quarta-feira, janeiro 15, 2025

Mumias de Venzone: Passando o dia com os mortos

Por centenas de anos, um mistério cercou a catedral de Venzone, uma pequena cidade na província de Udine, Itália. Em vez de se decompor normalmente, corpos enterrados nos túmulos abaixo da catedral ficavam perfeitamente preservados e ainda reconhecíveis muitas décadas mais tarde, fato que levou os habitantes da cidade (agora vem a bizarrice) a desenterrar periodicamente seus entes queridos mortos para “passar um tempo com eles e matar a saudade”.

tumblr_m5zp3hRR1r1rnseozo2_1280

tumblr_m5zp3hRR1r1rnseozo3_1280

dddecf9fbc517155e840fcc2632e32bb

images (34)

images (33)

images (32)

98627-venzone7

Levou décadas até que os cientistas finalmente localizassem a fonte dessa estranha conservação dos cadáveres. Era a Hifa tombicina , um fungo microscópico, que age como um parasita e desidrata rapidamente os corpos antes da decomposição poder sequer começar.

O fungo sob o microscópio
O fungo sob o microscópio

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

  1. Udine tem umas tradições muito loucas. O Carlo Ginzburg explora essa região de uma maneira bem legal, recomendo "Os Andarilhos do Bem" e "História Noturna" dele mesmo.

  2. Cacete, esse pessoal dessa cidade tem uns probs… Beira a necrofilia essa familiaridade toda com os mortos. A foto de chamada do post é perturbadora, aquela saiazinha no cadáver, fica parecendo uma garota envergonhada lamentando, “me deixem descansar em paz”…

  3. Parabéns pelo blog! Leio há anos mas é a primeira vez que comento, tamanha incredulidade ao verificar o quão diversificada são as culturas, algo mórbido para nós é sentimental para eles. Me lembrou aquele outro post do cara que dormia com a esposa morta e o outro que colocou o cadáver da esposa num caixão de vidro no meio da sala de estar, pra tomar uma cervejinha com os amigos assistindo futebol. Abs!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

O cemitério do Everest

O Everest ergue-se imponente acima da cadeia de montanhas do Himalaia, elevando-se a 8.850 metros. O silêncio só é cortado pelo rufar dos fortes ventos que atingem a montanha. Impávida, a enorme rocha é...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Sepultamento celestial no Tibete (AVISO: não recomendado para pessoas impressionáveis)

AVISO: Este post contém imagens chocantes. O chamado sepultamento celestial é o principal tipo de sepultamento que ocorre no Tibete e em algumas áreas da região. Ele também ganhou o apelido de "esmola dos...