Buracos azuis. Assim são chamados essas cavernas subaquáticas.
Segundo a Wikipedia, um Buraco Azul (do Inglês Blue Hole) é uma caverna subaquática ou sumidouro natural encontrada nos oceanos. Também são chamados de cavernas verticais.
Considerados falhas geológicas, eles estão presentes em diferentes pontos dos oceanos. Por conta de suas qualidades térmicas e condições de segurança, eles atraem grande diversidade de vida marinha e, por consequência, de quem pratica mergulho, amador ou profissional. A cor exótica vem da baixa temperatura da água e da profundidade.
Entre os buracos azuis mais famosos, estão:
- Great Blue Hole
- Buraco Azul de Dahab
- Dean’s Blue Hole
É justamente o Dean´s Blue Hole que ilustra este post.
Ele é um dos buracos azuis mais profundos do mundo, atingindo impressionantes 202 metros de profundidade. O mais profundo fica na Itália, chama-se Pozzo del Merro e chega a 392 metros.
Ele fica em uma baía a oeste de Clarence Town, em Long Island, Bahamas. Com o aumento da profundidade, o buraco aumenta consideravelmente em uma caverna com um diâmetro de 100 metros. A maioria dos buracos azuis contêm água doce e salgada. O Blue Hole Dean é aproximadamente circular na superfície, com um diâmetro que varia de 25 a 35 metros.
Ele pode inspirar o medo nas pessoas, mas não em Guillaume Nery. Olha só este sujeito mergulhando em APNEIA no Blue Hole Dean.
Eu me cagaria de medo de mergulhar na escuridão assim, até porque minha mente me faria lembrar que já existiu um animal chamado megalodon que era praticamente isso aqui. Eu sei que ele está extinto, mas na minha mente irracional, ele está sempre pronto para surgir da escuridão…
Philipe,
Aceita de bom grado uma sugestão de matéria?
Já ouviu falar nos motores automotivos Elko? Foram produzidos e experimentados entre as décadas de 80 e 90, inclusive com uma unidade no Brasil, queimavam quase qualquer tipo de óleo (seja mineral, vegetal, o diabo) e ainda faziam médias de consumo incríveis (coisa de 22 km/l em um sedá grande como um Audi 100, dependendo do insumo). Soa muito incrível, não?
Sua abordagem jornalística seria legal para o assunto.
Abraço.
O motor de um gringo, que acabou morrendo na confusão de patentar, e o governo militar no meio e tal? Um que tava escondido num galpão durante anos e anos?
Philipe, não tenho certeza sobre estes detalhes, mas ele chegou inclusive a ser testado por uma revista automotiva nacional. Na época foi uma promessa espantosa este motor, e realmente funcionava conforme era anunciado. É de uma empresa alemã, a Elsbett, que sobrevive até hoje.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4×4-brasil/26865-motor-elko-materia-na-4rodas-agosto-1987-a.html
Adorei a matéria, mas nunca iria a um lugar desses nem morta, imagine se aparece um bicho?…. tô fora….
Não é só ele corajoso! os cinegrafistas tbm!!! mas não é só vc q morre de medo do megalodon, se eu visse um frente a frente eu morreria na hora
Legal. “A maioria dos buracos azuis contêm água doce e salgada”. Porque? Pelo fato do sal descer para o fundo?
Eu não pensaria em um megalodon, mas ficaria tenso já na entrada só de lembrar dos peixes abissais (é eu sei que a essa profundidade pequena não se encontram esses peixes…) ou então ficaria matutando se uma Moréia gigantesca não cavou esse buraco e está lá embaixo esperando a presa. Basta qualquer coisa passar nadando por cima que surgirá uma bocarra-relâmpago das trevas…
boca aberta aqui..
Caramba realmente incrível philipe bem que deram uma sugestão de matéria vou te oferecer a falar do bugatti galibier é um concpet car apresentado pela bugatti algumas vezes era pra ser o sucessor do veyron mas o projeto foi abandonado (PENA)
Eu entraria numa boa num lugar assim, SÓ QUE NUNCA! RSRSRS O problema não é ter bichos, mas o medo de descer e não conseguir subir de volta e ficar preso naquela escuridão!!
OMFG OLHA O TAMANHO DISSO! Ave Maria! Nunca vou chegar nem perto. Sabia que não é só você que se caga de medo que apareça um bicho do Satanás? O Megalodon tá extinto, mas o medo não pô!
Mas que é bonito… isso eu não posso negar.
isto é lindo
" Apreciamos sua educação " obrigado pela indução á uma escrita saudável.
Discordo de quem escreveu a matéria, existe outras palavras mais elegantes que " EU ME CAGARIA " para caracterizar muio medo.
quem escreveu não foi a nadja, foi seu pai
Retirado do item 10 do nosso F.A.Q.:
10- Por que este blog contém palavras chulas e termos grosseiros?