Este é um vale pitoresco do rio Aaldzga, na parte oriental da Abkhazia – um estado localizado entre o Mar Negro e as montanhas do Cáucaso e não reconhecido pela maioria dos países do mundo.
A história da república moderna da Abkhazia começa com o colapso da União Soviética em 1991 e a guerra da Geórgia-Abkhaz de 1992-1993, como resultado da qual a Abkhazia proclamou sua independência da Geórgia.
Uma das áreas de combate era Tkwarchal (Tkvarcheli) – uma cidade industrial no leste da Abkhazia. Três subúrbios de Tkvarcheli – Akarmara, Jantukha e Polyana estão localizados de 10 a 12 km a leste, a montante do rio Aaldzga. Esses assentamentos estavam conectados a Tkvarcheli por esta estrada e ferrovia. Atualmente, essa ferrovia desmontada e abandonada é um local conveniente para a criação de gado.
Akarmara era uma cidade mineira especializada em mineração de carvão. A construção da cidade foi iniciada na era de Stalin. Consistia em uma dúzia de edifícios residenciais de cinco andares com toda a infraestrutura necessária – havia hotel, escola, hospital, restaurante, palácio da cultura, cinema, pensão e mercado. Alguns edifícios foram construídos por prisioneiros alemães após a Segunda Guerra Mundial, no estilo stalinista do classismo.
Durante a guerra da Geórgia-Abkhaz, os Tkvarcheli e seus subúrbios sobreviveram ao cerco de um ano pelas forças da Geórgia. A Geórgia não conseguiu recuperar a Abkhazia sob seu controle e em 1993 a guerra terminou. A maioria dos georgianos, que compunham metade da população de 500.000 habitantes da Abkházia, deixou o país. Assim como outros estados da antiga União Soviética, nos anos 90, a Abkházia experimentou um declínio industrial catastrófico.
Todas as 8 minas de carvão nas proximidades de Akarmara, Jantukha e Polyana foram fechadas. (apesar disso, a mineração de carvão de superfície ainda está em andamento a uma altitude de 1600m). Devido a todos esses fatores, Akarmara foi quase abandonada. Alguns edifícios ficaram cobertos de vegetação, outros foram abandonados recentemente. Existem também edifícios habitáveis de cinco andares. Atualmente, várias dezenas de pessoas vivem em Akarmara e há uma barraca na estrada, que também serve como um local para o compartilhamento de notícias. Os moradores locais estão envolvidos na criação e apicultura de gado.
Recentemente, Akarmara se tornou um lugar atraente para turistas e fãs do pós-apocalipse.
Interessante!