Você sabe o que é um renderizador? Algumas pessoas sabem, mas muita gente nem faz ideia do que se trata isso.
Basicamente, quando você mexe num programa 3d, você está na verdade mexendo numa complicada maquina de calcular. Você acha que está criando uma esfera, um cubo, um plano, mas ali no fundo, atrás da tela que te mostra em tempo real os objetos tridimensionais que você pode usar para fazer um carro, uma casa, um monstro de videogame, estão sendo feitos trocilhões de contas. Uma hora, esse monte de informação matemática, precisa se tornar alguma coisa apresentável, né? É nesta hora que aparece o recurso de fazer o RENDER. Alguns chamam de “renderar” outros de “renderizar”. No processo de render, o que o computador faz é traduzir os dados matemáticos nas três dimensões de uma cena ou objeto em um formato de imagem. Ou seja, à grosso modo, o computador pega a equação e faz uma foto dela! Se você quer um video, ele pega a animação e converte em um enorme numero de fotos, já que, como nós sabemos, um video é uma sequencia encadeada de fotogramas.
Agora que você sabe rudimentarmente o que é o render, pode saber que existem ferramentas chamadas “renderizadores”. Sim, porque no mundo complicado em que vivemos, precisamos fazer pós doc para comprar um tablet, precisamos de conhecimentos arcanos para saber qual a boa placa de video, e precisamos praticamente evocar a egrégora da Rosa Cruz para compreender qual a melhor tecnologia/custo benefício/especificações/sistemas operacionais/firmwares para seja lá o que for!
Até para fazer um render, hoje são tantas opções que o caboco acaba oprimido, se sente uma besta quadrada e desiste.
O que o renderizador faz é pegar a sua ceninha feita num programa de fazer 3d (todos eles vem com seus renderizadores nativos, mas como eu disse antes, o básico nunca é o bastante!) e gerar a tal “foto da sua equação”.
Aí que está, como tudo mais nessa vida, alguns fazem umas coisas melhores que outros. E esse meandro é um mundo à parte de informações técnicas que oscilam entre o semi-compreensível e línguas alienígenas mortas.
A grande maioria da galera não quer saber de coisas como subsurface scattering, shading, filtragem Mitchell-netravali, oren-nayar-blinn, supersampling, Quasi Monte Carlo e outras coisas de nomes herméticos (te juro que essas coisas que citei existem, e essas são as fáceis!) .
Claro que a maioria das pessoas normais quer saber apenas uma coisa: Faz realista? Faz rapido? Custa barato?
Fora essas questões, a tecnologia dos processadores gráficos chamados de GPU, permitiu um grande avanço no render, e existem hoje renderizadores de tempo real. Muitos sistemas de renderização são baseados apenas em software, e existem aqueles baseados em software com hardwares específicos, como placas de video especiais.
Realismo 3d é um troço ingrato. Isso porque estamos obrigando um computador, que é só uma maquina de somar e subtrair à base de esteróides a replicar com base em funções matemáticas tão loucas que chegamos a nos impressionar ao ponto de achar que elas só podem ter saído da cabeça de alienígenas, o que acontece no mundo real.
Parece difícil falando assim, mas se olharmos com cuidado, veremos que É MUITO MAIS! É PORNOGRAFICAMENTE MUITO MAIS DIFÍCIL AINDA!
Por serem cálculos complexos, a maquina leva muito tempo. Assim, o melhor equipamento de render é o que consegue otimizar essa Matemática toda para que o computador desenhe a fotinho, pedacinho por pedacinho, com mais realismo, e de forma mais rápida que seus concorrentes. Existe uma infinita sorte de gambiarras e macetes para conseguir isso, e muitos truques nem se dão na parte do Render, mas sim na estruturação da cena. Mas você não precisa saber disso. Se o troço fizer a imagem bacana já está de bom tamanho.
Bom, este post é sobre isso, renderizadores que fazem bem o seu trabalho. Não sei se há a possibilidade de alguém dizer, nos dias de hoje que um é superior a outro, já que tem que ser quase um Xmen para dominar um, imagina vários. Nem o professor Xavier conseguiria…
Obs: Essa não é a palavra final. Há centenas de renderizadores no mundo hoje, e eu não conheço quase nenhum deles em profundidade… Mas muitas vezes as imagens falam por si. A ordem deles aqui é aleatória, e não estou fazendo ranking nem review de nada disso. Outra coisa, não tenho saco para disputinhas tipo “meu render é o melhor” nos comentários. Faltou algum? Indica aí que eu atualizo o post com eles (quando der)
Amarre um lenço na cabeça para segurar o seu queixo que vamos a eles:
1-Final Render
O final Render surgiu como o grande concorrente do Brazil Render System… O Brazil fez água com o tempo, mas o Final Render ainda está aí. Ele é bem poderoso e rápido.
2-Brazil Render ( o Brazil foi um puta sistema de render de uma firma que recentemente foi comprada – talvez, especulo, para matar o produto… Isso não é uma pratica incomum no mercado de tecnologia.) No inicio dos anos 2000 era o must o troço. Mas o render levava ERAS.
O mental Ray é hoje um dos três maiores renderizadores externos do mercado. Sua popularidade se deve a alta qualidade, as substanciais evoluções a cada versão e ao fato de que ele vem nativo em muitos programas de 3d populares.
4-Indigo Render
O Indigo render é um renderizado de uma safra nova que usa algoritimos com base em física real para gerar imagens. Eles são chamados unbiased renders. A diferença deste tipo de renderizador que suas imagens levam um tempo CABULOSO para ficar prontas (isso quando ficam). A forma de produzir a imagem neles é diferente, começando com uma distribuição de pontos coloridos, que vão ficando cada vez menores até virarem uma imagem com grande ruído. O Ruído vai lentamente sendo reduzido. Assim, a imagem que vai sendo melhorada progressivamente, com um nivel de ruído cada vez menor, até que se torna imperceptível. Geralmente é o autor que define quando acha que já está bom e manda ele parar. Os unbiased renderes são os que produzem um resultado mais fotorrealista, mas são altamente intensivos no consumo de recursos, de modo que são comumente usados para “fotos 3d”. Eles vem ganhando terreno com uma ajuda do avanço do poder computacional que explodiu nos últimos anos. Os resultados do Indigo Render são impressionantes.
5-Maxwell Render
O Maxwell render surgiu antes do Indigo, mas é do mesmo tipo, ele começa mostrando a imagem super granulada, e vai “afinando ela” até onde você define quando o lance já está realista o suficiente. Hoje o Maxwell é conhecido por gerar algumas das mais realistas imagens de renderizadores externos do mercado.
6-BMRT render
O BMRT foi um dos mais famosos sistemas de render baseado na tecnologia RenderMan. Ele era capaz de gerar imagens fotorrealística e foi um precursor do Gelato da NVIDIA. O BMRT foi desenvolvido por Larry Gritz e posteriormente comprado pela Pixar. Este foi um dos renderizadores que mais gerou confusão jurídica na história do 3d, porque posteriormente a empresa que o desenvolvia, a Exluna, lançou um render chamado Entropy, que foi adquirida pela Nvidia. A Pixar processou a Nvidia alegando que o Exluna carregava uma serie de implementos e patentes desenvolvidas na Pixar. No fim das contas o BMRT é um sistema de render extinto, que gerou inúmeros filhotes. Muitos de seus resultados mais marcantes ainda podem ser vistos em fiolmes, como os da pixar, stuart little, Vida de inseto, homem sem sombra e etc…
O corona render é mais um render unbiased. O que gera imagens espetacularmente realistas.
O Vray hoje está “nas cabeças” disputando com o Mental Ray a supremacia do mercado de renderizadores. Extremamente utilizado por pessoas que trabalham com renders de arquitetura, o Vray encontra em seu poder de calculo,velocidade e niveis de otimização sua arma secreta para conquistar o mercado. Não obstante o treco tem uma legião monstra de fãs devotados, que ja criaram todo tipo de shaderes e materiais existentes (ok, estou exagerando) para ele. Vendo as imagens do troço, dá pra entender sua boa fama.
11-Fryrender
O Fryrender era uma boa promessa, (acho que ele era um render unbiased) mas parece que ele foi comprado pela rancomcontrol, que lançou o Arion.
12-Arion
O Arion é um poderoso sistema de render. Olha aí o bicho em ação:
13-Renderman
Por sua versatilidade, grande parte das cenas de efeitos especiais mais escalafobéticas do cinema tem alguma coisa de renderman nelas (senão tudo). O Renderman usa uma API da Pixar, e resultou num sistema de render poderosíssimo. Esse aqui só colando o maxilar com Super Bonder pra não cair, meu amigo.
14-Fprime
O Fprime é um render externo mais focado em trazer desenhos do googole sketchup à vida. Por isso não dá pra comprar ele com alguns aqui da lista, que servem para beauty renders somente. Em termos de visualização o Fprime por ser REAL TIME surpreende.
15-Machstudio pro (parece que o site do projeto foi hackeado e eles largaram mão)
16-Turtle render – (o Projeto foi abandonado e os caras parece que contratados pela autodesk)
17-3dlight (versão do renderman)
Este é outro render com base na API do renderman, que é muito usado para efeitos especiais do cinema.
18-AR12 (versão do renderman)
O site desses caras é meio confuso e eu não tenho certeza se essas imagens sao renderizadas com o tal do AR12. Parece que o forte deles é crowd.
19-Aqsis (versão do renderman)
Esta é uma versão open source do renderman.
20-Pixie (versão do renderman)
Esta parece que é outra versão open source do renderman
22-YafaRay
O Yafaray é um render standalone open source baseado em ray tracing.
23-SunFlow
Mais um open source para a galera fuçar.
24-Nvidia Irai
Segundo a propria Nvidia, o tal do Irai é foda.
O Iray tira proveito da programação CUDA ™ e usa a GPU especialmente desenvolvida para fazer o render do modelo em velocidade inacreditável, que em muitos casos é realtime. Parece que o bagulho funciona no emsmo esquema do Maxwell render, só que jogando na GPU.
25-IDX renditioner
Este parece ser um render para o google sketchup também.
26-LightUp
Este é outro render feito para melhorar o resultado do sketchUp
27-SU podium
O SU podium também é um render para o sketchUp
28-Twilight Render
O Twilight também é para o sketchUp mas parece ter melhor render final que os demais.
29-Furry Ball
O Furry ball é um sistema de render baseado em GPU. Faz coisa que ate Deus duvida. Tipo o ratinho do video abaixo.
O guerilla render é um render pensado para as grandes produções de cinema, tipo os blockbusters. Ele alia duas formas distintas de renderização num só produto, mas não achei grandes imagens do troço. Ele esta disponível para 3dsmax e Maya.
O lux render é um motor de renderização de base física e imparcial. O sistema é o unbiased, tipo o Maxwell render e o Indigo. O LuxRender simula o fluxo de luz de acordo com as equações físicas, produzindo assim imagens realistas de qualidade fotográfica. De fato, as imagens impressionam.
O Render spud é um render baseado em raytracing, que está em desenvolvimento. Ainda é cedo para saber onde ele poderá chegar.
O Shaderlight é um render para o SketchUp
O Rhinoman parece um render externo para o software rhino. O site diz que faz imagens fotorrealistas, mas só achei um monte de imagens meia boca que parecem ter sido maneiras em 1996.
O shaderman é um sistema opensource para render. Me parece que é mais voltado para o estudo da computação gráfica. Não achei uma imagem sequer que mostre o poder deste render.
O POVray é uma ferramenta antiga e gratuita, baseada em raytracing, mas que a despeito desses dois fatores, quando bem usada permitem imagens bastante interessantes. Veja:
O flamingo é um render bastante usado por profissionais do software Rhino para apresentações realistas de modelos mecânicos e projetos de design. Me parece que ele é baseado em raytracing.
Segundo o fabricante (que nunca vê defeito no que faz): “Artlantis é o mais rápido, aplicativo de processamento autônomo desenvolvido especialmente para arquitetos e designers. Disponível em duas versões principais, Artlantis oferece uma linha de produtos adequados às necessidades e práticas diferentes. Artlantis Render é projetado mais para aqueles que buscam qualidade de renderização muito alta (arquitetos, designers de interiores, urbanistas, paisagistas, os organizadores da exposição, expositores, etc)”
O Lumion é um render de tempo real. Alem de gratis faz animação e imagens still.
O Arnold está por aí há um bom tempo. Dos renderizadores fodões ele é um dos mais clássicos. O Arnold é um render unbiased também, e podemos conferir pela qualidade dos trabalhos a capacidade do bicho de simular a luz natural.
Bom, eu acho que já esta ficando grande este post. Se você chegou até aqui, meu muito obrigado… Fiquei o dia inteiro fazendo este post. Espero que tenha gostado. Todas as imagens deste post pertencem aos seus respectivos autores e são usadas aqui somente para demonstrar o poder do software.
Uma coisa importante a se observar é que um sistema de render, por melhor que ele seja, jamais vai fazer um trabalho merda ficar bom, mas um sistema de render ruim pode fazer um trabalho 3d que era bom ficar uma merda.
quanto tempo vc levou pra fazer esse tópico?! oO lindas imagens, impressionante o que se consegue fazer hj em dia!
Tipo… Eu comecei ele as dez da manhã e acabei umas sete da noite.
Muito bacana e completa a matéria, haviam inclusive engines que eu nunca tinha ouvido falar.
Só nao vi o Arnold, tenho ouvido cada vez mais gente falar nele. E o site dos caras é curioso, porque só tem uma equaçao, e mais nada.
Abraço e parabéns
Coloquei o Arnold. Tinha me esquecido dele.
Achei que faltaram o Showcase da Autodesk e o Keyshot. Se assim podem ser considerados renderizadores, Assim como o antigo e finado alias image studio.
e o VRED da Autodesk.
É difícil crer que TODAS essas imagens sejam renderizadas. Fico imaginando se com tanto poder de processamento de imagens, quanto daquilo que vemos em telejornais e notícias da web é verdadeiro. Acredito que MUITO do que é noticiado seja manipulado. É tudo muito fácil. O “ver para crer” está ultrapassado.
nao li mas gostei das imagens.
Senti falta do Blender aqui – http://www.blender.org
Mas é realmente espetacular esse post. Ah! Faz um render do Mungo! hauhauahu
Muitos desses renderizadores são compativeis com o blender.
Acho que ele quis dizer que estava faltando o Blender Cycles!
pra incluir nesta lista é interessante acrescentar o blender cycles que é novo
O tal AR12 com certeza usa o Massive para fazer os crowd (ou vice-versa), já que no próprio site do Massive tem um trecho de vídeo com aquele gigante feito de pessoas.
Como sempre o Philipe tá de Parabéns!!!
Rapaz tenho uma duvida meio espinhosa, vc saberia dizer quais os melhores Renders indicados para usar no Cinema 4D?
To procurando algum gratuito para Mac…
Muito obrigado!
Um abraço e sucesso!!
Dudu Deitos
Parabéns pelo post! Ficou muito bom com a explicação do funcionamento e com vários exemplos dos existentes no mercado.
Eu uso hoje o vray no 3ds max para apresentação de projetos arquitetônicos. http://www.kawek.com.br/higor3d
Bem no começo eu usava um render que funcionava integrado ao AutoCAD, o Accurender. Ele me dava bons resultados, mas como tudo modelado nele era no AutoCAD, modelos muito complexos ou detalhados demais inviabilizavam o render que ficava muito pesado. http://www.accurender.com
Obrigado por reunir estas informações! Este post foi compartilhado na C4DBR.com, fórum brasileiro de Cinema 4D. Lá o pessoal usa boa parte dos softwares citados.
http://c4dbr.com//index.php?/index
Excelente post, Philipe! (e imenso também!)
Eu utilizo o Keyshot, acho simples e muito bom, mas vou pesquisar mais opções nesta lista.
Valeu! Abraço
muito bom!!!
você podia fazer um post sobre engine, tipo CryEngine3, FoxEngine(minha preferida), entre outros.
no mais, bom post.
Sobre a cryengine eu acho que fiz… ta ai pra dentro…
Cara cheguei aqui só pq sou curioso, surfando e vendo o q aparece, sou totalmente leigo neste assunto, e depois de ler tudo isso me bateu uma baita duvida.Todas essas imagens são falsas, quero dizer é tudo feito no computador? Eu simplesmente não acredito !
loucura mesmo!
tudo isso é 3d
Eu toquei nos diamantes, mas eles não sairam da tela.
Não custa nada sonhar, um dia quem sabe… :'(
Eu toquei nos diamantes, mas eles não sairam da tela.
Não custa nada sonhar, um dia quem sabe… :'(
Muito bom o post por sinal, parabéns, só deixou a desejar um pouco em informações e fontes. Faço arquitetura e atualmente tenho utilizado o vray, sketchup, e archicad. Realmente tem uma vasta “popularidade”, mas os parâmetros são bons e completos em relação a muitos renders. Gostaria de saber se não tem nenhum outro render com certa complexidade e velocidade… apoio softwares complexos. A proximidade do real é primordial. Sei da capacidade do Maxwell, porém da sua demora no render também. Torço pra que haja algo bom e extremamente eficiente.
Parabéns…,isso tudo é muito impressionante,faço maquetes eletrônicas, aja recursos para tudo isso.
opa, muito bom esse tópico!!!! imagens surpreendentemente incríveis, mas uma coisa é certa não adianta usar o render mais poderoso e não saber usar ao extremo tudo que o render entrega, ha propósito faltou uma coisa o render mais fodão de todos o RENDER UP da promob kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…..
Cara, muito bom esse post, vlw :D
pelo trabalho que deu, da até gosto de ter na timeline.
Philipe, esse post é excelente. Fora os erros de digitações, você escreve muitíssimo bem. É um grande comunicador. Parabéns
Valeu Lázaro. Muitas vezes acabo tendo pouco tempo e sobra pra revisão. Tem post que nem consigo revisar. Acabo de escrever e tenho que publicar pq aqui o tempo é realmente um problema cabuloso.
Bom dia.
Philipe.
Feliz Ano Novo.
Podes me informar sobre renderizadores para Autocad, é que não gosto de Sketchup.
Obrigado.
Abraço.
Olá!
Trabalho com o renderizador do Solid Works, – (Photoview 360) – é bom para trabalhos “rápidos” ou demonstrações básicas, etc. Conhece o software? Será que os formatos dos arquivos de SolidWorks podem ser renderizados em outros softwares como esses citados neste post? BTW, exepcional o seu trabalho aqui! Parabéns!
Creio que sim, cara. Não todos, certamente, mas muitos renderizados externos aceitam formatos compativeis com SW
QUERO TIRAR UMA DUVIDA, O ARTLANTIS PARA RENDERIZAR O SKETCHUP DEVE ESTAR TODO EM LAYER CONFIGURADO?
Gostei!!! poderia ter citado também o cycles render….
Faltou você falar do Keyshot,um Render muito bom.