O xadrez é um dos jogos de tabuleiro mais antigos e intrigantes do mundo, com uma história rica e cheia de curiosidades que encantam jogadores e entusiastas de todas as idades.
O xadrez moderno tem suas raízes no jogo indiano chamado Chaturanga, que surgiu no século VI. De lá, o jogo se espalhou para a Pérsia, onde recebeu o nome de Shatranj, e depois para o mundo árabe e a Europa, evoluindo ao longo dos séculos até se transformar no xadrez que conhecemos hoje.
Número Astronômico de Possibilidades
Após apenas quatro movimentos (dois de cada jogador), há mais de 288 bilhões de possíveis combinações no tabuleiro. Estima-se que o número de jogos possíveis de xadrez ultrapasse o número de átomos no universo conhecido!
Xeque-mate
A famosa expressão “xeque-mate” deriva do persa “Shah Mat“, que significa “O rei está morto” ou “O rei está sem saída”. É a jogada final que encerra o jogo quando o rei do adversário está em uma posição de ataque e não há como escapar.
Algumas partidas podem demorar muito, mas curiosamente outras podem ser extremamente rápidas.
O jogo de xadrez mais longo possível tem o impressionante número de 5.949 jogadas! Embora na prática nenhum jogo chegue tão longe, é possível teoricamente. Por outro lado, o jogo de xadrez mais curto registrado terminou em apenas dois movimentos, com uma vitória chamada “mate do louco”.
A Rainha e o poder
Antigamente, a peça da rainha não tinha a mobilidade que tem hoje. Nos primórdios do jogo, a rainha só podia se mover uma casa na diagonal. Somente durante a Idade Média, ela ganhou sua habilidade atual de se mover em qualquer direção, tornando-se a peça mais poderosa do tabuleiro.
Mestres Cegos
Você sabia que alguns dos melhores enxadristas do mundo conseguem jogar várias partidas de xadrez simultaneamente sem olhar para o tabuleiro? Isso se chama xadrez às cegas. Um dos recordes foi estabelecido em 2011 por Timur Gareyev, que jogou 48 partidas de xadrez simultâneas às cegas!
Jogado até na lua
O xadrez já alcançou o espaço! Em 1970, astronautas da missão Apollo 14 jogaram uma partida de xadrez contra a equipe de controle da NASA durante uma pausa no treinamento. O jogo terminou em empate, mas marca o xadrez como um dos poucos jogos jogados “no espaço”.
Como podemos ver, existem varias curiosidades sobre o jogo de xadrez, mas hoje por acaso descobri que existe um tipo de jogo de xadrez do qual eu nunca tinha ouvido falar até então, ele é o Xadrez com fortalezas.
O Xadrez com fortalezas
A principal e mais marcante característica do Xadrez com fortalezas é que seu tabuleiro é diferente:
No século 18, o xadrez de fortaleza russo para quatro jogadores apareceu na Rússia. O seu fascínio contribuiu para a sua difusão em muitos países da Europa, Ásia e América. Em Londres, por exemplo, em 1885 existia um clube de xadrez que unia adeptos apenas do xadrez de fortalezas. Entre os fãs desse xadrez estão o mais tarde famoso campeão mundial de xadrez, o cubano R. Casablanca, e nosso notável clássico da arte do xadrez, M.I.
A Rússia foi apresentada ao xadrez de fortalezas pelo primeiro “grande mestre” de xadrez russo, A.D. Petrov – seu artigo apareceu no Chess Sheet (nº 44, agosto de 1862). No entanto, o xadrez quádruplo “russo” ou o xadrez quádruplo com fortalezas (inglês: “Xadrez fortaleza”) apresentam diferenças significativas em relação à versão europeia. Ao tabuleiro 8×8, não foram acrescentadas três, mas apenas duas linhas de cada lado, enquanto nos cantos do tabuleiro foram encaixados mais quatro “quartos” do tabuleiro em cada (4×4 = 16); Existem 192 células no total.
Vamos descobrir mais sobre eles…
Nas fortalezas, em ordem aleatória, cada jogador coloca sua reserva – um cavalo, um bispo e uma torre. A disposição das peças restantes é como no xadrez clássico. O xadrez fortaleza é jogado em pares. Os parceiros sentam-se frente a frente. Eles se revezam andando no sentido anti-horário.
As regras do jogo desse xadrez russo estipulam que nem uma única peça pode se mover e fazer uma passagem através da parede vazia da fortaleza. Você só pode entrar e sair das fortalezas pelos portões. Peões tocantes e peças aliadas não capturam uns aos outros. O cavalo branco (na fortaleza) não pode capturar o peão azul (por causa da parede). A promoção de peões ocorre na linha de oficiais aliados ou quando peças são tomadas na linha de oficiais inimigos. Se os peões aliados se encontrarem, eles poderão pular uns sobre os outros se a casa atrás do peão estiver vazia.
Existem duas versões de jogar xadrez com fortalezas: a russa e a europeia ocidental. A diferença é que na versão russa as peças do jogador do xeque-mate são imediatamente retiradas do tabuleiro, mas na versão da Europa Ocidental permanecem imóveis até o final do jogo ou até o momento do lançamento.
O objetivo do jogo é dar xeque-mate em ambos os reis adversários. Em ambas as versões do jogo, o jogador cujo rei recebe o xeque-mate é eliminado do jogo. O aliado continua a lutar contra dois oponentes. De acordo com a versão da Europa Ocidental, se o parceiro conseguir libertar o rei do aliado, o aliado entra novamente no jogo.
Naturalmente, estrategicamente, tal jogo é um pouco mais previsível do que um jogo normal (por exemplo, em tais condições, a vantagem é inevitavelmente dada ao roque curto), no entanto, o xeque-mate do rei que fugiu para a fortaleza torna-se tarefa muito difícil. Entre outras coisas, esse xadrez é, até certo ponto, composto por várias peças – uma reserva pode influenciar muito o curso do jogo, embora, de acordo com algumas regras, as peças reservas sejam proibidas de entrar no campo principal.
Na década de 70 esse tipo de xadrez chegou a ter alguns campeonatos, mas agora este jogo está completamente esquecido.
O Xadrez para três jogadores e o de Seis
Ainda falando de tabuleiros bizarros para jogar xadrez, existem outros, como esses aqui para três jogadores e até um enorme para seis pessoas. Imagino que deve dar uma confusão enorme esse jogo.
O xadrez não é apenas um jogo, é um universo de estratégia, história e curiosidades que continua a evoluir e surpreender. Seja você um jogador iniciante ou um grande mestre, sempre há algo novo a aprender nesse fascinante mundo de 64 casas.
Quem sabe qual será a sua próxima grande jogada?