Esta é nossa Foto Gump do dia, que mostra o bizarro e misterioso furacão hexagonal que tem em Saturno.
Não é um furacãozinho qualquer, meu amigo. Localizado no pólo norte de Saturno, está há décadas (talvez milênios) ocorrendo uma tempestade que não cessa. É uma poderosíssima e corrente vento de seis lados, que mede 321.868,8 km de diâmetro. No interior, os ventos sopram a 200 quilômetros por hora, alimentando um enorme furacão central, que gera sub-furacões menores para todos os lados.
Uma vez que não há nada sólido em Saturno para conter ou mesmo desacelerar o fluxo de gás que está causando esse fenômeno, não há nenhuma indicação que a tempestade passará um dia. Nós somente mapeamos e descobrimos esta bizarra curiosidade no polo norte de Saturno há duas décadas, mas isso pode já estar assim, desse jeito, há muitos milhares de anos antes mesmo da Humanidade surgir na Terra, e se bobear, antes mesmo da própria Terra surgir no sistema solar.
Como a tempestade lá começou é um grande mistério, que talvez no futuro um poderoso simulador computacional possa nos dizer.
[wp_ad_camp_5]
Esta imagem, que é basicamente uma visão do topo do planeta, vem da sonda Cassini , e a razão pelo qual dá pra ver tão claramente a tempestade misteriosa, é que a inclinação axial de Saturno e sua localização orbital permitiram que a luz alcançasse o pólo norte diretamente. A visão do turbilhão hexagonal de gases só vai ficar melhor em 2017, quando será o solstício de verão do hemisfério norte de Saturno.
Infelizmente, o fim-de-vida da missão Cassini também se dará neste mesmo ano, de modo que teremos sorte se uma das últimas imagens que a sonda nos enviar for um hexágono gigantesco gloriosamente iluminado pelo sol.
Você deve estar se perguntando por que razão a tempestade é hexagonal e não circular, ou mesmo oval, como a tempestade vermelha de Júpiter, que são formas mais orgânicas que o padrão hexagonal.
Cada lado do hexágono tem 13.800 km, o que é maior que o diâmetro da Terra! Este hexágono está rodando a uma velocidade que lhe permite uma volta completa a cada 10 horas e 39 minutos. Este é o mesmo período em que as emissões de rádio de Saturno são lançadas a partir do seu interior.
O misterioso hexágono de saturno
Segundo a Wikipedia, a hipótese para explicar o hexágono no polo norte de Saturno foi desenvolvida na Universidade de Oxford. Os cientistas acreditam que as formas hexagonais surgem onde há um íngreme gradiente latitudinal na velocidade dos ventos atmosféricos na atmosfera de Saturno. Similares formas regulares foram criados em laboratório quando um tanque circular de líquido foi rodado em velocidades diferentes em seu centro e periferia. A forma mais comum era de seis lados, mas as formas de dois a oito lados, também foram produzidas.
As formas eram obtidas em uma área de fluxo turbulento entre os dois órgãos rotativos de fluidos diferentes e com velocidades diferentes.
Um número de vórtices estáveis de forma semelhante surge sobre o lado mais lento da fronteira de fluido e estes interagem com uns com os outros no espaço, produzindo uma forma uniforme em torno do perímetro.
Philipe, boa tarde!
Acompanho o blog desde 2009, mas dificilmente entro em contato ou escrevo algo. Apenas leio as matérias e alguns comentários. No entanto, ao ler sobre um filme em algum site, lembrei de você e resolvi te enviar o link (abaixo), pois lembrei do filme do zumbi. Um grande abraço! Diogo.
https://www.kickstarter.com/projects/840690631/sam-and-matties-teen-zombie-movie-making-of-docume
Já assistiu Interstellar Philipe? Filme muito foda hein! Se ainda não viu, recomendo.
Incrivel, a foto do planeta com o furacão é mais doida ainda, um hexágono perfeito…
E o “asteroide-cantor”? A ESA e a NASA agora mandaram que acabou a pilha da sonda.
Vou te contar, são uns caras de pau.
Gostei muito de todo o post, mas fiquei me perguntando no final como seria feita uma forma geométrica de dois lados… Conserta isso aí, Philipe, forma de dois lados é linha reta!
deve ser um traço mesmo!