Como te tempo que não faço um post de lugares gumps, que tal um aqui “perto”? Trata-se de um oásis, que ao primeiro olhar poderia parecer estar em pleno deserto do Saara:
Huacachina, Peru
Huacachina é uma vila que se localiza na região sudoeste do Peru. Essa vila foi erguida ao redor de um pequeno oásis que parece até fake. O que impressiona é a altura das dunas. Está localizada na província de Ica, a cerca de cinco quilômetros da cidade de Ica, no distrito de mesmo nome.
Huacachina tem uma população permanente de cerca de 100 pessoas, embora hospede muitas dezenas de milhares de turistas a cada ano. Huacachina foi construída em torno de um pequeno lago natural no deserto. Chamado de “oásis da América”, ela serve como um resort para famílias locais da cidade vizinha de Ica e cada vez mais como uma atração para turistas atraídos pelos esportes de sandboard e passeios de bugre em dunas de areia que se estendem várias centenas de metros de altura.
Uma lenda local diz que a lagoa foi criada quando uma bela princesa nativa foi presa durante um banho por um jovem caçador. Ela fugiu, deixando a piscina de água em que ela se banhava tornar-se a lagoa. As dobras de seu manto, que se contorciam atrás dela enquanto ela corria, tornaram-se as dunas de areia ao redor da lagoa. E a própria mulher viveria no oásis como uma sereia.
Esse lugar quase foi pro saco, quando proprietários privados próximos ao oásis instalaram poços, o que reduziu o nível de água no oásis. Para compensar esta perda de água e preservar o oásis como um destino esteticamente agradável para os turistas, a cidade iniciou um processo artificial de bombeamento de água para o oásis, recompondo o lençol freático.
Acho curioso como a América do Sul tem lugares incríveis pouco conhecidos. Um belo destino de viagem para fotos.
Estes locais “pertinhos” da gente, são sempre muito surpreendentes, a América do Sul tem diversos destinos fodas, porém grande parte das pessoas optam por Europa ou América do Norte…
Massa…