Inesquecíveis filmes de fantasia

Uma coisa que eu sempre me amarrei – antes mesmo dos RPGs chegarem ao Brasil (sou velho) – eram os mundos de fantasia. Não sei exatamente onde eles começaram, mas muitas dessas obras foram parte da minha infância e juventude, e alguns deles estão tão fortemente registrados nas minhas memórias que se tornaram praticamente uma parte da minha personalidade. Outros eu vi depois de adulto, mas continuam a encantar com a mesma magia.
Para trazer a lembrança dessas obras à tona, eu resolvi criar esta pequena lista, com alguns dos filmes de temática fantástica que mais me marcaram. Obvio que são muitos filmes, mais do que eu seria capaz de me lembrar então só citarei aqui alguns, mas isso não significa nem que eles estejam categorizados por qualidade nem que algum filme que eu tenha me esquecido não preste. Não incluirei aqui filmes envolvendo aliens e nem super-heróis, embora eu reconheça que a temática dos super-heróis tem os pés na fantasia.

1- A Lenda (1985)

Filmaço. Quando alguém fala em filme de fantasia, eu penso logo nesse. A Lenda é um filme com Tom Cruise, interpretando um de seus melhores personagens. Tem tudo que a gente merece: Fadas, duendes, unicórnios e o capetão mais alucinante do cinema. Recomendo Veementemente. A fotografia é qualquer coisa de absurda. O filme é uma obra de arte. Do tipo que todo fã de Fantasia merece ter um Dvd edição de colecionador.

2- O cristal negro – 1982

O cristal negro estava adormecido no fundo das minhas memórias até agora a pouco, quando a Débora me mandou um email e eu lembrei dele. Foi daí que surgiu a vontade de fazer este post. O Cristal negro é um filme quase totalmente feito com puppets. Obra do Jim Henson e Frank Oz. Engraçado como pouca gente conhece este filme e ainda assim ele é cult.

3- Conan o bárbaro

Não preciso dizer o quanto eu adoro este filme. Não sei o que eu prefiro em Conan o Barbaro. Só sei que gosto de tudo nele. Tudo. Eu não mudaria absolutamente nada nessa obra. Adoro a forma como o Tulsa Doom fala, com o olhar vidrado de um psicopata, a transformação dele na cobra… A mensagem velada sobre o crescimento das religiões e seitas fundamentalistas no roteiro… A crucificação do Conan onde ele mata a dentadas o abutre, as porradas quando o Conan ainda está vivendo como escravo-gladiador. Porra é tudo foda! Tudo! Me intriga como depois desse fizeram uma BOSTA completa com “Conan o destruidor”. Achei “Conan o destruidor” tão merda que nem cito ele aqui. Mas eu curto tanto os filmes do Conan que até esta merda eu assisto sempre que passa.
O Conan O bárbaro marcou tanto minha infância que eu assisti na Tv e gravei no video. Daí eu vi isso pelo menos umas 200 vezes ao ponto de decorar as falas. O que eu gosto nesse filme é que ele é naturalmente violento. Não tem aquele joguinho de cena boçal para disfarçar a violência. É o melhor do estilo capa-e-espada nos anos 70, quando ninguém sabia o que era o “politicamente correto”. E a musica é F-O-D-A.
Este não é o melhor filme de fantasia que tem, mas é sem dúvida o meu preferido.

4- A história sem fim

Tá aí um filmaço. O filme é muito, muito bom, mas ainda assim fica aquém do livro, que é uma das obras primas da literatura.

5- Labirinto

Outro clássico dos anos 80. Com David Bowie e tudo mais! Bons efeitos para a época, temática sensacional. Vale a pena assistir.

6- Caravana da coragem – 1984

caravana da coragem é um dos grandes clássicos da sessão da tarde em todos os tempos. No filme estão de volta os Ewoks, o que indica que o filme se passa na Lua de Endor. Há monstros gigantes, fadas brilhantes, mágica. Bom filme.

7- Guerra nas Estrelas, o Império Contra-ataca e o Retorno de Jedi

Tá aí um filme que afetou a minha cabeça desde cedo. Infelizmente eu vi a obra fora da seqüencia certa. Comecei pelo império contra-ataca, ainda no cinema. Mas nunca mais me esqueci. Aquilo afetou meus miolos e eu virei um jedi maníaco. Mas eu tenho um certo preconceito com os demais filmes da saga fora dos três iniciais. Acho os outros excessivamente pirotécnicos, com muito efeito especial, mais do que precisava.
Vocês podem dizer que Star Wars devia estar na categoria ficção científica e não fantasia, mas devo lembrar que no fundo é um filme de fantasia com um toque sci-fi. Espadas de luz que colidem, naves que pegam fogo no espaço… “A força” dos jedis… Enfim, até um ork tem no filme – os soldados do palácio do Jabba.

8- Willow

Eu confesso que nunca gostei muito de Willow. aqueles anões sempre ma pareceram uma tentaiva velada de fazer uns hobbits. Mas No cômputo geral, Willow é o clássico filme de fantasia. Tem bons personagens e uma história estruturada de modo simples, com uso de muitos arquétipos, como o do predestinado. Bons efeitos e tudo mais. É um conjunto de muitas coisas boas individualmente que somados produzem um resultado bom, mas não ótimo e muito aquém de excelente. Diverte mas não empolga.

9- Coração de dragão

Coração de dragão é um dos filmes com dragão mais bem feitos que tem. O monstro é todo CG, o que foi uma novidade na época. Ele veio a reboque dos dinos de jurassic park. O Lipsink do dragão é ótimo. A história é mais ou menos. Mas o dragão segura o filme.

10- O matador de dragões – 1981

Não achei o trailer oficial, mas sim o filme inteiro. Recomendo.

Ok. Pausa de reverência que este filme é foda.

Pronto. Tá aí uma obra daquelas que eu tiro o meu chapéu e se usasse, tiraria até a peruca. Num tempo que não havia 3d, os caras fizeram um filme sobre um caçador de dragões fenomenal. Dá medo mesmo. (pelo menos deu quando eu era guri). Ali tem de tudo, marionete, trucagem de câmera, perspectiva forçada, miniatura, stop motion. É uma aula de como fazer filmes fodas sem o computador. Coisa que quase nenhum diretor sabe fazer mais. (tirando o Guilhermo del Toro)

11- Excalibur – 1981

A história do rei Arthur todo mundo conhece, mas acho que só este filme foi fiel a lenda. Muito bom mesmo. Belas cenas, boa musica (Carmina Burana meu!), atuações decentes e uma grande coleção de objetos de cena. Neste aspecto, acho que só perde para LOTR. É um filme muito bom, sob todos os aspectos.

12- Krull – 1983

Krull é um filme fodaço, que também é um clássico da Sessão da Tarde. Os efeitos para a época eram ótimos, mas deixaram ele datado. Uma obra bem legal, para matar a a saudade da infância.

13- Fantasia

Um dos maiores êxitos do Walt Disney, Fantasia tem um lugar cativo nas memorias da minha infância. Lembro de ter visto o filme no cinema, naturalmente em alguma reprise, pois fantasia é antigaço (1940), mas fez tanto sucesso que repetiu varias vezes no cinema durante as décadas seguintes. Nos 90 ele foi remasterizado. Eu adoro a parte do Mickey, aprendiz de Bruxo, mas o que eu realmente nunca mais esqueci é a Toccata e Fuga do Bach, executada magnificamente.

14- Monthy Pyton e o Cálice Sagrado ( eu existo graças a este filme!)

Este filme é uma comédia bema antiga. Certa vez minha mãe me disse que estava vendo Tv com meu pai e achando o filme chato. Daí eles resolveram fazer algo mais interessante… E eu nasci. Logo, devo minha vida a este filme. Nesta obra existem cenas antológicas, como a do cavaleiro negro e a das andorinhas africanas.

15- Fúria de Titans

Fúria de Titans é um filme sensacional. Despertou meu interesse pela mitologia. Eu dei sorte do filme passar na Tv na época em que minha mãe estudava a mitologia grega na faculdade e então eu gostava de ver ela explicar aquele monte de deuses, e tal. Eu ligava os Deuses da mitologia ao visual do filme e era como ver filmes dentro da cabeça. Tá aí mais uma das bilhões de ótimas coisas que minha mãe fez pra mim. O pégaso e a medusa são inesquecíveis. Obras do Ray Harryhausen.

16- Highlander

Este está no coração, junto com Conan, fantasia, A lenda e outros. Eu adorei Highlander. Nesta fase eu jogava RPG feito louco e tinha uma certa obsessão por colecionar espadas. Não precisa dizer que eu pirei com este filme. O melhor filme do Cristopher Lambert. Tão bom quanto o do Tarzã que ele fez.
Chato é que highlander sofre do mal que é o bordão do filme: “Só pode haver 1”. Só o primeiro prestou. O resto todo foi fiasco atrás de fiasco. Aliás, a franquia detém o recorde de maior vergonha alheia por um filme na história do cinema. (highlander 2)

17- Senhor dos anéis (os 3)

Não tenho muito o que dizer de LOTR além do fato de que aqui está uma obra muito, muito bem feita mesmo. Acho que é o máximo que dá pra fazer com o que o dinheiro pode pagar em termos de filme de fantasia. A obra original é um clássico e trazer isso para o cinema foi considerado insanidade durante décadas. Eu quase trabalhei nestes filmes, então eles são de certa forma, especiais pra mim.

18- A Bússola de ouro

Só vi este filme recentemente. É um filme baseado na obra do Philip Pullman. Bem feito, bem pensado e com ótimo acabamento. Eu gostei, apesar de ficar com “gosto de quero mais” no fim.

19- O feitiço de Áquila -1985

Ah, aqui sim. Este é um dos melhores filmes, não só de fantasia, mas filmes mesmo que eu já vi. Adoro a trilha, do Alan Parsons. Ótimas interpretações da Michelle Pfeifer – Lindíssima e Mattew Broderick na melhor forma. Enfim, è uma PUTA obra de arte. Eu queria ter feito este filme.

20- O Mágico de Oz -1939

Este é um dos grandes clássicos do cinema. Talvez um dos filmes mais cultuados do mundo. Me lembro, que ainda criança, eu vi isso na Tv e acreditei em tudo. Eu nem tinha ainda a noção de filme quando vi O Magico de Oz. Dizem que colocando um disco do Pink Floyd sobre o video, a musica combina perfeitamente. Nunca testei, mas este é um dos troços mais estranhos que existem, já que os caras da banda negam veementemente que o disco tenha inspiração no filme.

21- Cronicas de Narnia

Eu acho este filme muito bem realizado, mas por alguma razão, a história não me prendeu. Mas é um excelente filme.

22- A sétima viagem de Simbad ( e todos os demais filmes do Simbad)

Simbad marcou a minha infância de uma forma que só o Furia de Titans conseguiu. E devo isso ao Ray Harryhausen, que criou os monstros de stop motion da franquia. Porra eu ainda adoro estes filmes. Pode ser a hora que for, se estiver passando, eu paro o que eu estiver fazendo para assistir. Pretendo comprar toda a franquia em DVD para assistir em casa em breve e matar a saudade.

23- Harry Potter (tudo)

Tá aí uma franquia que nunca escorregou (até agora). Todos os filmes são ótimos em interpretações, em efeitos especiais e em história. Acho que é um grande sucesso do cinema.

24- O labirinto do Fauno

O labirinto do Fauno é literalmente uma obra de arte do inicio ao fim. Sensacional. Eu aplaudo de pé filmes assim. Pena que são raros.

25- HellBoy (tudo)

Hellboy é uma franquia muito bem executada com ótimos efeitos especiais. É baseado em super heróis dos quadrinhos, então eu violei minhas próprias regras ao colocar o Hellboy como filme de fantasia. Mas veja, um capeta vindo do inferno, que é amigo de um homem peixe e uma mulher que pega fogo e lutam contra o mal é bem fantasioso.

26- Piratas do Caribe (tudo)

Piratas do Caribe era uma atração da dsineylandia que levou décadas para virar um produto audiovisual. E quando fizeram, fizeram bem. Jhonny Deep ficou eternizado com esta obra. Monstros, navios fantasmas, magia e seres intrigantes surgem e somem ao sabor das marés. Super recomendo. Filme para toda a família.

27-Vinte mil léguas submarinas -1954

Baseado na obra de Julio Verne, aqui está um mega-clássico do cinema de fantasia. Cheio de efeitos especiais que impressionaram e marcaram gerações.

28- King Kong – 1933/2005

King Kong é também um clássico do cinema. Com varios remakes na carreira, este filme sempre deu certo. A última versão, conta com impressionantes efeitos especiais e insetos que dão pesadelos.

29- Os aventureiros do Bairro proibido – 1986

Este é super legal. O filme em que Hayden do mortal Kombat faz um participação especial. Tem de tudo neste filme: Caminhoneiros, Kung fu, monstros, imortais, magia negra e um péssimo uso de neon em cenários. Mas apesar disso, é divertido. Estranho que eu tenho a clara sensação de que esta atriz do filme é uma atriz de novela da Globo…

30-Bewoulf

Bewoulf é todo feito em 3d e conta com uma Angelina Jolie digital. Bem feita, a obra impressiona por sua qualidade técnica e estilo. Logo de cara eu esqueci que era 3d e curti.

32- Merlin

Merlin é um telefilmes, ou seja uma obra feita para a BBC. Mas a qualidade e o apuro técnico que foram colocados neste filme fazem dele um clássico imperdível para todos os que curtem cinema de fantasia.

33- Red Sonja -1985

Um tempo depois que Conan fez sucesso, os caras de Hollywood tentaram repetir a magica, mas com outro personagem: Sonja. A guerreira era personagem corriqueiro nas revistinhas do bárbaro e eu confesso, tinha um belo tesão encubado nela. Mas foi triste descobrir da pior maneira que neguinho estragou um personagem cheio de potencial. Tá aí uma que merecia um remake decente, com uma guerreira mais gostosa. Tentaram até botar o Arnold pra dar um “up” no filme, mas nem assim. Eu acho que faltou empenho dos produtores.

34- Dungeosn & Dragons – O filme

Este decepcionou. Eu esperava muito mais. O filme cagou com o potencial do D&D nas telonas. Triste morte para algo tão promissor. Me lembro claramente que só descobri que não era um filme do desenho Caverna do Dragão na poltrona do cinema. Quase chorei de raiva. Antes fosse.

Talvez uma das coisas mais difíceis seja definir exatamente o que é um filme de fantasia. É um filme que se passa na época medieval? Ao meu ver não, já que “Coração Valente” se passa nesta época e não é de fantasia. E Gladiator, apesar de haver belas lutas de espada, também não.
O troço é tão controverso na minha cabeça que por exemplo, “Reign of Fire”, um filme cujo monstro principal é um dragão, eu não considero uma obra do gênero fantasia.

Imagino que a melhor forma de descobrir se uma obra é um clássico do gênero fantasia é haver algum tipo de magia no filme, além de um toque fantástico que saia do aspecto da realidade. Pode incluir criaturas estranhas, seres de outras dimensões, mundos paralelos, pode se passar no passado ou no presente, pode se passar em mundos que não a Terra e pode se tratar até mesmo de um desenho animado. Estes filmes mostram que não existem limites para a criatividade e que as boas histórias são eternas. Infelizmente temos que reconhecer que algumas dessas obras só podem ser vistas se você achar uma antiga VHS num sebo de locadora. Penso que a Tv poderia reprisar muitos desses filmes. Mesmo que na madrugada, pois certamente qualquer um desses aqui é melhor do que a maior parte dos programas de Tv de hoje em dia.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

  1. Sessão da tarde pura.
    O Feitiço de Áquila, pra mim, é um dos mais fodas.
    Meus 5 melhores, em ordem seriam: 1 – O senhor do anéis (usam magistralmente os recursos técnicos e tem uma ótima estória); 2 – Star Wars (personagens épicos e uma revolução nos efeitos visuais); 3 – O feitiço de Áquila (ótimas atuações, personagens marcantes, ótimo enredo e Michelle Pfeifer em toda sua glória e esplendor); 4 – A Lenda (o diabão, a estória e Mia Sara foram fera demais); 5 – Merlin (acho que nunca passou na TV aberta, mas é muito bom).

  2. Tambem relembrei minha infância vendo esse tópico!

    Phillipe, aproveitando este assunto, queria que você desse sua opinião sobre este filme brasileiro que se não me engano estreia hoje nos cinemas. Besouro. Vi o trailler e achei muito bom!

    Ainda não vi o filme e ACHO que você também não, mas como você entende de técnicas de filmagem e efeitos especias queria saber se este filme realmente é um marco que tem o potencial de finalmente colocar o Brasil no circuito de produtores de filmes de ação/fantasia/efeitos especiais de qualidade. Alías gostaria de agradecer ao diretor por ser o primeiro brasileiro a se arriscar a produzir um filme desse gênero utilizando uma história 100% brazuca.

    Pra quem ainda não conhece, Besouro se passa na década de 1920 em plena época em que a escravidão foi abolida do Brasil e conta a história de Manoel Henrique Pereira, conhecido como Besouro, o capoeirista mais famoso que já existiu e que diziam possuir poderes fantásticos e sobrenaturais sendo que inexplicavelmente sempre conseguia escapar da polícia controlada por coronéis que proibiam a prática de capoeira. O filme teve um orçamento de R$ 10 milhões e conta com o chinês Huen Chiu Ku, o Dee Dee, responsável pelas cenas de lutas de filmes como O tigre e o dragão, Kill Bill e O clã das adagas voadoras.

    Segue o Trailler:
    http://www.youtube.com/watch?v=FXiob6SamEE

    Abs

  3. Tem um filme que eu considero como fantasia, não sei se vc vai considerar também é: as 7 faces do Dr. Lo, bem legal e cheio de criaturas estranhas…

  4. Philipe,
    relembrei as tardes da sessao da tarde da infancia.
    grato pela sessao nostalgia.

    cheguei a sonhar com aquele diabao da lenda quando criança…
    melhor diabo de todos
    coisa medonha mesmo.

    uma coisa que sempre quis saber…
    star wars so foi escrito para filme? ou existe livro?

  5. Querido Felipe!
    Vc me deu o maior presente. Te agradeço muito. É Dark Cristal mesmo!!!!! Sabe eu e meu filho apreciamos tudo o que tem a ver com fantasia-ficção,dentro de um contexto mais gótico-industrial-dark. Somos designers gráfico e ilustradores. Ele mais voltado ao HQ e eu mais a gravura e publicidade. Enfim vou baixa-lo para minha cinemateca particular hoje mesmo.
    Agradeço o carinho em me responder tão prontamente e obrigado pelo post. Déborah

  6. Impressionante!!!.. Criaste a viagem no tempo…Tirando Cristal Negro, que eu nunca vi(mas me tornei um buscador agora..) COncordo com tudo! Gênero, número e grau (segue o padrão..hehehe) Acrescento um: 13 Guerreiro. O melhor filme de guerreiros (vikings, pancadaria, sangue e hááá…hááá…hááá…. Mais!!!) que já fizeram. Esqueçam o Bandeiras, o filme é demais!! —-Abaixo vejo….PQP FIGHT!!!!

  7. lha não sei sevc exclui de propósito mas nao ta faltando Alice no País das Maravilhas?
    não lembre muito bem do filme, assiti quando era criança, mas pelo que me lembro deve ser uma boa fanasia.
    abraços.

  8. Vi muitos desses filmes.
    Mas Conan, realmenteé o melhor.
    A música, então (de Basil Poledouris, infelizmente já falecido) é, na minha opinião, a melhor trilha sonora que já foi escrita e composta para o cinema.

  9. Genial!

    Concordo em genero, número e grau.
    E, finalmente, encontrei alguém que dá o devido valor ao Conan.
    O mestre Arnold, por sinal, fez a “tríplice” que me encantou durante tempos de infância: Conan, Um tira no jardim de infância e Terminator 2.

  10. Esse foi um baita de um post! todos os filmes que curto estão ai ( tirando harry poter red sonja e d&d…concordo 100% sobre história sem fim, é um livro que não canço de ler e o filme apesar de muito bom e trilha sonora muito boa, deixa muito a desejar, o livro tem um conteúdo psicológico muito forte e merecia realmente um remake com umas 3 partes!

  11. Tava sentindo falta dos top filmes, apesar de não ter rolado a incrementação que sugeri no último.

    Valeu por este aí. Parabéns!!!

    Não lembro, se tem algum com desenho animado?

    • Tem sim. E é um clássico. O Lord Of The rings. Ele foi feito em desenho animado usando rotoscopia, bem antes do filme. Inclusive o Peter Jackson filmou algumas cenas do LOTR igualzinho as do desenho animado, acho que de propósito.

  12. Philippe,

    Se o D&D te decepcionou (assim como a mim hahahah), procura pelos filmes do The Gamers.

    é The Gamers e The Gamers, Dorkness rising. Pra quem jogou rpg, é um filme hilário. O segundo foi mais trabalhado que o primeiro.
    Deve ter em torrent por ai fácil, só dar uma vasculhada. =]

    Fica a sugestão. Um abraço!

    • Valeu a dica. Outro foda que eu esqueci foi o clássico do evil dead, a continuação, quando Ash vai parara na era medieval e combate um exército inteiro de cavaleiros mortos vivos.

  13. Post bacanissimo.

    Tem os filmes do Terry Gilliam também, quase sempre geniais. Aliás, ano passado ele lançou outro, que não sei se chega no Brasil, com Heart Leagher, Jhonny Depp, Colin Farrel e Jude Law. Baita elenco, filme de fantasia tb.

    E o Merlon que vc postou é seriado, tá indo para a terceira temporada já. :S

  14. eaiii mano blz velho so fanatico por filme de fantasia e n conhecia o cristal negro e estou loko a procura para baixalo estava vendo umas cenas no youtube mais esta sem legenda alguem sabe onde posso encontralo dublado para downolad????

  15. Olá, já leu o livro do Philip Pullman, A Bússola de Ouro e os dois livros sequência? Quando ler, vai ter nojo do filme, é uma das piores adaptações que já vi, acho que só perde pra Eragon mesmo (que o filme é simplesmente ridículo). :]

  16. Parabéns, Philipe! Uma lista muito boa de filmes de fantasia. “A Lenda”, “O Feitiço de Áquila”, “O Senhor dos Anéis” etc me fizeram viajar. Há uns filmes beeeeeeeeeeeeeeeeem antigos que são bem divertidos. Por exemplo, “Simbad e a Princesa” e “Jack, O Matador de Gigantes.” Os dragões, ciclopes e outros monstrengos eram “feitos à mão”, por assim dizer. Quadro a quadro. Devia dar um trabalho do carvalho!

    • Cristiano, eventualmente uma locadora velha encerra as atividades e vende o acervo dela no mercado livre. Hoje tem muitos caras que ficam vendendo e trocando filmes antigos lá. Dá uma olhada. Certamente um desses aí (talvez todos) estejam à venda lá.

  17. Meu amigo vc se lembra de um filme n~lembro bem mas parece que tinha 3 cavaleiros ou mais que eles tem que atravessar uma floresta, para salvar uma princesa ou algo assim e no lugar onde esta a presa tem uns gigantes com uns anãozinhos presos em gaiolas os mesmos servem de comida para os gigantes, acho que dei uma dica boa vc se lembra qual eh esse filme. Um abraço Roberto Lucas Bagé RS

  18. Cara, vc lembra o nome de um filme da década de 80 onde um loiro comandava e falava com os animais. Era meio épico. Tinha se eu não me engano uma águia e um furão. Eu me lembro do nome como mestre dos animas, mas procuro na internet e não acho

  19. Um dia desses assisti o flme “a lenda” tinha até esquecido que o tinha visto na globo , filme muito bom, não se faz mas filmes como esse, com sua floresta , elfos etc, o filme consegue transmitir uma “magia”. “belzebu” nesse filme foi uma das melhores adapatações na minha opinião.

  20. put..que..o pariu… faz 15 anos que tento lembrar o nome da po*a do filme e graças a vc achei o nome… muito obrigado mesmo.. contiue com este seu maravilhoso serviço de informação… to indo agora mesmo pro ebay procura ve se acho uma cópia a venda..

  21. THE DARK SIDE OF OZ

    Uma história bastante conhecida – e negada pelos membros da banda – é a de que o álbum The Dark Side of the Moon, do Pink Floyd, seria uma espécie de “representação sonora” do clássico filme O Mágico de Oz.

    De acordo com o livro Segredos e Lendas do Rock, de Sérgio Pereira Couto (Universo dos Livros, 2008), o sincronismo entre ambos é facilmente comprovável: deve-se ter o CD de The Dark Side of the Moon com as canções da mesma forma que quando foi lançado o vinil e o DVD com a versão clássica do filme. A versão clássica (original) tem sua abertura em preto-&-branco (não funciona com outra versão).

    1) Coloca-se o CD num aparelho reprodutor e deixa-se em modo PAUSA. O aparelho dever estar configurado para reiniciar o CD (já que o a duração do filme equivale a duas vezes e meia a do CD);

    2) Coloca-se o DVD no aparelho: durante a reprodução do filme, após o terceiro rugido do Leão da Metro (em preto-&-branco), coloca-se o CD para tocar e deixa-se a TV em MUDO.

    – O verso the lunatic in on the grass (o lunático está na grama) de Brain Damage é cantado enquanto o Espantalho, cujo copo é preenchido com grama seca, age freneticamente como um louco;

    – Black and blue (Preto e azul): quando é dito black, a bruxa é vista, e é feito um close do seu rosto azul quando é dito blue;

    – O verso who knows wich is wich (quem sabe quem é quem, onde wich [quem] tem som parecido com witch [bruxa]) de Us na Them é cantado quando as bruxas Boa e Má se confrontam;

    – Whit… without (Com… sem): em whit, Dorothy está com Totó nos braços, e coloca-o no chão conforme é dito without;

    – Home… Home Again (Em casa… Em casa de novo): quando Dorothy volta para casa (na cena em que diz a célebre frase “E não há lugar como o lar, não há!”).

  22. parabéns pela seleção… Que coincidência, um de meus favoritos está no topo da lista…Para os curiosos que ainda não viram a Lenda, deem uma olhada na belíssima personagem “Una”, corri atras mas nunca mais ouvi falar de Anabelle Lanyon, a atriz que a interpreta.

  23. Ahhhhh. Eu tenho tentado me lembrar há anos desde filme “Cristal Negro”. Me lembrava do filme todo, mas não conseguia lembrar o nome e nem achar na net. Assisti um par de vezes na sessão da tarde nos anos 80. Fi quei tão feliz!

  24. Olá! Primeiramente gostaria de dizer que adorei a lista. A Bussola de Ouro realmente tem uma história mega interessante, porém a adaptação é fraquíssima comparada ao livro, diferentemente de Senhor dos Aneis e Harry Potter, duas sagas épicas. Na verdade, Harry Potter e a Pedra Filosofal foi um dos filmes que mais me ajudou a viajar pelo mundo da fantasia. Eu tinha 6 anos na época e sonhava em estudar em Hogwarts! O Mágico de Oz (1939) é incrível, um clássico, uma doçura de filme, com lindas mensagens, acho até melhor do que a versão de 2013 (Oz: Magico e Todo Poderoso). E achei curioso essa relação com o disco de Pink Floyd, não sabia disso até agora.
    Acredito que O Hobbit também pode ser adicionado a lista.

    Agora gostaria que alguém me ajudasse com um filme de fantasia, que gostaria muito de lembrar o nome, porém pouco sei sobre o filme. Só me lembro de que era a história de um garoto, que acidentalmente cai num rio (correnteza, algo assim), e através disso ele vai parar em um mundo paralelo, outro mundo, onde há monstros (que por acaso, lembram fisicamente os monstros do filme “Onde Vivem os Monstros, de 2009).. e se não me engano (pelo pouco que lembro), há reinos entre esses monstros, ou tribos, que são rivais entre si, e o garoto começa a familiarizar com eles, interagir e ajudá-los… Mas me parece que tudo não passa da imaginação dele, foi uma história que se passou enquanto ele caia na correnteza, ou então quando ele volta ao mundo real, ele volta pra correnteza. Algo assim, não tenho certeza. Assisti quando era muito pequena e tenho vagas lembranças, mas acredito que o filme seja da década de 90, ou no máximo de 2000 (não mais que 2005). Quem souber, agradeço!!

  25. Oi eu estou tentando achar um filme que passava no SBT, quera um duende que queria levar a bebezinha pro submundo mas os pais queriam enpedir de qualquer jeito mas ai o duende fez uma proposta para os pais que tinha que descobrir o seu verdadeiro nome só assim ele deixaria a menina com os pais sei que o nome dele era muito dificil mas os pais conseguiram descobrir! O nome do filme era o mesmo do dele só que eu não consigo lembra tenta achar pra mim! Obrigada

  26. Estou atrás de um filme que vi quando pequena na sessão da tarde eu lembro muito pouco mas vamos lá ver se alguém consegue me ajudar….Eu lembro q era um filme típico q tinha carruagem e que um rapaz com a ajuda de outras pessoas tenta salvar umas mulheres q são enroladas como múmia para tipo uma seita e nesse filme lembro q eles atravessavam se não me engano um cemitério onde um dels q era gordinho começa a deliriar com um monte de docinhos q andam e começa a subir nele e fazendo com que ele come.Outro detalhe é que uma das moças sequestradas é amiga desse grupinho onde tem criança tbm,lembro que toca a música de carmina burana o fortuna.(não é Sherlock e tbm não é os aventureiros do bairro proibido, é uma mistura desses filmes )ele passou na década de 90..Alguém consegue me ajudar please??????

  27. Oi.. graças a vc finalmente descobri o nome dum filme querido que eu tinha esquecido totalmente (Dark Crystal)… obrigada …
    queria comentar ainda que vc ficou com gostinho de quero mais depois de assistir a bussola dourada pq são três volumes originalmente… não sei se fizeram os outros filmes, mas o primeiro acaba também onde acaba o primeiro livro… mto bom ^^

  28. Gente… Me ajudem aí se possível…
    Tô tentando lembrar do nome do filme, é um filme de aventura, tinham uns dragões pequenininhos, ou uns bichinho, sei lá, que cabiam na palma da mão, daí tinha um velho que cuidava deles, ele tinha uma loja e o neto dele procurava ou cuidava desses bichinhos, daí o velho morre envenenado… Uma coisa assim… Só sei que é antigo, não me lembro de jeito algum!!! É dos anos 80, há décadas não passa na sessão da tarde, mas nos anos 80 vez ou outra ele passava… rsrsrsrs

  29. Amo filmes de fantasia. COM CERTEZA UM DOS QUE MAIS MARCOU PRA MIM FOI ‘ A LENDA ‘.QUE FILME LINDO…EU GOSTARIA DE VIVER EM UM MUNDO IGUAL A DO FILME. VIVO A PROCURA DE MAIS FILMES DO ESTILO,QUE SÃO MAIS RAROS.O QUE POR UM LADO É ATÉ BOM, POIS ISSO TAMBÉM OS TORNAM ESPECIAIS.OUTRO FILME QUE APESAR DE NÃO SER DE ÉPOCA , PODE SER ENCAIXADO NESTA CATEGORIA DE FILMES, SE CHAMA ” A CELA ” (COM JENNIFER LOPEZ), É MUITO DIFERENTE, ESPECIAL,COM MUITAS VIAGENS,CENAS LINDAS…
    OUTRO QUE ACHO QUE PODE TAMBÉM ENTRAR PRA LISTA É ” A VILA ” (ELENCO; JOAQUIM PHOENIX, SIGONE RIVER, WILLIAN HURT, OUTROS…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

714
Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

6
Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Paranormalidade: Ex-Medium da CIA encontra corpo de criança com visão remota

2
Casos intrigantes ou meras coincidências? Esses relatos mostram que ainda não conhecemos os limites da percepção humana

Miniaturas que custam mais caro que carros de verdade

0
Essas miniaturas incríveis vão te chocar pela absoluta precisão e qualidade, mas também pelo seu preço. Seu valor é de um carro real.

O cemitério do Everest

315
O Everest ergue-se imponente acima da cadeia de montanhas do Himalaia, elevando-se a 8.850 metros. O silêncio só é cortado pelo rufar dos fortes ventos que atingem a montanha. Impávida, a enorme rocha é...