domingo, abril 27, 2025

O bizarro peixe que nada de cabeça pra baixo

Aussie é um peixinho dourado que de uma hora para outra passou a nadar de ponta-cabeça. E já está assim, vivendo confortavelmente de cabeça para baixo há 4 anos!

cadeaimagem | Bizarro | bizarro, curioso, incrível

Ele vive num aquário num pub bar e por seu jeito bizarro de nadar, o peixinho virou atração. O dono do estabelecimento lembra que comprou Aussie numa loja de animais e na época, ele nadava normalmente. Só que passados alguns dias no novo aquário, o peixe passou a nadar invertido. Especialistas conferiram a saúde do animal e ele parecia estar em boas condições, não aparentando estresse, fungo, doença ou coisa do tipo.

cadeaimagem | Bizarro | bizarro, curioso, incrível

Um especialitsa em peixes parece ter matado a charada. Esta condição é causada por uma deficiência na bexiga natatória, uma espécie de “labirinto” que existe no interior do peixe. A bexiga natatória, ou bexiga de gás, é um órgão que auxilia os peixes a manterem-se a determinada profundidade através do controle da sua densidade relativamente à da água. É um saco de paredes flexíveis, e pode expandir-se ou contrair de acordo com a pressão; tem muito poucos vasos sanguíneos, mas as paredes estão forradas com cristais de guanina, que a tornam impermeável aos gases. Localizada na região dorsal, essa bexiga é constituída por uma espécie de bolsa cheia de gases, que permite aos peixes mudar de nível dentro da água ou manter-se em equilíbrio.Na verdade funciona como uma pequena bóia.

Problemas com a bexiga natatória ocorrem associados a um quadro de infecção ou condição hereditária. Como Aussie não apresenta outros sintomas de infecção, é possível que ele tenha herdado o problema de seus pais.

Jeremy Smale, um especialista tropical em peixes, diz que Aussie embora sofra do problema genético que diz pra ele que o eixo Z está invertido parece gozar de excelentes condições de saúde.

Fonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

  1. vai no niteroi shopping que voce vai ver varios assim
    a explicação lá é que ao comer muito o peixe, desloca o centro de equilibrio dele, e dai ele vira

  2. Legal isso ….se a gente mudar a posição para ver tudo de outro jeito, o mundo continuaria igual? Será que evoluiríamos plantando bananeira? :ohhyeahh: ?

  3. Eu tenho um peixe da mesma espécie, muito parecido com o da foto, que também está nadando de ponta cabeça. Também não vejo sintomas de doenças. Há outros no mesmo aquário, nadando normalmente. Parece que o meu não está tão feliz. Percebo que ele tem dificuldades para algumas manobras e é mais lento que os demais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

O cemitério do Everest

O Everest ergue-se imponente acima da cadeia de montanhas do Himalaia, elevando-se a 8.850 metros. O silêncio só é cortado pelo rufar dos fortes...

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes...

Os melhores filmes dos anos 80

Eu fui uma criança dos anos 80. Juntamente comigo, milhares de pessoas se lembram com saudades dos filmes que passavam nessa época. Pensando nisso,...

Pessoas amamentando animais

Pode parecer curioso, mas no mundo inteiro, o ser humano amamentar animais é uma coisa relativamente comum. Os índios da América do Sul alimentam...