domingo, dezembro 22, 2024

Nadando com as águas vivas

Aparecendo na lista das criaturas mais venenosas do mundo, estes invertebrados dos oceanos são altamente temidos. Mas pessoas corajosas nadam com as águas vivas no Mar Negro, que fica ao sul da Russia.
jellyfish03 | Animais | animais, bichos, curioso, russo

jellyfish01 | Animais | animais, bichos, curioso, russo

Ocorre que lá as águas vivas não possuem predadores naturais e sendo assim, proliferam-se aos milhões e devido a abundância de alimento e ausência de risco, perderam sua capacidade venenosa.

jellyfish03 | Animais | animais, bichos, curioso, russo

cadeaimagem | Animais | animais, bichos, curioso, russo

As águas vivas são criaturas sensacionais.  Dos mais antigos organismos complexos existentes no nosso planeta elas possuem uma variada gama de formas e características tão estranhas que parecem até alienígenas no nosso planeta.

Fonte 

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

  1. [quote post="1764"]Cara… como sempre adoro os posts do MG… mas to sentindo falta de novidades sobre o boneco do Viking… e ai? Noticias?[/quote]

    O povo não tá clicando nas propagandinhas, isso me atrapalha pq sem grana, eu tenho que dar saltos mortais para pagar as contas e aí boneco, post e tudo mais de legal, vão ficando em segundo plano…

    Cara minha idéia é começar o viking provavelmente na Terça. Até lá, estou preso tentando dar uma arrumada na minha vida. (fazer a demoreel de 2008 e colocar a reforma do site pessoal no ar) Operation “Hire me” iniciada em situação emergencial.

  2. [quote comment=""]

    “devido a abundância de alimento e ausência de risco, perderam sua capacidade venenosa”

    Isso nao seria um pouco “Lamarck” de mais ?
    [/quote]

    Isso não tem nada de Lamarck, é seleção natural. Tudo que não é usado tende a ser deixado pra trás, porque afinal de contas gasta genes, gasta recursos – nesse caso pra fabricar venenos e órgãos injetores – e tantas outras coisas. Basicamente, um mutante não-venenoso que apareça em uma população de venenosos terá, por isso, uma vantagem evolutiva (já que o veneno não será usado e ele não gasta recursos à toa) e seus genes serão passados mais freqüentemente que os de seus congêneres venenosos.

  3. Nao querendo transformar isso em uma discussao sobre teoria da evolucao, mas acho que voce está equivocado.

    Ser portador de uma caracteristica nao “gasta recursos”, e porque um nao venenoso, em uma populacao de venenosos tem vantagens ? É o mesmo que dizer que alguem com 5 dedos tem vantegem sobre alguem com 6 dedos.

  4. Pela teoria da evolução, a água viva perdeu o veneno porque ela não precisa de veneno, já que tem comida sobrando lá e nenhum predador. Só isso. È como aconteceu com a gente. Se sobra comida e não tem ninguém pra te matar, ocorre explosão populacional.
    A melhor explicação é que o meio afetou diretamente a evolução dessa espécie. Outra possível explicação para isso é a coincidência. Pode ter ocorrido uma mutação em uma água viva que acabou passando para os descendentes. Como o meio propiciou uma explosão populacional, com o tempo os genes defeituosos dos sem-veneno predominaram e as águas vivas ficaram todas assim.

  5. Sem entrar nos méritos da evolução, uma explicação pode ser que as águas vivas ainda são as mesmas (venenosas), mas simplesmente os níveis de veneno estão baixos porque o ambiente não as pressiona nesse sentido. Num momento que elas começarem a ser atacadas, ou em que fique mais difícil conseguir alimento, elas poderiam gradualmente produzir mais veneno para se defender e conseguir alimento mais facilmente. Num fenômeno semelhante à musculatura humana, que quando não é usada atrofia, e quando é exercitada ao limite cresce assustadoramente. Mas isso só um especialista nessas águas vivas poderiam comprovar ou não.

    Outra explicação (que pra mim a mais simples), é que essa espécie de água viva se alimenta de plâncton e simplesmente nunca possuiu nenhum veneno que possa agredir um ser humano. Por isso a mulher está tão sorridente! :D

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Sepultamento celestial no Tibete (AVISO: não recomendado para pessoas impressionáveis)

AVISO: Este post contém imagens chocantes. O chamado sepultamento celestial é o principal tipo de sepultamento que ocorre no Tibete e em algumas áreas da região. Ele também ganhou o apelido de "esmola dos...

Darwin Awards: Xamã alega que seus poderes o protegem de ser comido por crocodilos....

Foi dar uma de poderosão e levou ferro. O video é chocante e revela o quanto crendices podem ser prejudiciais à saúde humana.