Hoje recebi um pacote da editora Avec (a que vai lançar o meu livro do Zumbi no Brasil). Não lembro se já falei da Avec editora antes aqui no blog. Ela é uma editora nova, criada em 2014 com foco em escritores, desenhistas e quadrinhistas que estão dando seus primeiros passos na criação de histórias – mas já demonstram o talento de grandes autores. O dono da Avec, o Artur Vecchi é descendente dos fundadores da antiga editora Vecchi, quem curte quadrinho antigo e de qualidade vai lembrar. Assim, o cara tem o lance de editor no sangue, e além do mais ele é meu amigo desde… Puts, nem sei. Acho que quando nos conhecemos, o presidente do Brasil ainda era o Collor!
Assim, quando o Artur me indica um livro eu vou na certa que o livro é show. E o livro da vez é steampunk, Uhuuuu!
Le Chevalier E A Exposição Universal é uma obra de André Zanki (A.Z.) Cordenonsi. A obra de literatura steampunk promete uma aventura do espião Le Chevalier e seu parceiro Persa em uma Paris alternativa do século XIX impulsionada pela tecnologia a vapor, ferro e fumaça do professeur Verne.
A França deseja o título de capital tecnológica do mundo moderno ao preparar a Exposição Universal, quando uma ameaça secreta paira sobre a cabeça do Imperador Napoleão III.
Em uma guerra de apenas sete semanas a Prússia derrota a Áustria e agora cobiça a coroa de Bonaparte. Assassinos e chantagistas espalham-se pela capital e somente um homem pode desvendar esse mistério. Um espião sem nome e passado. A serviço de sua Majestade, conhecido apenas como Le Chevalier.
O book Trailer
Maneiro esse lance de Book Trailer. Acho que eu devia fazer isso com meus contos.
A Cena Literária Gaúcha de Steampunk
Pra quem esteve congelado ou foi abduzido nos últimos dez anos e não sabe, o steampunk é um subgênero literário, um retro futuro em um mundo paralelo em que a revolução tecnológica ocorreu mais cedo do que na história real e inventos modernos como navios, locomotivas, máquinas voadoras e autômatos foram obtidos através da engenharia e ciência do século XIX. Uma parada tão louca quanto maneira. Volta e meia falo de steampunk aqui no blog.
A.Z. Cordenonsi é pesquisador e professor na Universidade Federal de Santa Maria, tendo publicado o romance “Duncan Garibaldi e a Ordem dos Bandeirantes” (pela Underworld editora) e contos em várias antologias. Em 2014, Cordenonzi foi finalista do Prêmio Argos – principal prêmio nacional de literatura fantástica.
O escritor se diz aficionado por ciência do passado e utiliza esse conhecimento para criar os mundos na literatura. Além do vapor, o universo de Le Chevalier é habitado por espiões, bandidos, mendigos, assassinos, relações diplomáticas, animais mecânicos (os drozdes), lanchas navegando pelo rio Sena e combates com pistolas mecânicas e espadas afiadas.
A.Z., junto com meu brother Eneias Tavares (“Brasiliana Steampunk: A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison”, Leya editora) e Nikelen Witter (“Territórios Invisíveis”, Editora Estronho) destacam-se como representantes gaúchos do gênero. O sucesso emergente do Steampunk brasileiro fez Santa Maria despontar como “motor gaúcho do steampunk”, segundo recente reportagem no jornal Zero Hora, de Porto Alegre.
Homenagem Moderna à Literatura Vitoriana
O romance é fruto de anos de trabalho do autor que afirma beber de uma vasta fonte de histórias: a literatura de autores vitorianos como Henry Haggard, Robert Luis Stevenson, Julio Verne, H. G. Wells, Edgar Burroughs, Conan Doyle, Lovecraft, Edgar Allan Poe e outros.
Le Chevalier também mistura personagens históricos extraídos de contos, como o Persa – de o “Fantasma da Ópera”, de Gaston Leroux – com outros criados pelo autor, formando um fantástico mundo ficcional.
Outra nesse mesmo universo, já está sendo escrita para o formato graphic novel com arte de Fred Rubim e deve chegar às livrarias brasileiras até dezembro.
Para divulgar mais informações sobre o universo do livro, A.Z. Condernonsi, criou este blog. As imagens deste post são fotos do lançamento na III Steamcon em Paranapiacaba (SP) – Onde não por acaso, eu fiz o poster do encontro ufológico ocorrido no evento.
“Le Chevalier E a Exposição Universal” está à venda nas principais livrarias do Brasil ou diretamente no site da AVEC Editora nesse link.
Ficha Básica:
- Autor: A.Z. Cordenonsi
- ISBN: 978-85-67901-07-7
- Editora: AVEC Editora
- Formato: 23 x 26 cm
- Quantidade de páginas: 192
- Papel: Polen Bold 90g
- Editor: Artur Vecchi
- Capa e diagramação: Marina Ávila
- Ilustração de capa: Diego Cunha
- Revisão: Luiz Fernando Manassi Mendez
- Preço Sugerido: R$ 29,90 (impresso) e 14,90 (e-book)
- Ebook: Amazon, Apple, Kobo, Livraria Cultura, Livraria da Travessa e Avecstore.
Os livros da editora podem ser encontrados na rede Fnac, Travessa, Cultura e Submarino. E os ebooks na Amazon, Apple, Kobo, Cultura e Travessa.
Quer ganhar o livro na faixa? É fácil!
Eu vou sortear os dois livros que o Artur me mandou hoje a noite. Tudo que você precisa fazer para concorrer é enviar este post no facebook ou twitter com a hashtag #Avecsteampunk. Pontualmente às 21:00 postarei os ganhadores. O outro livro vou sortear entre os patrões do blog. Se você já é patrão e divulgar, você concorre duas vezes!
(os botões estão no inicio do post!)
Vamos ajudar a divulgar aí para dar uma força pro mercado steampunk no Brasil, galera!
O Sorteio já foi!?
Já foi.