Dando continuidade a peça, eu fiz uma forma de gesso sobre ela e isolando as duas faces com massinha de modelar colorida eu consegui obter a forma rígida do busto do Mum Rá. Felizmente os únicos problemas que tive com a fôrma foi a perda de todos os registros que se quebraram. Mas ainda assim ela continuou funcional. Uma coisa que eu percebi neste processo é que a fôrma de gesso é bem problemática na questão do desmolde. Eu andei pensando em fazer a copia usando alginato, mas isso afetaria possíveis outras copias, porque o alginato desidrata e encolhe.
Não pode ser forma de silicone RTV como fazemos para resina,m porque o silicone de platina “odeia” o silicone padrão. Dá o maior lelê. A solução que eu achei é fazer uma forma mista, de borracha de poliuretano e coberta com um berço de gesso. Isso é de longe o que garante o melhor resultado final. Mas só me liguei disso (a merda é que eu tenho a borracha de Pu em casa. Nem ia precisar comprar.) depois que tinha feito e já estava desmoldando o Mum Rá.
Aqui está a foto da fôrma:
Veja como é uma coisa meio “traumática” para a matriz a retirada da fôrma de gesso:
Após penar feito um desgraçado para aprender a misturar corretamente, colorir, baixar a viscosidade, e evitar vazamentos, eu consegui obter a primeira cópia:
Olha que legal essa translucidez do material. O mais maneiro é que a sensação de encostar é IGUALZINHO de pele. Parece que ele tá vivo.
O maior problema de lidar com o silicone de platina é a formação de bolhas. Fiz de tudo pra evitar, mas é praticamente impossível de conseguir isso sem usar equipamentos especiais.
Por sorte a maior bolha ficou localizada num lugar que seria coberto pelas ataduras do Mum Rá.
Outro problema, mais fácil de resolver foram as emendas. A copia em gesso costuma gerar rebarbas, que tem que ser cortadas com cuidado. No meu caso, como o Mum Ra é praticamente uma face, ficou bem simples de solucionar isso, apenas joguei a área de divisão da fôrma lá pra trás. No meu caso, a rebarba é grande, porque a forma quebrou os registros, e não estava fechando com 100% de oclusão. Eu creio que fazendo uma forma mista de borracha e gesso isso se resolverá em 90%.
Preenchi o boneco com espuma de poliuretano, para economizar o silicone, que é carão.
O passo seguinte foi pintar. Mais da metade do meu objetivo com esta peça de teste é justamente entender o processo de pintura do silicone platinum. O problema aqui é que o único tom que tive problemas de catalização é o cinza. Mas como a ideia é fazer um Mum Rá puxado pro realismo, nem me incomodei muito com isso. Mas a tinta que eu fiz acabou ficando grossa demais, ocultou grande parte do detalhamento. Pretendo estudar melhor como equacionar a questão da tinta. Creio que precisarei de comprar uns produtos químicos específicos (e cancerígenos) como Tolueno. Até para poder pintar com aerógrafo numa outra etapa.
Ele está banguela porque os dentes davam ângulo negativo e ia estragar a fôrma. Então terei que esculpir uma dentadura nova pra ele, e fazer a copia dela em resina de protético depois.
As fotos não ficaram boas, porque eu estava com a mão cagada dessa gosma de silicone e tava difícil de segurar a câmera, boneco, etc. E no momento não posso detalhar muito com fotos, porque estou mais focado em entender o processo. Assim que eu souber exatamente o que devo fazer, farei um tutorial mais detalhado.
Hoje logo mais eu coloco as fotos do Mum Rá no estágio atual. Minha resina cristal estragou e não está catalisando. Vou ter que comprar mais e refazer a fôrma dos olhos do Mum Rá.
Já nesse ponto está ultra-demais. Estava ficando com saudades de acompanhar o making of de suas esculturas por aqui.
E antes que alguém diga algo, o correto é “making of” com um “f” só mesmo…
Philipe, é só impressão ou ficou uma textura meio… Sabe musgo/fungo?! Parece uma coisa granulada na “pele”, que só apareceu depois que você pintou. oO
Hey, uma dúvida que sempre tive: A tinta, como funciona?! Ela não “racha” nem se solta se você mover (no caso, por exemplo de um boneco para stop-motion)?!
E outra: Silicone quando seca fica mole, funcionando que nem uma “pele” por cima do que quer que esteja embaixo,certo?! Então, quando a escultura ficar pronta, ela vai continuar “macia”, principalmente naquelas partes como o nariz e a orelha do Mumm-rá?!
OI Helena,
Ficou meio granulado nesta etapa da pintura que estava na foto, mas mudou bastante depois disso. Acho que deu isso porque usei a “tinta” muito encorpada, aplicada com esponja.
A parada não quebra, porque a “tinta” neste caso é borracha de silicone também, só que colorida. O material é absurdamente elástico e resistente. Ela vai ficar macia pra sempre. Como uma pele. A sensibilidade ao toque deste silicone e idêntica a da borracha daquele sutiã sem alça, cujos bojos são feitos de silicone de platina.
Putzzzz… artista pra caralho vc, heim!!! To acompanhando pra ver como vai ficar depois de pronto!
Parabens!
Tá sendo muito divertido e instrutivo de fazer este Mum Rá. Amanhã vou postar as fotos dele pronto. Já tá pronto, mas não posso fazer as fotos agora porque tá uma zona ABSURDA. Foi o boneco que causou o maior pandemônio no meu escritório até hoje.
AH! Tá demais! Nas últimas duas fotos ele parece estar “empoeirado”: não é assim que são múmias? Hehehe… Grande trampo!
Dúvidas:
1: Com o passar dos anos, o Silicone de Platina não perde suas propriedades (rachar)?
2: E a tinta não racha com o passar dos anos também?
Quanto a durabilidade, eu vi num video do fabricante TEK, que faz um silicone de platina também, que ele é o silicone com a maior durabilidade e elasticidade entre todos os que existem, e também o que consegue copiar mais detalhes, além de resistir mais ao UV. Como o meu é de outro fabricante, mas também é de platina, me parece que a durabilidade é meio que “A perder de vista”. A tinta, como eu disse antes, é feita de silicone também, então a causa da granulosidade é porque estava muito grossa a camada que eu apliquei, e depois eu corrigi. Como a tinta é silicone, ela também é elástica.
Tanto que depois que catalisou totalmente lavei a cara do Mum Rá no tanque com esfregão pra testar a resistência. Este aqui é o troço mais elástico e resistente que eu já vi. Não é atoa que é caro.