A disputa pela hegemonia dos fastfoods é frenética pelo mundo, a gente sabe. Mas uma história muito doida aconteceu no dia que o Burger King fez um anuncio mostrando seu próprio sanduíche totalmente mofado para o público.
Sanduíche mofado. Uma ideia de milhões
Sabemos que a luta pelo mercado envolve muito investimento em imagens apetitosas e sensacionais dos sanduíches, que até virou piada na internet com pessoas mostrando suas fotos promocionais e o produto real que eles recebiam no balcão.
Assim, o que levaria uma gigante do fastfood como o Burger King a mostrar um sanduíche absolutamente nojento, coberto de mofo e bolor, e ainda sugerindo que as pessoas fossem comer lá?
Basicamente, é mesmo um sanduíche podre, sendo devorado por bactérias e mofo, mas a grande sacada é a frase que acompanhava o anúncio: “A beleza de não usar conservantes artificiais”.
Assim, o BK estava dizendo ao publico, de uma maneira concreta e impactante que seu sanduíche era “de verdade”, e isso se deu em 2020, bem no auge da crise dos conservantes, quando o concorrente e líder de mercado, o Mc Donald´s estava sendo acusado de encher seus produtos alimentícios de conservantes, ao ponto de que eles sequer mofavam. (isso se dá pq o Mc Donald´s coloca o antifúngico propionato de cálcio no pão.)
À Adweek, Björn Ståhl, diretor executivo de criação da Ingo, contou que a campanha levou meses para ser feita. “O mofo cresce de maneira inconsistente. Tivemos que trabalhar por vários meses, com amostras diferentes, para mostrar a beleza de algo que geralmente é considerado indesejável”, disse.
Já Fernando Machado, CMO global do Burger King, afirmou que a empresa acredita que “a comida de verdade é melhor”. “É por isso que estamos trabalhando duro para remover conservantes, cores e sabores de fontes artificiais dos alimentos que servimos em todos os países do mundo”
As imagens chocantes geraram ampla discussão e aumentaram as vendas com sucesso. Essa abordagem não convencional destacou o comprometimento do Burger King com ingredientes frescos e causou um impacto duradouro no mundo da publicidade.
E foi assim que o marketing conseguiu uma façanha, levar pessoas para comer sanduíche usando a foto de um hamburguer completamente mofado.
Não só isso, aquele sanduíche mofado foi uma pancada tão forte no fastfood do palhaço que esse tipo de publicidade forçou o McDonalds a rever suas praticas e decidir por não encher de conservantes, acidulantes, flavorizantes, corantes, emulsificantes, aglutinantes e etc seus produtos de linha.