Incríveis fotos preto e branco em versões coloridas

Recriadas pelo artista sueco Sanna Dallavey, famosas fotos em preto e branco ganham vida em cores. Ele usa um processo digital para colorizar célebres imagens em preto e branco. Incrível como isso em alguns casos parece estragar a imagem, mas em outros dá toda uma nova dimensão à elas.

0 98b68 121a0e83 orig | Arte | Arte, colorização, fotografia, incrível

Veja só como Charles Darwin parece um pouco menos velho caquético nesta versão colorida.

0 98b67 efb93aee orig | Arte | Arte, colorização, fotografia, incrível

Da mesma forma, o escritor Mark Twain parece pronto para bater um papo com a gente.

0 98b66 f6139368 orig | Arte | Arte, colorização, fotografia, incrível

O explorador noroeguês Fridtjof Nansen. Ele tem esta cara de maníaco, mas não se engane. O cara é um político-aventureiro-herói mundial que até ganhou o prêmio Nobel da Paz. Saiba mais sobre ele aqui. 

0 98b65 b9322bef orig | Arte | Arte, colorização, fotografia, incrível

Eu não curti muito esta do Alfred  Hitchcock. Prefiro mil vezes a versão PB. Em compensação achei fabulosa esta colorização da foto de Winston Churcill:

0 98b64 46c703f orig | Arte | Arte, colorização, fotografia, incrível

Embora a versão de colorização de Churchill tenha ficado muito legal, eu acho que a versão em preto e branco consegue transmitir uma energia que me parece muito mais impactante..
0 98b63 e2d4f663 orig | Arte | Arte, colorização, fotografia, incrível

Já neste teste nuclear submarino num atol paradisíaco parece extremamente artificial em cores.  A explosão foi produzida como parte da Operação Crossroads em julho de 1946.

0 98b62 9ff28662 orig | Arte | Arte, colorização, fotografia, incrível

Albert Einstein parece ter ganhado vida. Suas mãos com um brilho estranhamente plastico na versão em preto e branco me pareceram mais naturais em cores. Essa eu preferi na versão colorida.

0 98b61 c27978f1 orig | Arte | Arte, colorização, fotografia, incrível

Esta é uma foto da corajosa  Dorothy Counts, uma menina negra de apenas 15 anos que foi a primeira aluna negra a ingressar numa escola de brancos no sul dos Estados Unidos, em 1957. (os pais dela conseguiram isso através de uma ação judicial contra o Estado). No entanto, depois de quatro dias de assédio e ameaças de colegas brancos, seus pais tiveram que tirá-la da escola. Nem o fotógrafo conseguiu conter o violento bulling dos alunos, imortalizando a imagem como um exemplo do preconceito racial nos EUA. Já esta outra foto aqui em baixo é um clássico:

0 98b60 bb2cf01d orig | Arte | Arte, colorização, fotografia, incrível

Um marinheiro que ao voltar da Guerra, na comemoração do dia em que o Japão se rendeu, se deparou com uma enfermeira que vinha passando em plena comemoração na Times Square e tascou-lhe um puta beijão na boca, imortalizado por Alfred Eisenstaedt. A foto virou um ícone que representou o fim da Guerra.

Outra foto muito interessante, mas que na minha opinião perdeu 90% de sua força é esta imagem abaixo:

0 98b5f 4a2e48ea orig | Arte | Arte, colorização, fotografia, incrível

Isso porque na foto original de  Margaret Bourke-White, a imagem que representa os anos da grande depressão nos EUA, com uma fila de pessoas tristes, esperando por um prato de comida,  não tem o letreiro tão colorido que evoca uma felicidade na propaganda do American Way of Life. Por outro lado, as cores forçam este contraste entre a idealização publicitária e a dura realidade. Mesmo assim, ainda fico com a versão PB nesta.

Outra imagem triste é a desta retirante com suas crianças. Uma das mais expressivas fotografias da História em imagens. É possível contemplarmos os sentimentos de desamparo das crianças, e completa desesperança desta mãe, registrada pelas lentes de Dorothea Lange. Neste caso eu acho que rola um empate entre a versão PB e a colorida, tamanha força dramática nesta imagem.

0 98b5e e64fe0a6 orig | Arte | Arte, colorização, fotografia, incrível

aqui temos uma fotografia incomum de Che Guevara. Curisamente, apesar de já haver fotografia colorida nos tempos de Che, quase todas as imagens dele na net são preto e branco.

0 98b5d 3ab4d21d orig | Arte | Arte, colorização, fotografia, incrível

Premiada internacionalmente, esta foto abaixo é um ícone do episódio que ficou conhecido como “Ofensiva de Tet”, durante a Guerra do Vietnã (1959-1975). Mostra o general Nguyen Ngoc Loan, da polícia sul-vietnamita, e um prisioneiro vietcongue Nguyen Van Lém. A execução, registrada pelo fotógrafo Eddie Adams, foi justificada com o argumento de que o prisioneiro também havia matado muitas famílias. A imagem se transformou em um símbolo para os pacifistas que lutavam contra a brutalidades e a violência gratuita presente em conflitos armados. Com ela, Eddie Adams ganhou o premio Pullitzer.

0 98b5c 2095b5f0 orig | Arte | Arte, colorização, fotografia, incrível

Nesta outra incrível imagem, a colorização produz um efeito impressionante. Eu sinto que a versão em Preto e branco, por condensar o espectro de tons, meio que atenua a crueza desta imagem. Trata-se dos últimos segundos de vida de  Thich Quang Du monge que queima-se nas ruas de Saigon em 11 de junho de 1963, em protesto contra a perseguição de budistas no sul do Vietnã. A imagem do fotógrafo Malcom Browne chocou o mundo.  Quando surgem as cores, vem junto a sensação do calor causticante das chamas, consumindo lentamente a carne do monge, que parece incrivelmente impassível ao horror de sua própria imolação.

0 98b5b ab4eff9b orig | Arte | Arte, colorização, fotografia, incrível

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

  1. Se eu não me engano, existe um vídeo daquela foto do cara com a arma na cabeça do vietcongue, e no vídeo ele dá o tiro mesmo, acho que esse filme também virou símbolo dos pacifistas. A foto que me impressionou mais foi o teste nuclear, que quase sempre foram retratados em PB, e quando aparecem coloridos dão uma impressão de realidade mais próxima (até porque os últimos testes foram feitos por ditaduras e devem estar com seu registro guardado a sei lá quantas chaves).

  2. As mais legais ficaram as do Darwin e do Mark Twain, talvez por serem mais antigas, parece que foram trazidas para a atualidade na versão em cores.

  3. Essa foto do monge em chamas foi usada na capa do primeiro álbum do Rage Against the Machine – o mais cru e mais rico em conteúdo de protesto, na minha opinião.

  4. Cara que bacana isto, porque não foi só a coloração, mas também a explicação para quem não estava “ligado” a imagem
    Boa cara! Acho que vou bolar até um quadro com isso ai para meus colegas se entreterem na minha parede

    Abraço!

  5. Um fato interessante é sobre a foto do marinheiro e da enfermeira. Ela é falsa. Quer dizer, não foi uma foto espontânea e sim posada. Quando o Eisenstaedt viu os dois passando um perto do outro teve a idéa e pediu que os dois posassem para ele. Não sei se eles sabiam o quão icônica essa foto se tornaria.

    Só por curiosidade, outra foto famosa que também foi posada foi a dos soldados erguendo a bandeira dos EUA em Iwo Jima. O fotógrafo Joe Rosenthal viu a cena na manhã anterior (não tão dramática) e gostou. Pediu aos soldados que refizessem o gesto para a foto, que também se tornou icônica ainda que posada.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

Miniaturas que custam mais caro que carros de verdade

Essas miniaturas incríveis vão te chocar pela absoluta precisão e qualidade, mas também pelo seu preço. Seu valor é de um carro real.

Os melhores 30 filmes com extraterrestres

Cinema é uma coisa legal. existem filmes de todos os tipos. Os engraçados, os tristes, os emocionantes, os de ação, etc. Mas tem um gênero de filme que eu gosto muito que é o...

Petrov: 5 curtas que farão você ficar de queixo caído

Alexander Petrov é um artista que desafia a compreensão. Capaz de pintar filmes inteiros apenas usando os dedos e tinta à óleo sobre vidro...