Eu me lembro que era pequeno quando fui no Barra Shopping pela primeira vez. Fiquei oprimido pelo tamanho colossal daquele shopping. Me lembro muito claramente da sensação de andar, andar, andar, e andar mais e ele nunca acabava. Parecia infinito.
Com essa lembrança em minha mente, me veio a questão:
Qual é o maior shopping do mundo?
Tive a imediata certeza que a resposta residiria na meca do consumismo, a terra de Tio Sam. Os Estados Unidos… Mas por que não Dubai e sua mania megalomaníaca? Se lá está o maior prédio, o maior aeroporto, por que não estaria o maior shopping center?
Assim, fui pesquisar, e para meu espanto – o que não é incomum ao pilotar esse blog – eu estava redondamente enganado. E com certeza você também vai se espantar ao saber que:
O maior shopping do mundo está justamente no Irã
O shopping center é considerado um símbolo do consumismo americano e os EUA de fato abrigam mais de 100.000 shoppings, já que eles inventaram essa porra, mas o título de maior shopping do mundo na verdade pertence a um dos maiores rivais dos Estados Unidos, o Irã.
Localizado a nordeste de Teerã, o enorme shopping Iran Mall cobre uma área construída insana de aproximadamente 1,95 milhão de metros quadrados. Sua Área comercial é de aproximadamente 1,4 milhão de metros quadrados e o Espaço dedicado a lojas e áreas comerciais é de 700.000 metros quadrados.
Ele deve se expandir para 1,60 milhão de metros quadrados. Desde 2014, mais de 1.200 trabalhadores e cerca de 25.000 empregados trabalharam 24 horas por dia para tornar o maior shopping center do mundo uma realidade.
Em 2018, a primeira fase da construção foi concluída, e 267.000 metros quadrados de área bruta locável e 708 unidades de varejo foram inauguradas em 1º de maio de 2018. No mesmo ano, o Iran Mall estabeleceu um recorde do Guinness para o maior vazamento contínuo de concreto do mundo, com toneladas de concreto sendo despejadas continuamente por 6 dias consecutivos.
Humilhando Tio Sam
O paraíso do varejo do Irã apresenta mais de 700 lojas alugadas por uma mistura de marcas locais e internacionais que oferecem uma variedade de produtos e serviços, mas também apresenta uma variedade de comodidades que você não vê na maioria dos shoppings ao redor do mundo . Por exemplo, o Iran Mall apresenta nada menos que 12 cinemas IMAX , bem como um teatro de última geração com capacidade para 2.000 lugares, um museu no local e várias galerias de arte.
Em termos de opções de entretenimento, o Iran Mall abriga um parque de diversões impressionante, quadras de tênis na cobertura, um centro de convenções, um hotel e vários salões de conferência. Lá também está um novo hotel 5 estrelas e um moderno centro esportivo além de muito mais coisas, já que todo o complexo de compras está em constante evolução.
Os shoppings podem ter sido inventados nos Estados Unidos, mas o Irã encontrou uma maneira de tornar o maior shopping do mundo orgulhosamente seu. Além das comodidades listadas acima, o Iran Mall apresenta vários espaços inspirados na arte e cultura persas. O bazar tradicional do Iran Mall é inspirado nos mercados de Tabriz, Isfahan e Shiraz, enquanto o Didar Garden é inspirado na arquitetura tradicional de tijolos do Irã Central e é decorado com palmeiras e fontes de água.
Um dos destaques de uma visita ao Iran Mall é definitivamente o Mirror Hall, que apresenta mais de 38 milhões de peças de espelho trabalhadas nele por alguns dos melhores artesãos do Irã. O shopping também abriga a Jondishapour Library, uma biblioteca impressionante com mais de 45.000 livros, manuscritos e documentos.
A essa altura você deve estar pensando que se o primeirão é esse, certamente Tio Sam tem o segundo lugar. Mas eu te digo, também me espantei de descobrir que nenhum dos 10 maiores shoppings do mundo está localizado nos Estados Unidos.
Um Shopping estadunidense só vai aparecer na 12a. posição. É o Mall of America, localizado em Bloomington, Minnesota
Aqui está um video sobre os alguns dos maiores shopping centers do mundo;
Essa necessidade de ter um shopping colossal coloca em perspectiva o fato de que nos EUA, os shoppings estão fechando. Isso por causa da Amazon. As instituições de varejo têm pela frente um futuro sombrio. Ninguém sabe se sobreviverão no futuro.