Medicamento fez dedo amputado crescer de novo

O que o Wolverine, as lagartixas e as minhocas tem em comum? A capacidade de se regenerar. Já o ser humano, tem também uma capacidade de regeneração celular, como no fígado. Mas isso ainda é algo muito limitado comparado com mutantes de ficção, estrelas do mar, minhocas e etc.

Porém, isso pode estar prestes a mudar. Veja que coisa inacreditável a história de Lee Spievak, que sofreu um acidente com um aeromodelo, que amputou metade do seu dedo. Em busca de tratamento, o homem foi encaminhado para uma experiência médica de ponta. Nada de implantes, microcirurgia e o escambau a 4. O que o médico fez foi estender um vidrinho contendo um pó para o paciente. O medico disse para o sujeito jogar o pó sobre o ferimento e esperar.

Spievak cobriu o cotoco de dedo com o pó e para seu absoluto espanto, O DEDO CRESCEU NOVAMENTE!

Pele, veias e até a unha. Em 4 semanas, o dedo estava de volta no lugar! Novinho.

Confesso que quando eu li isso, achei que era primeiro de Abril adiantado. Mas ao que parece, é verdade. O caso foi coberto pela CBS e outros canais de notícias. O pó milagroso é na verdade uma matriz extracelular. Uma combinação de componentes que tem o poder de fazer o tecido crescer rapidamente. Até então ele era usado para recuperar tendões rompidos, mas um novo campo da medicina vem surgindo, chamado de “Medicina Regenerativa”. O médico acredita que o uso deste tipo de material poderia regenerar um órgão inteiro.

A coisa é tão promissora que as forças armadas dos EUA estão trabalhando no material em conjunto com os acadêmicos das universidades para encontrar uma fórmula eficiente de recuperação biológica para amputações de dedos dos soldados na guerra. A ideia é recuperar membros, órgãos e pele queimada dos soldados que levam a pior no campo de batalha. A medicina regenerativa está colaborando até para a solução do câncer de garganta, onde um pedaço de esôfago artificial feito de matriz celular permitiria que as células crescessem por cima, remodelando completamente a parte perdida.

Fonte

Para quem se interessou e quer ler mais, o nosso leitor Patola indicou este excelente artigo sobre este assunto que saiu na Scientific American.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

  1. isso eh fake. Pq so mostra um lado do dedo regenerado e sempre o mesmo angulo? pq isso n foi noticia em todos os jornais, já q isso é uma excelente noticia? Achei exagerado e milagroso demais, o dedo do cara n tem nenhuma sequela.

  2. [quote comment=””]isso eh fake. Pq so mostra um lado do dedo regenerado e sempre o mesmo angulo? pq isso n foi noticia em todos os jornais, já q isso é uma excelente noticia? Achei exagerado e milagroso demais, o dedo do cara n tem nenhuma sequela.[/quote]

    Achei estranho o cara não mostrar fotos do dedo depois do acidente, sem a ponta. Também estou achando meio estranho.

  3. Isso non ecxiste !

    Padre Quevedo sobre regeneração celular

    e acrescento : gente não é igual largatixa, apesar de que tem umas mulheres que pedem pra chamar elas de lagartixa e jogarem elas contra a parede !

  4. Pode ser mentira sim, mas acho que ser cético implica TAMBÉM em estar aberto a idéias e investigá-las justamente pra se ter base para o julgamento negativo, se for o caso. Há um artigo da Scientific American sobre exatamente este caso.

  5. tomara que seja verdade, perdi um pedaço do meu dedo que nem o lula (será que isso basta para virarar presidente?), enfim, tomara que além de ser verdade tb seja barato neh xD…(perdi u pedaço numa cadeira quase como as espriguiçadeiras, CUIDADO COM ELAS VIU? kkk)

  6. pra mim particularmente foi amelhor noticia dos ultimos 2 anos , pois minha situação eh igual a do Senhor que teve o dedo amputado!

    deus queira e ilumine que pesquisas avancem e que todos nesta situaçãotenham acesso a esta nova tecnologia!

    Sorte pra nós!!

  7. Então o cara era um desdedado? Ha ha ha ha…
    Será que funciona com o sujeito que perdeu o bilau? Kkkk Brincadeira…
    Agora falando sério, esse assunto foi tema de um documentário no canal National Geographic. O irmão do sujeito que perdeu a ponta do dedo é especialista (acho que é em algum campo da neurociência) e pesquisador na área de regeneração tecidual humana. A matriz celular em questão é proveniente do intestino dos porcos, liofilizado e transformado em pó. Inclusive nesse documentário do National Geographic, o cara disse que até as digitais surgiram novamente! Se for mesmo verdade, então este pó proveniente das tripas de um porco teve a capacidade de transformar-se em músculos, tendão, ligamento, osso, nervos, veias e artérias de fino calibre, derme, epiderme, unha e alguns tipos de células sensoriais. Então parece que a diversidade de células funcionais em que este pó pode se transformar é quase ou tão surpreendente quanto as células-tronco, embrionárias ou não. Eu acredito na evolução tecnológica humana em todas as áreas do conhecimento, e alguns campos (não só na Medicina) estão apenas começando.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos

Sepultamento celestial no Tibete (AVISO: não recomendado para pessoas impressionáveis)

AVISO: Este post contém imagens chocantes. O chamado sepultamento celestial é o principal tipo de sepultamento que ocorre no Tibete e em algumas áreas da região. Ele também ganhou o apelido de "esmola dos...

Darwin Awards: Xamã alega que seus poderes o protegem de ser comido por crocodilos....

Foi dar uma de poderosão e levou ferro. O video é chocante e revela o quanto crendices podem ser prejudiciais à saúde humana.

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Paranormalidade: Ex-Medium da CIA encontra corpo de criança com visão remota

Casos intrigantes ou meras coincidências? Esses relatos mostram que ainda não conhecemos os limites da percepção humana