O mundo é repleto de lugares estranhos e misteriosos como as culturas mais diversas, você sabe. Mas aqui está um bem estranho: Em Mafi Dove, ninguém nasce. Aliás, digo que NINGUÉM PODE nascer!
Mafi Dove, é uma pequena vila, localizada no sul de Gana. Esse é o lar de cerca de 5.000 pessoas, mas nenhuma delas nasceu aqui.
A maldição de Mafi Dove
Por causa de uma crença arcaica de que um parto na vila trará “ofensa aos deuses”, as futuras mães são levadas às pressas para comunidades vizinhas para dar à luz seus bebês lá. Nunca em Mafi Dove.
Como muitas outras comunidades ganenses, Mafi Dove tem uma série de costumes e tradições que foram transmitidos desde tempos imemoriais. Mas, além de pequenos tabus que não impactam realmente a vida de seus habitantes, esta vila continua a impor três regras principais que a tornam única no mundo. Uma das primeiras coisas que você nota ao visitar Mafi Dove é a completa ausência de animais.
Além dos pássaros selvagens voando sobre suas cabeças, não há praticamente nenhum pássaro ou mamífero para ser encontrado ali.
A criação de animais em Mafi Dove é proibida desde que alguém pode se lembrar, e isso não deve mudar tão cedo. Ninguém sabe o motivo, mas as coisas por lá são assim e ninguém resolveu peitar. Todos seguem o Tabu.
Curiosamente, trazer animais para a vila e abatê-los no mesmo dia é permitido, mas as pessoas não têm permissão para criá-los aqui. E a galera nem tenta.
A segunda coisa que você certamente notará em Mafi Dove é a falta de um cemitério. Se não tem cemitério você já imagina o motivo, né?
Sempre que alguém morre, é levado para cemitérios em outras comunidades. E, finalmente, a terceira coisa estranha sobre Mafi Dove é que nenhum de seus habitantes realmente nasceu lá.
O parto na vila é considerado tabu, então as mulheres que se aproximam da data prevista para o parto são transportadas para vilas ou cidades vizinhas e forçadas a permanecer lá até que os cordões umbilicais de seus bebês caiam. Só então elas podem retornar.
Como partos prematuros aumentam o risco de uma mulher quebrar a tradição ao ter um bebê em Mafi Dove, não é incomum que gestantes sejam literalmente expulsas da vila 1 a 2 meses antes do parto. No entanto, houve casos em que mulheres tiveram que ser transportadas para fora da vila com dores excruciantes, e seus bebês sofreram devido a complicações no parto. Mesmo assim, a população não aceita, de jeito nenhum que alguém incorra em nascer lá.
Acredita-se que esses tabus incomuns de Mafi Dove estejam de algum modo ligados ao fundador da vila, um caçador chamado Togbe Gbewofia Akiti.
De acordo com os anciãos da vila, quando Akiti pisou pela primeira vez na terra onde Mafi Dove agora está, “uma voz do céu” lhe disse que este era um lugar sagrado e pacífico e que se ele e seu povo quisessem se estabelecer lá, eles teriam que obedecer às três regras: sem animais, sem enterros e sem partos.
E assim foi. Estranho hein? Parece até coisa de filme, né?
“Onde quer que haja mal, não há desenvolvimento”, disseram os anciãos de Mafi Dove . “Por causa desses tabus, nunca houve derramamento de sangue, crimes e assim por diante. Você tem permissão para trazer animais e abatê-los na terra, as mulheres são livres para menstruar, mas para dar à luz, de jeito nenhum. Temos muito orgulho de estar vinculados a esses tabus.”
A crença geral é que as mães que quebram essa regra antiga correm o risco de dar à luz bebês anormais, embora ninguém se lembre de nenhum bebê nascer com deformidades ou outros problemas de saúde como resultado da quebra da tradição. Mas é um sistema de medo eficaz.
Nos últimos anos, mais e mais mulheres têm desafiado os tabus e exigido poder ter seus bebês na aldeia sem serem rejeitadas pela comunidade, mas os mais velhos se recusam a ceder. Eles estão convencidos de que honrar essas tradições de longa data é fundamental para garantir a segurança e a prosperidade de Mafi Dove e seu povo. No entanto, eles fizeram uma concessão, aprovando a construção de uma clínica de maternidade nos arredores da aldeia, (fora de Mafi Dove) para que as mulheres possam dar à luz mais perto de casa, sem violar o Tabu.
Caramba, dá até vontade de pegar uma máquina do tempo e descobrir qual foi a origem real desses tabus… Certamente deve ser uma história interessante!