quinta-feira, dezembro 26, 2024

Impressão 3d: Artista cria esculturas com a dimensão de um espermatozóide!

Gosta de esculturas? Gosta de miniaturas? Gosta de prototipagem e impressão em 3d? Então, segura o queixo, porque é hoje que ele vai no chão!

ARTISTA CRIA ESCULTURAS COM A DIMENSÃO DE UM ESPERMATOZÓIDE!

Eu quase caí da cadeira quando vi as esculturas do artista Jonty Hurwitz. Especializando-se em nano escultura, o cara criou até agora as mais detalhadas impressões 3D do mundo, em uma técnica chamada “Litografia Multi-fóton”.

Veja o tamanho de uma das esculturas em relação ao buraco de uma agulha:

Uuop6uA

 

CKsJ9ls

5GXg8D6

 

A qualidade de resolução em ridículos 4 microns é impressionante!

Jonty-Hurwitz-3d-printed-nano-structure-12

 

A imagem abaixo mostra os manequins comparados ao tamanho de um fio de cabelo.

Jonty-Hurwitz-3d-printed-nano-structure-11

 

 

A escultura não está de verdade em cima de um fio de cabelo, pois seria impossível colar ela ali. Isso é uma imagem comparativa, montada no Photoshop. (Tem que avisar, sabe como é.)
Ela é semelhante às técnicas de fotolitografia padrão, só que na litografia multi-fóton, o processo é adaptado para a altíssima resolução impressa em um material fotossensível. As esculturas são praticamente invisíveis a olho nu e algumas estão na mesma escala que o esperma humano, sendo a maioria delas, menor do que a espessura do cabelo humano.

WRxsRwH

Hurwitz descreve o processo em seu site: Em última análise, estas obras são criadas usando o fenômeno físico de absorção de dois fótons. Isso é arte sendo criada literalmente com a Física Quântica.

Se você iluminar um polímero sensível à luz com comprimentos de onda ultravioleta, ela se solidifica onde quer que o raio atinja a resina, criando ali uma espécie de caroço bruto. Muitas pessoas reconhecem esta resina que é similar a usada para fazer obturações com luz ultravioleta no dentista. O processo é similar, só que no caso, usa-se um comprimento de onda da luz intensa, não a ultravioleta normalmente usada, e concentra-se essa luz através de um microscópio, e então, algo maravilhoso acontece: no ponto de foco, o polímero absorve somente dois fótons e responde como se tivesse sido iluminado por luz UV, ou seja, a resina se solidifica, mas com uma resolução milhares de vezes maior.

Esta absorção de dois fótons ocorre apenas no minúsculo ponto focal atingido pelos fótons – formando ali uma pequena área de pixel 3D (chamado de Voxel). A escultura é, então, fracionada por um processo controlado pelo computador e o próximo pixel tridimensional é criado. Lentamente, ao longo de horas e horas, toda a escultura é montada pixel a pixel e camada por camada.

O processo da impressão 3d é bem conhecido, mas até hoje, o maior calcanhar de Aquiles da tecnologia vinha sendo a qualidade da resolução.

Exemplo de uma peça prototipada tradicionalmente. Note que a peça é montada como degraus de uma escada. Esse processo inviabiliza peças muito pequenas.
Exemplo de uma peça prototipada tradicionalmente. Note que a peça é montada como degraus de uma escada. Esse processo inviabiliza peças muito pequenas.

 

 

Dos processos de impressão 3d, a estereolitografia é o que oferece a maior resolução, e essa resolução ainda está anos luz distante desse resultado mostrado aqui. É tão, mas tão impressionante, que se houvesse um Prêmio Nobel de impressão 3d o cara que inventou esta técnica ganharia com certeza.

A grande resolução da estereolitografia tradicional já é impressionante.
A grande resolução da estereolitografia tradicional já é impressionante.

Mas esse novo processo é uma bombada sem precedentes na tecnologia de impressão 3d e prototipagem rápida. Isso permitirá a criação de robôs funcionais, do tamanho de um grão de areia!

thumbnail_26907

fig2

 

fonte fonte fonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Miniaturas que custam mais caro que carros de verdade

Essas miniaturas incríveis vão te chocar pela absoluta precisão e qualidade, mas também pelo seu preço. Seu valor é de um carro real.

Estuprada pelo poltergeist: O caso paranormal de Doris Bither

As manifestações sobrenaturais perseguiriam implacavelmente aquela família desajustada e os cientistas não podiam fazer nada para impedir