domingo, dezembro 22, 2024

Ninguém foi capaz de descobrir a origem dessa misteriosa nascente

Durante séculos, as pessoas se perguntaram qual poderia ser a fonte dessa nascente subterrânea, conhecida como “Fosse Dionne”, na região da Borgonha, na França, mas nunca chegaram ao fundo dela, porque literalmente, até hoje ninguém conseguiu chegar ao fundo.

efgr9bsx0aadgxy 20412077 | Lugares | água, curioso, frança, lugares, nascente

O Fosse Dionne é uma enorme fonte em torno da qual a cidade de Tonnerre foi construída. Desde tempos imemoriais, ela  tem expelido grandes quantidades de água, com um fluxo monumental de cerca de 311 litros de água por segundo em uma base regular, que pode aumentar para 3.000 litros por segundo se chover na região. Os romanos o usavam para beber água, os celtas a consideravam sagrada e os franceses a usaram como balneário público durante os anos 1700, mas ninguém conseguiu localizar sua fonte. Muitos tentaram, e alguns morreram tentando, mas a fonte do Fosse Dionne permanece um mistério até hoje.

IMG 4125 1200x900 1 | Lugares | água, curioso, frança, lugares, nascente

Foi por volta do século 18 que as pessoas que olhavam para a piscina aparentemente sem fundo da Fosse Dionne começaram a se perguntar onde isso poderia levar. Alguns alegaram que era um portal para outro mundo, enquanto outros estavam convencidos de que seu fundo era o lar de uma cobra gigante. Por que? Eu também não sei, hehehe.

Décadas passadas e o mistério de Fosse Dionne só se tornou mais fascinante. Em 1974, dois mergulhadores profissionais desceram nas passagens estreitas das rochas calcárias, mas em vez de encontrar a fonte da nascente, encontraram o seu fim, incapazes de navegar adequadamente pelo abismo afilado. Então, em 1996, a cidade de Tonnerre contratou outro mergulhador para chegar ao fundo das coisas, mas ele também morreu tentando.

Até hoje, ninguém conseguiu chegar à fonte de Fosse Dionne. No ano passado, o prefeito de Tonnerre contratou mais um maluco convidou o mergulhador profissional Pierre-Éric Deseigne para finalmente resolver o mistério. Ele desceu mais de 70 m no subsolo, aventurando-se a mais de 370 metros da entrada da cavidade, mas não conseguiu chegar ao fundo dessa nascente.

Não há como negar que a água da nascente cárstica emerge de uma rede de cavernas calcárias subterrâneas, mas neste caso ninguém conseguiu localizar sua origem, e com as histórias dos três mergulhadores que morreram tentando fazer exatamente isso, não é surpresa que os mergulhadores não estejam exatamente fazendo fila para tentar um mergulho ali.

Talvez existam mistérios que estarão para sempre na penumbra da obscuridade de nossos conhecimentos.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Sepultamento celestial no Tibete (AVISO: não recomendado para pessoas impressionáveis)

AVISO: Este post contém imagens chocantes. O chamado sepultamento celestial é o principal tipo de sepultamento que ocorre no Tibete e em algumas áreas da região. Ele também ganhou o apelido de "esmola dos...

O cemitério do Everest

O Everest ergue-se imponente acima da cadeia de montanhas do Himalaia, elevando-se a 8.850 metros. O silêncio só é cortado pelo rufar dos fortes ventos que atingem a montanha. Impávida, a enorme rocha é...