domingo, dezembro 15, 2024

O incrível galo que bota ovo

Parece até piada, daquelas que a galera faz auqndo percebe que um suposto machão é na verdade um gay no armário tentando disfarçar. Mas o lance é que o “galo que bota ovo” é de verdade mesmo. Trata-se de um caso real, único no mundo. O galo Gianni era um galo normal até começar a por ovos e chocá-los, como faz uma galinha.

cadeaimagem | Animais | animais, bichos, bizarro, mutante

Os cientistas estão tão intrigados com a mudança de sexo do galo que querem examinar o DNA dele em busca do gene que permitiu tamanha bizarrice. Há uma possibilidade de que a prole do gallo Gianni sejam portadores da mesma mutação genética.

O professor Donato Matassino crê que o fenômeno que impressionou a comunidade científica da Europa poderia ser um gene antigo, adormecido na ampla maioria das aves, mas que de alguma forma está ativo neste animal, o que permitiu que ele funcionasse como um gastrópode, tipo o caracol, que nasce macho, vira fêmea, passa a vida toda como fêmea e volta a ser macho poucos meses antes de morrer.

Este mecanismo é um engenhoso truque evolucionário que permite a uma espécie ampliar suas chances de sobrevivência. Segundo o professor, o gene funciona para quando “se por um acaso todas as fêmeas morrerem, um macho se torna fêmea e a espécie não desaparece”.

fonte

Eu creio que há mais interesse no galo transsexual do que a mera curiosidade científica. Imagine como a alteração deste gene poderia ampliar a oferta de ovos no mundo, com resultados econômicos palpáveis.

Não há menção desta ideia na matéria, mas eu penso que como os dinossauros evoluíram em aves, esta característica poderia ajudar a dar uma nova dimensão na história dos dinossauros.

O galo Gianni acaba de entrar para o seleto grupo de galinhas famosas no Mundo Gump, ao lado da galinha que viveu mais de um ano sem a cabeça, da galinha de quatro pernas, da galinha do pé de pato e do pintinho que tinha dente.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

  1. olha só, um galo novo que bote ovo normal é novidade, mas ocorre vez por outra que um galo velho bote ovos, geralmente sao pequenos e muitas veses sem gema. dificil mas acontece de vez em quando.
    agora apelando um pouco para o reino da magia, basta botar esse ovo pra um sapo chocar por um ano e teremos um basilisco. x_x

    • Procurei por esta matéria, pq hj, meus alunos de Xerém – D.C. me disseram isto. Como nunca tinha ouvido falar, vim pesquisar. Fui criada praticamente na roça, mas nunca tinha ouvido falar nisto… Meus alunos falaram, e não foi só um ou dois não. Intrigante isto!

  2. Lembram de Jurassic Park e o motivo pelo qual os dinossauros de lá começaram a se reproduzir, sendo que todos eram fêmeas? Exatamente o do galo: o cara explicou que algumas rãs não sei de onde mudavam de sexo quando não havia parceiros para acasalar.

    Daí surgiu a célebre frase do filme: “A vida encontra um meio”.

  3. Istó é norma, na roça a gente vê coisas assim acontecer. Eu tb já vi uma vez, uma galinha velha que por disturbios hormonais, cresceu uma pequena crista, ela mudou o carcarejar por uma espécie de canto de galo, e tentava cortejas as comapnheirs. Enfim, uma autêntica Elen.

  4. No Jurassic Park a explicação era que usaram trechos de DNA de râs para recompor o código genético deteriorado dos dinos, obtido dos mosquitos fossilizados.
    Mas eu não duvido que um galo de granja acabasse numa situação dessas, não dizem que esses bichos tomam hormônios a rodo pra aumentar a produtividade?
    Me lembra uma das pérolas do Hugo Chavez, que disse que este é o motivo de haver tantos gays por aí hoje. :raisebrow:

    • As galinhas tomam hormônio pra ficarem grandes e amadurecerem rápido, aumentando a produtividade. Como os comentários dos leitores sugerem, este efeito do animals aparentemente mudar de sexo ocorre em granjas e fazendas que criam as aves para subsistência, isso indica que certamente nelas (e talvez até em humanos) deve haver trechos desabilitados do codigo genético que controlam a capacidade de alteração de sexo.
      O jurassic Park só era possível porque eles conseguiram colocar “estepes’ de codigo de outros animais nos trechos que faltavam dos dinos. Mas eles também controlavam a população gerando apenas fêmeas, introduzindo hormônios na fase fetal. O que eles não contavam é que ocorreu uma mutação deste tipo e uma fêmea virou macho, gerando uma espécie de repovoamento descontrolado dos animais.

  5. nao é unico no mundo, estou em portugal e os meus pais têm 1 galo q ja deu 2 ovos, nao os choca talvez porque lhe sao retirados, mas nao é unico no mundo esse.. enfim! quem quiser contactar mande mail para o pessego at iol ponto pt

  6. É novidade para mim que galo bota ovo, minha mãe tem um galo com o nome de Zé e pela segunda vez Zé bota ovo.
    Eu estava até desconfiada do Zé achei que ele era gay, que coisa de outro mundo.

  7. Em 1986 minha mãe teve um galo da Índia, e ele botava ovo e ngm acreditava até ver e os ovos eram mais ou menos do tamanho do ovo de codorna.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Sepultamento celestial no Tibete (AVISO: não recomendado para pessoas impressionáveis)

AVISO: Este post contém imagens chocantes. O chamado sepultamento celestial é o principal tipo de sepultamento que ocorre no Tibete e em algumas áreas da região. Ele também ganhou o apelido de "esmola dos...

Darwin Awards: Xamã alega que seus poderes o protegem de ser comido por crocodilos....

Foi dar uma de poderosão e levou ferro. O video é chocante e revela o quanto crendices podem ser prejudiciais à saúde humana.