Olha só que legal. Um sujeito estava caminhando num subúrbio de Londres quando encontrou este veículo estacionado no quintal de uma casa.
O carro estava bastante detonado pelo tempo, mas dava para ver que se tratava de um veículo bem diferente.
De uma certa forma, podemos dizer que este é um carro do futuro. Trata-se de um veículo prop (objeto de cena) do filme Judge Dredd. Alguns modelos práticos desse veículo futurista chamado city cab foram produzidos para o filme. Sua ampla maioria são apenas chassis tubulares improvisados e soldados com uma carenagem de fibra de vidro por cima. Colecionadores sabem que pelo menos um foi realizado completamente, incluindo seu interior com design único.
Não sei se o carro em questão é somente a casca de fibra, mas na minha opinião todo esse “aging“, com o limo e sujeira acumulado pelos anos ajudou a compor um visual mais realista e decadente até que o visual no filme.
O City Cab
Poucos sabem, mas o City Cab foi petado pela Land Rover em 1995 exclusivamente para o filme Judge Dredd. Diferente da maioria dos props de filmes, criados pelo departamento de arte dos estúdios, esse veículo foi criado por uma montadora real.
O filme recebeu críticas principalmente negativas, embora tenha conseguido ganhar mais do que seu orçamento e fechar no azul para o estúdio. Apesar da resposta crítica abaixo do esperado, o filme ainda hoje é lembrado por seus veículos extraordinários projetados pela Land Rover.
De acordo com o briefing, os táxis que operam em Mega City One (Nova York do futuro) devem parecer futuristas e também conseguir transportar com segurança até seis passageiros por esse ambiente hostil – funcionando quase que como uma fortaleza sobre rodas.
Os esboços originais foram criados por David Woodhouse, que na época era Designer Sênior da Land Rover. Este talentoso designer automotivo mais tarde construiria uma carreira notável na Ford, levando ao seu papel mais recente como Diretor de Design da Lincoln. Com base em seu projeto, até 20 pessoas da Rover trabalharam com ele para finalizar o projeto em menos de três meses sob a orientação do chefe de design, Gorden Sked.
Como você pode imaginar, o City Cab parecia ficção científica em 1995. Sua postura agressiva foi enfatizada pelo design da cabine, proporções off-road incomuns e ótimo uso de gráficos em dois tons. Superfícies prismáticas simples da carroceria foram usadas para refletir a iluminação no cenário.
A seção dianteira era mais alta que o resto do carro, com uma longa saliência dianteira e uma curta distância entre eixos. Coberturas personalizadas nos aros de aço aumentaram a largura de cada roda em 254 mm, melhorando as proporções e a aparência de ficção científica.
A traseira adotou um visual mais técnico, parecendo um caminhão de bombeiros futurista com grandes blocos angulares, tubos de escape laterais, pequenas lanternas circulares e cabos e tubos (não funcionais).
Decadência e esquecimento
A Land Rover construiu 31 modelos em tamanho real para o filme, que foram vistos dirigindo lentamente nas estradas escuras e molhadas do futuro distópico. Todos os veículos eram dirigíveis, pois abaixo das carrocerias de fibra de vidro construídas pelas empresas Futura e Wood & Picket havia plataformas de 101 caminhões Forward Control comprados do exército. No entanto, apenas um dos protótipos estava equipado com uma cabine completa de seis lugares e portas funcionais, já que os outros não seriam necessários para nenhum close-up.
O Land Rover City Cab é um dos poucos carros-conceito dos anos 90 que ainda parecem relevantes hoje. Embora fosse baseado no chassi de escada de um caminhão antigo com componentes mecânicos desatualizados, parecia o futuro. Claro, ninguém jamais esperaria que um carro como este fosse produzido devido a sérios problemas de dirigibilidade, visibilidade e praticidade que são comuns com a maioria dos carros do filme, bem como as homologações de segurança.