Vinícius Vilela é um artista 3d brasileiro que tem se destacado por suas criações tridimensionais, principalmente usando o Zbrsuh. O cara manda bem, saca só:
Vinícius tem cerca de 7 anos de experiência profissional como 3D Artist. Aos 18 anos, após ter concluído um curso básico de Computação Gráfica, decidiu que levaria mais à frente os estudos e, portanto, sua profissão.
Profissionalmente, ele começou logo depois do curso, estagiando na área, e em seguida foi trabalhar em uma produtora nacional de games a FinalBoss Studio.
A vivência no FinalBoss deu a ele uma visão ampla do que é a produção de um game e ele pôde ver na prática todas as etapas de um projeto de grande porte.
Aqui embaixo estão alguns trabalhos que ele ainda não concluiu.
No concurso promovido pela Square-Enix na América do Sul,Vinícius Vilela alcançou o segundo lugar na classificação geral.
Magmus Timelapse from Vinicius Villela on Vimeo.
No concurso promovido pela Square-Enix, na América do Sul, Vinícius Vilela alcançou o segundo lugar na classificação geral.
Magmus Timelapse from Vinicius Villela on Vimeo.
Hoje ele está trabalhando num projeto de game para console PS4 ainda secreto, que não pode divulgar por estar sob contrato de sigilo. Seu trabalho é quase todo voltado para a indústria de games, mas ele diz que no futuro pretende realizar projetos na área de VfX para Tv/Films.
Vinicius sabe que uma ferramenta preciosa para alcançar o alto realismo e a qualidade gráfica que os games e filmes atuais demandam passa pelo domínio de ferramentas de modelagem orgânica, como o Zbrush.
O Zbrush é uma ferramenta foda, e já até postei aqui um tutorial do meu irmão André, que trabalha com games na Alemanha. Hoje tem gente usando o Zbrush para tudo, de game a concept art, passando por modelagem de produtos e até criação de bonecos. Sim, bonecos, porque com o avanço da qualidade das impressoras 3d, hoje é possível criar altos monstros e personagens no Zbrush e dar um print para ter seu boneco à mão.
Eu mesmo estou entrando nessa, em parceria com meu amigo Vinicius Fantini, que comprou uma impressora 3d. Dá uma olhada:
Eu modelei este bustinho de zumbi para testes. Mandei para o Vinícius Fantini e ele gerou o boneco.
Aqui esta o boneco sendo impresso:
O zumbizinho vai sendo impresso, uma fatia por vez. Ele ficou de fazer um timelapse. Quando receber o link, eu posto.
Agora ele vai remeter o boneco pra mim, que vou dar o acabamento e pintar. É óbvio que antes de pintar eu poderia tranquilamente tirar o molde e fazer uma fôrma de silicone para replicar o boneco em resina e vender. Então o Zbrush é uma ferramenta, como dizem, “daora”. O único porém é a interface daquela porra, que só pode ter sido inspirada pelo diabo.
Todo mundo que eu conheço que trabalha com o zbrush reclama da interface maldita e dos comandos espalhados pela tela. É um saco dominar aquilo, mas também quando você domina, sai da frente, mané!
Obs: Eu não domino. Eu até combinei com o Vinícius que eu vou divulgar o curso que ele vai dar de Zbrush em troca dele me ensinar a usar direito.
Falando nisso, o banner do curso está aqui do lado. Restam poucas vagas, então, pode acontecer de, quando você bater o olho, já tenha lotado a primeira turma. Tô até divulgando aqui pra ver se monta logo essa turma que eu to precisando saber mais dos paranauê desse programa.
Mas este é um curso que eu recomendaria muito, até porque o futuro do 3d passa com certeza por entender o zbrush, mudbox e similares.
Para fazer o workshop (que ainda não tem data definida) tem que falar direto com o Vinicius Vilela. Para mais informações sobre o workshop, baixe o Pdf aqui
Tá em dúvida se faz ou não faz? Então pega um abador e dá um cliquinho aqui.
Admiro quem manja de 3D. Infelizmente eu sou uma negação, tanto em desenho a mão quanto no computador, nem CorelDraw eu sei usar! :P
bem lgl a arte do deathwing..
Isso é pra quem manja.
Realmente o Zbrush é fodasticamente foda!
Trabalho com 3d pra vizualização arquitetonica e de vez em quando me aventuro com ele.
Mas acho que pra você que ja tem experiência com escultura tradicional vai ser moleza! Kkkkk
Belo portfolio!
Uma dica pra quem quer começar no mundo do ZBrush é utilizar o Sculptris, software bem simples e gratuito, ideal pra aprender.
Eu uso ele, mas da pau pra dedéu. Deviam mudar o nome dele para kid bengala, de tanto pau que dá.
Hahaha, verdade.
Interessante, Philipe, mas não é da minha área… não entendo “bulhufas” desse assunto…
Muito foda esse cara. Se pudesse faria o workshop.
O Zbrush é fantástico mesmo. Se não fosse a sua interface alienigena seria perfeito.