segunda-feira, janeiro 20, 2025

O castelo misterioso do lago Stobnica

Um castelo misterioso vem sendo construído e ninguém sabe quem é o magnata por trás dele.

Pode parecer estranho que em pleno ano de 2024 ainda exista alguém construindo castelos, no melhor estilo medieval. Por que alguém faria isso? Eu não sei. Segundo pesquisei, é um ramo da arquitetura chamado “revivalismo”. E é justamente um desses revivalismos (que já deu a maior confusão) o tema desse post.

O castelo Stobnica 

Widok od zachodu | Curiosidades | arquitetura, castelo, curioso, impressionante

Ele é bonito e parece estar ali há pelo menos uns quinhentos anos, mas embora pareça, ele é novinho, zero quilometro. Pra falar a verdade, partes dele ainda estão sendo feitas enquanto você lê esse post.

A construção do Castelo de Stobnica começou em 2015, mas só começou a atrair atenção nacional em 2018, quando as pessoas começaram a se perguntar o que era essa estrutura gigantesca que se erguia na borda de uma reserva natural bem conhecida, no que parecia uma ilha artificial no Lago Stobnica. Fotos aéreas de um castelo medieval de 15 andares se erguendo no meio de um paraíso natural imaculado a cerca de 50 km da cidade de Poznan começaram a se tornar virais online e despertaram a curiosidade das pessoas. O que era esse edifício, quem era o proprietário e como eles obtiveram uma licença de construção para ele, considerando sua localização na borda de uma Área de Proteção Especial para Aves (20 espécies) dentro da rede Natura 2000?

Stobnica Castle | Curiosidades | arquitetura, castelo, curioso, impressionante

Já faz mais de cinco anos que o Castelo de Stobnica começou a virar manchete na Polônia e, embora tenha sido o centro de várias batalhas judiciais e demissões de funcionários do governo, o mistério em torno da estrutura de estilo medieval persiste.
Durante anos, ninguém sabia realmente quem era o dono do Castelo de Stobnica. Alguns suspeitavam que era o projeto do bilionário Jan Kulczyk, que morreu em 2015, mas que alguns teóricos da conspiração acreditam ter falsificado sua própria morte, enquanto algumas fontes mais gentis afirmam que pertence ao médico e empresário Pawel N.
Os fundos para a construção também geraram controvérsia, com algumas fontes de notícias alegando que eles se originaram de contas offshore.

O propósito do edifício também foi contestado. Enquanto os advogados do desenvolvedor insistem que o Castelo Stobnica será a residência pessoal de seu cliente misterioso (será o Drácula?), há muito tempo há especulações de que ele será transformado em um hotel de luxo ou transformado em um complexo residencial para os ricos e poderosos.

Muitas pessoas estão achando difícil acreditar que alguém, não importa o quão rico seja, gastaria 40 0 ​​milhões de zloti (US$ 91 milhões) em uma residência pessoal.

Quando as fotos do gigantesco Castelo de Stobnica se tornaram virais pela primeira vez em 2018, elas provocaram uma enorme indignação entre ativistas ambientais e o público em geral. Nos anos que se seguiram, os investigadores reuniram evidências sobre como as licenças de construção foram obtidas e se o desenvolvedor poderia realmente construir tão perto de uma reserva natural, ao mesmo tempo em que construía uma ilha artificial no Lago Stobnica.

Em julho de 2020, o Gabinete do Promotor Distrital em Poznań acusou 6 pessoas, incluindo representantes do investidor, um arquiteto e autoridades locais. No mesmo ano, o governador provincial foi afastado do cargo. No início de 2021, o Bureau Central Anticorrupção iniciou outra investigação: suspeita de financiamento de investimentos por lavagem de dinheiro (graças a transferências de contas offshore do Chipre).

Em agosto de 2021, o Inspetor Chefe de Supervisão de Construção (GINB) anulou a licença de construção do Castelo de Stobnica, mas a decisão foi imediatamente apelada pelos desenvolvedores, e a construção continua desde então.

Fotos e imagens aéreas recentes mostram que o exterior do complexo de estilo medieval está quase concluído, incluindo uma torre de 90 metros de altura erguendo-se do centro.

Fontes próximas ao projeto estimam que o Castelo de Stobnica só será concluído por volta de 2025, enquanto outros especulam que ele ainda pode acabar sendo demolido pelo estado, por causa de sua localização controversa, na borda de uma reserva natural protegida. A única coisa certa é que seu destino está atualmente no ar.

Se você gosta de castelos, não deixe de dar uma olhada no meu post de castelos no Brasil e  também aqui onde tem muito post de castelos.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Paranormalidade: Ex-Medium da CIA encontra corpo de criança com visão remota

Casos intrigantes ou meras coincidências? Esses relatos mostram que ainda não conhecemos os limites da percepção humana

Estuprada pelo poltergeist: O caso paranormal de Doris Bither

As manifestações sobrenaturais perseguiriam implacavelmente aquela família desajustada e os cientistas não podiam fazer nada para impedir