As “aparições marianas” são eventos religiosos extraordinários que envolvem a aparição da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, a indivíduos ou grupos de pessoas em várias partes do mundo. Esses eventos têm desempenhado um papel significativo na fé católica e em outras tradições cristãs, atraindo a atenção e a devoção de milhões de fiéis em todo o mundo.
Normalmente, as aparições marianas são geralmente interpretadas como manifestações da Virgem Maria, a mãe de Jesus. Muitas vezes, essas aparições são acompanhadas de mensagens destinadas a transmitir orientações espirituais, conforto e esperança às testemunhas e ao mundo em geral. Embora a Igreja Católica tenha um processo rigoroso para investigar e aprovar oficialmente uma aparição como autêntica, muitas delas não são reconhecidas pela autoridade eclesiástica, mas ainda assim atraem uma grande devoção, e intrigam estudiosos.
Ao que parece, a Virgem Maria ou sua figura, já apareceu diversas vezes pelo mundo afora, sendo algumas das mais famosas aparições, as seguintes:
1. Nossa Senhora de Guadalupe (México, ano 1531): Essa foi uma das aparições mais famosas que ocorreu no México, quando a Virgem Maria apareceu a Juan Diego. Ela instruiu Juan Diego a pedir ao bispo local que construísse uma igreja em sua honra. A imagem de Nossa Senhora de Guadalupe impressa no manto de Juan Diego é venerada até hoje e é um importante símbolo do catolicismo no México. tenho um post sobre isso aqui.
2. Nossa Senhora de Fátima (Portugal, 1917): Três crianças afirmaram ter visto a Virgem Maria em Fátima. Ela teria compartilhado profecias e mensagens sobre paz e arrependimento. A devoção a Nossa Senhora de Fátima se espalhou por todo o mundo, e o local das aparições é agora um importante santuário mariano. Maria teria dado uma data de retorno e milhares de pessoas testemunharam uma esfera de luz se mover pelo céu, emanado tamanho calor que secou as roupas e o solo do lugar que estavam encharcados após uma tempestade. Muitos acharam que era o sol se movendo no céu, por milagre. Essa aparição de Maria é considerada por muitos como uma interpretação religiosa de um fenômeno puramente ufológico, dado o fato de que se o Sol resolver dar um bordejo por aí daquele jeito, todos já estaríamos mortos agora.
3. Nossa Senhora de Lourdes (França, 1858): Bernadette Soubirous, uma jovem camponesa, afirmou ter visto a Virgem Maria em uma gruta perto de Lourdes. Ela foi instruída a cavar um poço, e muitas curas milagrosas foram associadas à água de Lourdes. O local se tornou um importante destino de peregrinação.
No quarto lugar de nossa lista, está uma das aparições marianas mas intrigantes e porque não dizer ESPETACULARES da história.
A aparição Mariana de Zeitoun
Tudo começou na noite de 2 de abril de 1968.
Dois mecânicos de caminhão muçulmanos estavam trabalhando quando repararam numa mulher andando em cima da igreja copta de Santa Maria, em Zeitoun, no Egito.
Um deles pensou que se tratava de uma freira que estava prestes a saltar do do telhado, e correu para chamar a polícia. Ao mesmo tempo, Farook Muhammad Atwa começou a gritar para a mulher, pedindo que não pulasse. Assim, uma pequena uma multidão de pessoas começou a juntar-se à volta da igreja, mas a polícia acabou por dispersar a multidão.
A mulher no topo da igreja se virou e encarou-os e depois flutuou sobre o cúpula do meio. Ela chegou perto da beira mais na frente da igreja e abriu os braços, como que abençoando a todos.
A polícia começou por sugerir que não era uma mulher de verdade, mas era provavelmente apenas um estranho “reflexo da luz dos postes da rua”, mas um guardião da igreja sugeriu que possivelmente era a Virgem Maria. A policia subiu lá, investigou cada canto, e a figura havia desaparecido.
No dia 9 de abril, uma semana depois, a misteriosa aparição voltou a acontecer, mas apenas por alguns minutos.
Aparições que depois disseram testemunhas, ainda perdurariam por cerca de três anos. Em certas épocas, ela aparecia duas a três vezes por semana. Diante de algo tão incomum, é claro que os boatos e as noticias se espalharam sobre estas aparições.
As multidões de pessoas aumentavam ainda mais
Existem algumas estimativas que sugerem que mais de 250 000 pessoas numa mesma noite viram com seus próprios olhos a figura da Virgem Maria perfeitamente diante do telhado da igreja. Isso foi filmado e fotografado!
O que torna estas aparições misteriosas interessantes é o fato de Maria ter aparecido num num país nitidamente muçulmano, pelo que muitas pessoas que relataram estas aparições eram muçulmanos. Algo que teologicamente, não tinham razões para acreditar que Maria apareceria numa aparição desse tipo.
O Papa ortodoxo copta Kirlius VI criou um comitê de de padres e bispos para investigar as aparições. Em 4 de maio, ele confirmou que que estas aparições eram legítimas. As freiras católicas da Sociedade do Sagrado Coração de Jesus também testemunharam uma destas aparições e por isso enviaram um relatório detalhado ao Papa, ao qual o Vaticano enviou um representante para investigar a situação. O representante da Igreja Católica viu também a aparição, ao que o Vaticano deixou à Igreja Copta a tarefa de concluir se estas aparições aconteceram ou não. A Igreja Copta declarou as aparições como válidas.
Durante as aparições ocorreram milagres. Testemunhas contaram aos jornais da época que um paralítico começou a andar, um homem cego começou a gritar que estava vendo e ele nem era católico, era um muçulmano.
Outras aparições
As pessoas estavam indo lá e vendo com os próprios olhos por si mesmas. E muitas viram um fenômeno intrigante: Uma “fumaça estranha” surgiu algumas vezes e o que pareciam pássaros ou pombas luminosas foi testemunhado por vários anos até o ponto em que segundo algumas estimativas, um milhão de pessoas viram as aparições ligadas à Virgem Maria em Zeitoun.
Caso de polícia
Eventualmente, a polícia efetuou as suas investigações sobre o assunto. Eles procuraram qualquer dispositivo eletrônico que que pudesse ter projetado a imagem ou fonte de luz, não encontrando nenhum, resolveram então desligar toda a eletricidade da área para ver se era simplesmente um reflexo de luz, mas nada funcionou. As aparições seguiram à todo vapor sem luzes nas ruas, o que só acentuou o misterioso espetáculo.
O diretor do departamento de informações gerais e queixas no Egito apresentou o seguinte relatório: As investigações oficiais foram efetuadas com o resultado de que foi considerado um fato incontestável que “a Virgem Maria efetivamente estava aparecendo sobre a igreja Ortodoxa Copta de Zeitoun, num corpo luminoso claro e brilhante, visto por todos os presentes em frente da igreja quer sejam cristãos ou muçulmanos. O governo egípcio acrescentou ainda que não encontrou qualquer fraude na sua investigação das aparições. O presidente do Egito na altura era Gamal Abdel e o presidente Nasser. Ele era um muçulmano sunita e também era ligeiramente influenciado pelo marxismo, que era secular, mas até ele foi relatado como tendo visto a figura lá no alto, com os próprios olhos.
Como ela foi vista por centenas de milhares de pessoas que testemunharam estas aparições durante um período de três anos, estas pessoas que viram Maria disseram que ela aparecia primeiro como luz e depois de repente como a Virgem Maria. Disseram que ela andava à volta do telhado e movia as suas mãos para abençoar as pessoas. Apesar disso, ninguém jamais viu ela falar. Relatos de pontos de luz que foram vistos se movendo à sua volta e voando à noite quando estas aparições aconteciam eram igualmente misteriosos. Essas luzes também eram vistas com frequência e eram similares as luzes que foram vistas na aparição de Maria e Fátima em Portugal no ano de 1917.
A pesquisadora bíblica Rebecca Jackson, coautora de A Lady of Light Appears in Egypt, conduziu diversas entrevistas com as testemunhas oculares:
“ O que chama a atenção é que todos concordam com o que viram, independentemente de sua fé. Eles estavam convencidos de que o que viram em Zeitoun era real.”
Cynthia Nelson (1933–2006), professora de antropologia na Universidade Americana do Cairo e diretora fundadora do Instituto de Estudos de Gênero e Mulheres, escreveu um artigo muito detalhado “A Virgem de Zeitoun”. Este manuscrito, posteriormente publicado no jornal Worldview (Vol. 16 (9), pp. 5-11, setembro de 1973), coletou não apenas as observações do Prof. Nelson do local concreto da aparição, mas também numerosas evidências curiosas de estudiosos locais. Ela diz coisas interessantes que ajudam a montar o panorama do que acontecia por aqueles dias em Zeitoun:
…Desde aquela primavera de 1968 até o presente, dezenas de aparições foram relatadas e milhares de pessoas visitaram Zeitoun – muçulmanos, bem como cristãos, egípcios e também estrangeiros, estudiosos e também teólogos, burgueses urbanos, bem como camponeses, homens e mulheres, jovens e velhas. Às vezes, a Virgem é vista como uma figura completa, o rosto com os olhos baixos e o corpo envolto em luz azul. Outras vezes ela é vista como uma figura semelhante a um busto cercada por uma auréola dourada. Às vezes ela se move e caminha ao redor das cúpulas, inclinando a cabeça diante da cruz ou encarando as multidões abaixo e abençoando-as. Ela também foi vista carregando o menino Jesus ou um ramo de oliveira. Sempre precedendo e acompanhando sua aparição estão grandes pássaros brancos voando em grande velocidade, e o ar se enche de incenso. Os domingos e terças-feiras, bem como os dias de festa, são momentos particularmente favorecidos para vê-la. Mas nunca ela foi descrita como falando ou dando uma mensagem oral ao povo…
(Da entrevista com a testemunha ocular)…
Quando olhei para onde a multidão apontava, eu também, embora tenha visto uma luz através dos galhos das árvores, e ao tentar imaginar uma figura semelhante a uma freira naqueles galhos, pude traçar o contorno de uma figura. Mas quando pensei comigo mesmo que isso era apenas uma ilusão da luz refletida nos galhos, a imagem da freira saía do meu campo de visão. Mesmo assim, não tive dúvidas de que havia uma luz e que, se eu procurasse a imagem, ela entraria em foco. Eu imediatamente “expliquei” essa experiência perceptiva como uma ilusão causada pela luz refletida. Mas a fonte da luz era um mistério, pois as luzes da rua estavam desligadas em toda a igreja há vários dias…
A visão cética
Podemos ver no relato acima indícios de uma pareidolia. Mas a pareidolia explicaria a abrangência do fenômeno?
Agora, quais são os pontos de vista que muitos céticos dizem sobre esse intrigante evento? O argumento mais comum é que os que viram estas aparições tinham antecedentes religiosos, pelo que se trata de um caso de “histeria coletiva” ou “superstição”. O problema com este argumento é que a maioria das pessoas no Egito são muçulmanos, embora aceitem Maria como a mãe de Jesus, o seu Profeta, não não aceitam que Maria possa aparecer numa numa aparição, pois isso vai contra a teologia islâmica. Muitos jornalistas seculares relataram as aparições de que isto estava a acontecer, pelo que, com base nisto, o egípcio não teria tido qualquer razão para concluir que se tratava de Maria ou tinha qualquer superstição para acreditar nisso.
Dale Allison, que é um estudioso protestante do Novo Testamento, tem dificuldade em lidar com a evidência da aparição mariana no Egito. Isto porque muitos protestantes rejeitam a possibilidade de Maria aparecer assim numa aparição coletiva. Isto é o que Dale Allison disse numa entrevista com um acadêmico, Mike Lacona.
“Esta figura de luz foi vista por literalmente centenas de milhares de pessoas pessoas, as multidões eram gigantescas e foi vista por cristãos, foi vista por muçulmanos foi vista por jornalistas, foi vista por pessoas que não tinham qualquer crenças religiosas e as multidões pensaram que era Maria. Agora, isto aconteceu mesmo, não é uma lenda, não é um mito, mais uma vez temos algumas fotos, talvez tenham sido alteradas um bocadinho, não sei, mas temos algumas fotos temos toneladas de testemunhos em primeira mão. Isto é uma coisa real. É real e eu não sei o que fazer com isso. A evidência abundante da aparição é clara e eu diria que a maioria das pessoas razoáveis podem chegar à conclusão de que este é claramente um acontecimento sobrenatural e que Maria realmente apareceu de fato.”
Segundo a Wikipedia, na visão cética, as estimativas do número de observadores do evento variam enormemente. Milhares foram à Igreja após o primeiro anuncio do fenómeno. Alguns dizem que os aparecimentos foram vistos por milhões de pessoas. Outras fontes estimam a cifra em ao redor de 250 000 ao todo.
Cynthia Nelson era uma professora de antropologia na AUC (Universidade Americana do Cairo) e a fundadora e diretora do Instituto de Estudos de Género e Mulheres. Ela visitou o lugar da igreja em várias ocasiões, entre elas a 15 de abril de 1968, uma semana mais tarde, perto do final de abril e a 1 de junho de 1968. Apesar de que as suas visitas ao local do aparecimento mariano foram de forma irregular, Cynthia Nelson documentou que não viu nada, aparte de uns poucos reflexos intermitentes de luz; embora tenha falado com algumas testemunhas. As fotos existentes são de má qualidade e sem pormenor, e é difícil encontrar relatos em quantidade correspondente ao grande número de testemunhas que se diz existirem.
Alguns autores sugerem que os avistamentos devem ser considerados em contexto. As aparências produziram-se num período de crise na história Egípcia e fizeram eco de “um sentimento generalizado de que a derrota de Egito em 1967 na guerra Árabe-Israelita foi o resultado de ter abandonado a fé em favor de ideias e sistemas de crenças feitas pelos homens.”
Os sociólogos Robert Bartolomé e Erich Goode aludem aos aparecimentos de Zeitoun como um destacado caso de histeria de massas:
“Parece que os observadores marianos estavam predispostos pelo fundo religioso e pela expectativa social a interpretar o espetáculo de luzes como relacionadas com a Virgem Maria.”
O acontecimento tem sido pouco estudado. D. Westbrook procura razões para isso. Aponta que as aparições de Zeitoun não se encaixam no “molde” habitual católico. Talvez essa falta de estudos tenha a ver com cautela, ou mesmo se se deveria considerar seriamente uma aparição (silenciosa) num país de maioria muçulmana. A entidade, nota Westbrook, foi observada pela primeira vez por muçulmanos; não por um pequeno grupo, ou um só indivíduo, mas por massas.
Conflitos
Seja qual for a “visão cética” o fato concreto é que alguma coisa estranha ocorria naquele lugar. Tanto que foi fotografado se segundo dizem, filmado.
No entanto, há aqueles para quem a aparição não faz sentido e para quem uma admissão da sua validade ameaçaria o seu mundo dado como certo. Um proeminente cirurgião do Cairo expressou este dilema existencial na seguinte narrativa:
“Um paciente meu, que operei de câncer há dois anos, voltou ao meu consultório há três semanas para um check-up. Após exame, descobri que o homem tinha outro tumor. Na verdade, senti o tumor durante o exame interno e removi um pedaço de tecido para biópsia. Quando o teste mostrou que era maligno recomendei uma operação imediata, mas o homem recusou, dizendo que não tinha dinheiro suficiente e saiu do consultório. Duas semanas depois ele voltou e pediu outro exame. Para minha surpresa, não encontrei o tumor, mas apenas algum tecido cicatricial branco. O homem me contou que tinha ido a Zeitoun e rezou à Virgem pedindo ajuda. Não acredito em tais milagres, mas não consigo explicar o desaparecimento do tumor e isso está me deixando louco….”
…Um sociólogo muçulmano-marxista de uma das universidades nacionais e eu estávamos discutindo o fenômeno Zeitoun, e ele afirmou que estava extremamente perturbado pelo fato de a aparição estar “sendo testemunhada” por pessoas altamente alfabetizadas, educadas e cultas, ou seja, pessoas que ele identificou como uma “elite intelectual”, e isso estava ameaçando o seu mundo dado como certo. Seria mais compreensível se tal coisa tivesse ocorrido no Alto Egito, onde se sabe que os camponeses são grandes crentes em fenómenos sobrenaturais como este – mas médicos, cientistas, professores – estas pessoas são mais racionais! Eles devem ter que compartimentar seu pensamento, ou então eles são esquizofrênicos…
… Curiosamente, este sociólogo, como vários outros egípcios instruídos que não acreditavam no fenómeno, recusou-se a ir a Zeitoun para ver por si mesmo o que estava a acontecer, talvez não desejando que a sua própria visão racional e secular do mundo fosse ainda mais abalada.
Milagres
Como eu disse, no meio da multidão era comum milagres ocorrerem como cegos muçulmanos voltando a enxergar e há pelo menos um caso concreto investigado, de uma mulher chamada Teresa Gunila, que sofria de poliomielite, e andava de muletas, e foi curada. Mas um dos mais incríveis milagres atribuídos a Virgem Maria de Zeitoun ocorreria perto da igreja, num hospital.
Lá, uma mulher em grave estagio final de um câncer de mama, estava deitada num leito hospitalar quando disse ter visualizado perto de sua cama a aparição da mulher, vestindo-se exatamente como a aparição da igreja. As pessoas que cuidavam dela atribuíram a visão a um delírio causado pelas dores e sofrimento, onde ela teria confundido uma janela com a figura da Virgem Maria. Mas o mistério mais intrigante ainda iria acontecer. Quando foi deixada sozinha no quarto, ela dormiu. Mais tardem naquela madrugada, a mulher viu novamente a figura se materializar, agora bem junto a seu leito, e ao lado dela se materializou em luz um pequeno garotinho.
Assustada e intrigada, ela viu que o garotinho tinha uma faca na mão e entregou a faca para a mulher misteriosa.
E aqui aconteceu uma coisa incrível: Segurando a faca a mulher disse para a paciente moribunda: “Vou remover esse câncer do seu peito”… E meteu a faca na dona!
Ela sentiu dores excruciantes e desmaiou. No dia seguinte, quando o padre foi até o quarto da mulher, ele se deparou com uma cena bizarra:
A mulher estava dormindo profundamente, ao lado dela havia uma tigela suja de sangue com lenços de papel igualmente sujos. Ela estava coberta com um pano branco dobrado contendo diversas marcas na forma de cruz desenhadas com sangue.
Examinada, não encontraram nenhum corte ou marca no corpo dela, mas o que intrigou a comunidade médica, foi que o câncer havia sumido completamente.
A própria Virgem avisou que ia aparecer
Um fato curioso sobre a aparição de Zeitoun está ligado à igreja onde ela surgiu. Era 1924 e Khalil Abraham estava prestes construir um hotel no local onde se dizia que a Sagrada Família tinha estado há mais de mil e novecentos anos antes. Uma noite, enquanto ele dormia Abraham foi visitado em sonho pela Virgem Maria dizendo “constrói uma igreja em meu nome”. E a Virgem disse a ele que um milagre aconteceria lá no futuro. Assim, impressionado com aquele sonho, Abraham construiu a igreja. Então, em 2 de abril de 1968, o milagre aconteceu.
Questões de escala
Um fato intrigante nas aparições de Zeitoun se deve à escala da imagem. Uma série de medidas foi obtida com base na arquitetura e foi possível determinar que a mulher que apareceu levitando era maior que a escala normal de um ser humano. Isso pareceu indicar que fosse o que fosse a aparição ela estava alterando sua dimensão para ser melhor vista, ou de alguma forma, deixar claro que não era ninguém lá em cima interpretando a Virgem. A questão que se coloca é: Seria algum tipo de holograma? Uma imagem gerada com alguma forma de projeção? A discrepância de escala parece indicar que sim, mas nenhuma tecnologia desse tipo havia nos anos 60.
As análises fotográficas mostraram claramente que a aparição estava gerando luz física ao ponto de iluminar partes da arquitetura do domo.
Talvez uma das imagens mais impressionantes seja essa foto abaixo de Ali Ibrahim. Ele estava ao lado da igreja, perto de uma das torres do lado sul quando notou uma fraca luminosidade que surgiu dentro da torre. Essa luminosidade cresceu rapidamente e ele viu tomar a forma da mulher. Ela então caminhou NO AR, LEVITANDO e foi para a frente da Igreja. Ali conseguiu uma foto maravilhosa onde podemos notar a figura com os braços abertos e o que parece ser um tipo de aureola de luz a se projetar da cabeça dela, exatamente como nas pinturas clássicas. Eu acredito que a foto de Wageeh Rizk acima, seja desse momento, mas visto da lateral da igreja.
A imagem ficou parada no ar em frente a esse domo por 15 minutos e depois voltou caminhando no ar para a torre de onde havia saído. No meio do caminho, ela se ajoelhou diante de uma cruz que existe bem no centro na fachada da igreja.
Nesse momento, Fawzy Masour conseguiu tirar essa foto abaixo:
Segundo o Dr. Carrie Malik, que estava no dia em que a imagem surgiu e viu bem de perto tudo, ela era uma mulher mesmo, não um tipo de desenho ou algo etéreo como uma projeção. Ele disse que era uma mulher bonita, e estava sorrindo. Carrie viu com detalhes ao ponto de perceber até os dentes dela quando ela sorriu. E ele só conseguia pedir em pensamento, para que ela o curasse de um problema de asma que ele tinha há mais de vinte anos. Malik começou a tremer bruscamente e lagrimas escorriam de seus olhos. Ele afirma categoricamente que ela tinha mais que o dobro do tamanho de um ser humano normal (o que bate com aqueles relatos de que ela alterou sua escala durante a aparição).
O Dr. Malik relata que ela estava vestida de azul com um manto vermelho e usava um tipo de uma coroa de cerca de 20cm em sua cabeça.
Carrie Malik retornou ao lugar em busca de mais aparições e finalmente voltou a vê-la, exatamente uma semana depois. Essa aparição foi ainda mais estranha! Carrie estava no meio da multidão, esperando que algo acontecesse, e então viu alguns observadores gritando e apontando para cima, não para a igreja, mas para a lua. Ele olhou e viu a face dela aparecer em meio a lua cheia.
Ele disse que essa foi a última vez que ele a viu antes de partir para os Estados Unidos.
Um dos mais intrigantes fenômenos associados são as pombas brancas mágicas. Elas apareceram diante de centenas de pessoas, e voavam nas proximidades da igreja. Não se sabe o que eram. Alguns religiosos que testemunharam o fenômeno disseram que elas se desfaziam em fumaça, parecida com algodão (fibralvina?)
Esses estranhos seres foram também fotografados e suas fotografias são pra mim a mais clara evidência de que há alguma artificialidade no fenômeno. Observe essa foto abaixo. Observe a homogeneidade de que todas as “pombas” parecem ser na verdade um mesmo objeto, como um “sprite”:
Aqui tem mais uma. Nota-se claramente que isso não é algo tridimensional e sim um tipo de desenho, uma figura representada no ar, com um certo grau de falha anatômica que prova ser um desenho.
Enfim, é mistério sobre mistério. O caso da Virgem Maria de Zeitoun é como nenhum outro na história. Centenas de milhares de pessoas puderam ver a Virgem ao longo dos três anos que durou, permitindo que pessoas viessem de todos os lugares do mundo para ver aquilo. O fenômeno foi acompanhado por muitos milagres incluindo curas médicas e presença de objetos semelhantes a pombos que voavam à noite e às vezes pareciam ascender aos céus. Estas e outras descobertas levaram a autora Frances Johnson em seu livro, “Quando milhões viram Maria” chamar a aparição de Zeitoun de “a mais surpreendentes manifestações pública do sobrenatural que já ocorreu na face da Terra”.
As aparições marianas têm tido um impacto duradouro na espiritualidade e devoção de muitos católicos e cristãos em todo o mundo. Elas inspiraram orações, rituais e o estabelecimento de santuários marianos em todo o planeta. Além disso, muitas mensagens transmitidas durante essas aparições enfatizam temas de paz, amor e reconciliação, tocando questões importantes na sociedade contemporânea.
Embora nem todas as aparições sejam reconhecidas pela Igreja Católica, elas continuam a desempenhar um papel vital na vida de muitos fiéis. A devoção a Nossa Senhora e as aparições marianas são uma parte significativa da fé e da espiritualidade para muitos, proporcionando conforto e orientação em um mundo em constante mudança.
Em resumo, as aparições marianas são eventos notáveis que têm cativado a imaginação e a devoção de inúmeros fiéis ao longo da história. Elas são um lembrete da importância da fé, da esperança e da busca por orientação espiritual em nossas vidas, e mais que isso, um lembrete dos mistérios que povoam nosso mundo, cada vez mais… Gump.
Philippe, aqui na minha região também teve uma aparição, o local tem uma energia dificil de explicar…
https://virgemimaculada.wordpress.com/2011/01/24/nossa-senhora-da-santa-cruz-erechim-rs/