Nikolai Mikhailovich Kochergin é um artista eslavo, ilustrador de contos de fadas russos, Artista Homenageado da RSFSR.
Nasceu em 1897 na aldeia de Vsesvyatskoye (hoje um distrito de Moscou perto da estação de metrô Sokol). Nicolai demonstrou interesse pela arte desde muito jovem. Sua paixão pela pintura fez com que ingressasse na Stroganov School of Industrial Art. Depois de se formar em uma instituição de arte, passou a ilustrar livros, revistas, e também criou cenários para apresentações teatrais, se engajou em cartazes sociais e desenhos para cartões-postais. Algumas das primeiras obras que este artista adornou com os seus desenhos foram: as histórias de G. Matveev “Green Chains”, P. Kapitsa “No mar aberto”, E. Vygodskaya “Perigoso fugitivo”. Foi como ilustrador de literatura infantil que Nikolai Kochergin se tornou famoso em toda a Rússia e ficou conhecido muito além de suas fronteiras.
Após a Segunda Guerra Mundial, o ilustrador se dedicou inteiramente a ilustrar livros infantis, contos de fadas, épicos e assim por diante. É dada especial atenção às suas obras com as obras de Alexander Sergeevich Pushkin. Além disso, as ilustrações do épico finlandês “Kalevala”, os contos de fadas dos povos da URSS e os contos de fadas dos povos do Oriente são considerados obras bem conhecidas deste autor. Para que suas ilustrações transmitissem com precisão o caráter e o humor dos tempos antigos, que são mais frequentemente referidos em contos de fadas e épicos, N. Kochergin estudou a história, história dos trajes, tradições e costumes de vários povos do mundo. Assim, suas ilustrações não são apenas belos desenhos para a diversão das crianças, mas um verdadeiro elenco de história. Um desenho mostra toda uma camada de cultura, desde trajes tradicionais e terminando com arquitetura, casas e visão de mundo das pessoas características.
Atualmente, muitas das obras de Kochergin estão na Biblioteca Estatal Russa (Moscou) e na Biblioteca Pública Central do Estado.
Os desenhos dos livros “Heróis”, “Svyatogor”, “Dobrynya Nikitich” e outros possuem um caráter patriótico, que instilam nas crianças o amor pela sua história, pelas suas tradições. O tema do folclore russo era especialmente interessante para ele. Nos contos de fadas, hoje considerados literatura infantil de caráter lúdico, capturam-se os mitos mais antigos dos nossos antepassados, que escondem tradições e crenças, ideias sobre o universo e lendas poéticas sobre heróis antigos. Nikolai Mikhailovich Kochergin, como ninguém, foi capaz de sentir a profundidade do folclore russo e em sua maravilhosa arte apresentou-o às pessoas para compartilhar com elas suas observações, suas ideias e até mesmo reflexões. Apesar de as ilustrações serem consideradas um complemento de uma obra literária, suas obras têm vida própria, podendo existir tanto como ilustrações para o livro, como separadamente delas, suas ideias e até reflexões.
Tendo recebido primeiro uma educação geral, Kochergin dominou com sucesso matérias especiais. Isso foi facilitado por professores experientes que trabalharam na escola.
A capacidade de compreender livremente épocas e estilos, o hábito de folhear álbuns, livros de referência, familiarizar-se com os quais o artista renovava constantemente seus conhecimentos, levou Kochergin a colecionar livros. Por várias décadas, ele colecionou uma rica biblioteca de artes plásticas, uma das mais significativas das coleções particulares de Leningrado.
Continuando seus estudos na escola, Nikolai Kochergin se interessou por escultura em madeira e, depois de um tempo, foi até nomeado assistente do chefe da oficina de escultura em madeira. No verão de 1918, ele se ofereceu para o Exército Vermelho e logo foi enviado para a Escola Superior de Disfarce Militar (HSVM).
Kochergin criou um pôster soviético, dando sua contribuição original a ele, com obras de arte de propaganda como “Fila para Wrangel”, “1 de maio”, “Flores infantis da comuna”. A isto se deve somar sua extensa atividade por jornais e revistas dos anos vinte e quarenta em caricatura, na concepção dos periódicos “Red Panorama”, “Ogonyok”, “Around the World” e “World of Adventures”.
Deve-se destacar o trabalho não desatualizado e ainda notável do artista, realizado para o teatro de fantoches de Leningrado Evgeny Demmeni “Gulliver na terra dos Liliputianos”. Os bonecos esculpidos em madeira por ele com habilidade e inteligência não saem de cena há mais de meio século, deliciando-se com seu imaginário incrível.
Após o ataque da Alemanha nazista à União Soviética, a propaganda e os temas dos pôsteres se tornaram o principal negócio de Kochergin. Na sitiada Leningrado, como milhares de cidadãos gravemente doentes Kochergin dedicou todas as suas forças à criação de obras de propaganda. Ele também participou da criação do TASS Windows. Na primavera de 1942, ele foi retirado em estado grave da cidade da “querida vida” no gelo do Lago Ladoga. Kochergin e sua família foram evacuados para a cidade de Frunze. No final dos anos 40, o artista criou uma série de pinturas monumentais – “Nosso Novgorod” (1946), “Leningraders” (1948), “Storming of the Winter Palace” (1950).
O período do pós-guerra foi marcado pelos grandes sucessos de Kochergin na ilustração de livros infantis. O artista passou a aparecer com desenhos em revistas infantis. As histórias de aventura de G. Matveyev “Green Chains”, P. Kapitsa “On the Open Sea” e E. Vygodskaya “Dangerous Fugitive” estão entre as primeiras obras ilustradas pelo artista para “Detgiz”. Na segunda metade dos anos 50, com desenhos dele, foi publicado “The Headless Horseman” de Mine Reed.
A epopeia soviética é uma extensa área de trabalho de Kochergin em um livro infantil. Entre as inúmeras obras por ele ilustradas, cabe citar Bylinas, uma coleção da epopeia heroica dos povos da URSS, contos de fadas da Rússia, Carélia, Moldávia, distante Tuva.
O pequeno cavalo corcunda foi reimpresso várias vezes em seu design. Kochergin realizou sua própria leitura original do famoso conto de II P. Ershov. O colorido da antiguidade russa o atraiu e determinou o caráter das ilustrações, que são igualmente brilhantes e festivas.
Os desenhos do épico careliano-finlandês “Kalevala” se tornaram um estágio importante no desenvolvimento da criatividade de Kochergin. A primeira versão das ilustrações foi impressa em 1953. Quatro anos depois, em 1957, “Kalevala”, publicado pela “Detgiz”, foi reabastecido com mais artes. O design do livro foi aprimorado pelo artista. Mas ele não parou por aí. Na edição de 1967, os desenhos ficaram ainda mais criativos. Pode-se sentir a amplitude de personagens dos heróis, otimismo inesgotável, vitalidade poderosa e força mental.
Folclore russo e estrangeiro, gênero de aventura, obras da literatura moderna – esses são apenas os aspectos predominantes do extenso trabalho do artista. Desenhos de contos egípcios, vietnamitas, às obras de clássicos chineses do século XIV, à fantástica história de M. Zuev-Ordyntsa “A Lenda da Cidade de Novo-Kitezh”, aos poemas de S. Mikhalkov (premiado com um diploma no concurso All-Union em 1967) – tudo isso faz parte do livro de obras gráfico de Kochergin dos anos sessenta.
O conto de fadas de V. Zhukhrovsky, “Abóbora Mágica” com ilustrações de 1970, recebeu um diploma do concurso russo de arte do livro. O artista aprimorou a edição de 1973 do Kalevala. Ele tornou os trabalhos mais coloridos e sólidos.
O tema dos feitos heroicos está muito próximo de Kochergin, encontrou amplo desenvolvimento em suas ilustrações. Desenhos para os livros “Heróis russos” e “Cavaleiros russos” (editora “Malysh”, 1971) familiarizam o jovem leitor com as façanhas dos soldados russos desde os tempos épicos fabulosos até o período da Grande Guerra Patriótica. As ilustrações cativam com sua emoção romântica e glorificam o valor do povo russo.
Um importante tema militar-patriótico também é desenvolvido pelos desenhos do artista para os livros “Heroes” (1972) e “Denis Davydov” (1973). Nas obras de Kochergin, as lendas folclóricas sobre gloriosos cavaleiros foram incorporadas de maneira especialmente figurada. O melhor de suas ilustrações para os épicos “Svyatogor” e “Dobrynya Nikitich” pertencem às páginas mais impressionantes de gráficos de livros sobre folclore.
Essas realizações criativas mais uma vez convencem que Kochergin é um dos mais experientes e importantes mestres dos livros infantis soviéticos, que conquistou amplo reconhecimento. As realizações de Kochergin na ilustração da literatura infantil e em impressões sobre temas folclóricos marcaram o estágio mais elevado no desenvolvimento de seus gráficos, associado ao surgimento geral da arte soviética em meados dos anos sessenta e setenta.
O número de obras de Kochergin é muito grande. O artista trabalha com arte há mais de meio século. Até o final de seus dias, o Artista Homenageado da RSFSR Nikolai Mikhailovich Kochergin trabalhou frutiferamente. Ele faleceu em 10 de maio de 1974, após uma curta e grave doença.
N.M. Kochergin sempre disse que se esforçou para tornar sua arte acessível ao maior público.
Nikolai Kochergin trabalhou frutiferamente até os últimos dias de sua vida. Ele morreu em 1974 em São Petersburgo deixando uma valiosa obra em seu percurso. Seu trabalho é praticamente desconhecido no Brasil.