam bater os dez gb de espaço. Tornando o que já é rapido em algo muuuuito mais rápido. Rumo ao tera!
Veja mais sobre este brinquedinho

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

  1. Olá,
    Entrei no seu blog e achei muito interessante. Eu tb tenho um blog (http://inexistentman2.wordpress.com) e gostaria de fazer uma parceria com vc. Na verdade uma troca de botões. Vc colocaria um botão meu no seu blog (o código do botão está no meu blog) e eu colocaria um botão seu no meu blog. Tenho certeza que ambos saíriamos ganhando!

    Um abraço, e aguardo resposta.

  2. Ao meu ver esse “HD Sólido” é totalmente inútil.. esse argumento de que colocar o arquivo de swap nele deixa o pc mais rápido é batido pelo fato de que o windows só pagina no HD quanto FALTA MEMÓRIA… então você pega esses 4 GB e usa como memória RAM mesmo que o resultado é igual, senão melhor… voilà

    :D

  3. Grande Philipe vejo que vc gostou bastante do HD de estado sólido que esta até compartilhando a idéia com o pessoal… mas assim, no final o que vc quis dizer com “bater os dez mega de espaço” na frase:
    “Espera-se que até o fim do ano novos hds de estado sólido usando memórias de 2 gb dual channel consigam bater os dez mega de espaço.”???
    Cumprimentos Gustavo M.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

Miniaturas que custam mais caro que carros de verdade

Essas miniaturas incríveis vão te chocar pela absoluta precisão e qualidade, mas também pelo seu preço. Seu valor é de um carro real.

Os melhores 30 filmes com extraterrestres

Cinema é uma coisa legal. existem filmes de todos os tipos. Os engraçados, os tristes, os emocionantes, os de ação, etc. Mas tem um gênero de filme que eu gosto muito que é o...

Petrov: 5 curtas que farão você ficar de queixo caído

Alexander Petrov é um artista que desafia a compreensão. Capaz de pintar filmes inteiros apenas usando os dedos e tinta à óleo sobre vidro...